Descrição de chapéu clima chuva

O que você, leitor, acha que a humanidade deve fazer para combater a crise climática?

Efeitos da mudança no clima são vistos diariamente por todo o mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

INTERAÇÃO ENCERRADA

Calor equatoriano no Canadá e na Europa: na Sicília, sul da Itália, a temperatura atingiu 48,8°C nesta semana; na Lapônia, norte da Escandinávia, termômetros bateram em 33,6ºC em julho, recorde em mais de cem anos.

No Brasil, um frio quase siberiano: em Urupema (SC), na serra de Santa Catarina, a temperatura chegou a 8,9°C negativos; várias cidades de São Paulo tiveram temperaturas abaixo de zero no mês passado.

Enchentes devastadoras na Alemanha e na China; seca progressiva no semiárido brasileiro; incêndios florestais na Argélia e na Califórnia.

Cientistas do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudança do Clima da ONU), em relatório divulgado nesta semana, mostraram o aumento da frequência e da intensidade dos eventos extremos ligados às mudanças climáticas.

Segundo o relatório, não há dúvida de que a influência humana aqueceu o planeta e que vêm ocorrendo mudanças rápidas e generalizadas na atmosfera, nos oceanos e na biosfera.

Buscam-se fontes alternativas de energia, como a solar, a eólica e até das marés. Mas ainda em proporção pequena diante do tamanho da demanda mundial.

E você, leitor, o que acha que a humanidade precisa fazer para salvar o planeta da crise climática? Como você tem contribuído para isso?

Envie os relatos pessoais para o email interacao@grupofolha.com.br. O texto não deve ultrapassar 100 palavras e precisa estar no corpo da mensagem (não anexado em forma de PDF ou documento do Word). Publicaremos uma seleção com as melhores respostas.

Não se esqueça de informar:

  • nome completo
  • idade
  • profissão
  • cidade de onde escreve

Obrigado a todos leitores e leitoras pela participação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.