O que você aprendeu na época de estagiário que carrega até hoje? Conte para a Folha

Dia Nacional do Estagiário é celebrado no dia 18 de agosto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lauro de Freitas (BA)

O início de carreira não costuma ser fácil para todos. Sem experiência, os jovens dão de cara com as agruras do mundo do trabalho ao mesmo tempo em que tentam descobrir suas aptidões e habilidades comportamentais. Nesse cenário, entra em cena o estágio, como forma de preparar e apoiar os estudantes durante esse período de transição, através de uma experiência de natureza escolar e ao mesmo tempo profissional.

Apesar de desafiadora e muitas vezes desconfortável, é nessa fase que muitos conquistam aprendizados valiosos, que podem repercurtir por toda a carreira.

Para celebrar esses aprendizes, é comemorado na próxima quarta-feira (18) o Dia Nacional do Estagiário. A data comemorativa marca a publicação do decreto nº 87.497, de 18 de agosto de 1982, que regulamentou o estágio no país pela primeira vez. Em 2009, o decreto foi revogado, mas a data ainda costuma ser celebrada.

Desde 2008, com a nova Lei do Estágio, uma série robusta de regras para este tipo de contratação foi estabelecida, como a adequação obrigatória do plano de trabalho ao curso do estudante e carga horária máxima de 30 horas semanais para alunos do ensino superior, técnico e médio.

A Folha quer ouvir as histórias dos seus leitores: O que você aprendeu da época de estagiário que carrega até hoje? Qual foi a experiência mais marcante que viveu durante esse período?

Ainda está no estágio? Como está sendo sua experiência?

Framestock - stock.adobe.com - Framestock - stock.adobe.com

Envie as respostas para o email interacao@grupofolha.com.br. Se puder, tente não passar de 100 palavras em cada resposta. E o texto precisa estar no corpo da mensagem (não anexado em forma de PDF ou documento do Word).

Se você tiver fotos que ilustrem seu relato, fique à vontade para encaminhar. Publicaremos uma seleção com algumas respostas.

Não se esqueça de informar:

  • nome completo
  • idade
  • profissão
  • cidade de onde escreve

Obrigado aos leitores e às leitoras pela participação!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.