Descrição de chapéu Itamaraty

'Desde quando ameaças às instituições é liberdade de expressão?', pergunta leitor

'Liberdade de opinião não é liberdade para cometer crimes', diz leitora sobre manifesto de empresários mineiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Manifesto
"Bolsonaro espalha manifesto de federação de empresários de Minas Gerais contra o STF" (Mônica Bergamo, 1°/9). Alguma dúvida de que Zema, seu partido Novo e empresários mineiros nunca deixaram de ter o caráter fascista?
Mauro Tadeu Almeida Moraes (São Paulo, SP)

*

Nunca imaginei um dia que viria a contemplar um manifesto tão esdrúxulo vindo de uma entidade mineira. Amanhã vou ao supermercado para fazer a a compra do mês e vou ver com muito cuidado a procedência dos produtos que irei adquirir.

Cássio Maia (Ilha Solteira, SP)

*

A Fiemg está correta: a liberdade de expressão e de manifestação pública está acima de ideologias políticas. É o maior de todos os bens e direitos. Quem ofendê-la deve ser processado nos limites da lei, com amplo direito à defesa.

Jota Ferreira (Belo Horizonte, MG)

*

Estamos perdidos. Liberdade de opinião não é liberdade para cometer crimes. Temos uma elite empresarial e industrial muito rastaquera mesmo (salvo as raras exceções).

Bianca Moreira (Brasília, DF)

*

A Fiemg quer se tornar fiadora do golpe de Estado. Desde quando ameaças às instituições --inclusive com armas-- é liberdade de expressão?

Ricardo Loes (Goiânia, GO)

*

O Congresso está permitindo que um doente psiquiátrico fique à frente do governo do Brasil. O estrago pode não ter conserto.

Maria José dos Santos (São João de Meriti, RJ)

Lula
"Quem tem medo de Lula?" (Tendências / Debates, 1°/9). Quando eu leio um artigo como esse e vejo em seguida os comentários contrários a ele, acabo me sentindo impelido a votar em Lula no ano que vem. O nível da maioria dos comentários acaba dando maior razão ao autor.
Daniel Liaz (Curitiba, PR)

*

Eu diria que é um artigo muito limitado. Sou assinante do New York Times, da New Yorker e de outras publicações. Essa mediocridade não teria espaço nelas.

Dante Migliari (São Paulo, SP)

*

Absolutamente lúcida a visão política do professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite ao repudiar aqueles que tentam equiparar Lula a Jair Bolsonaro. Pena que esta Folha faz "olhos moucos" aos mais lúcidos.

Juliano Probst (Viçosa, MG)

*

Muito viés ideológico do ilustre professor. Ele sabe melhor do que ninguém que não basta erguer 17 construções e apelidá-las de universidades para que se tornem dignas deste nome. "Sim, pela governabilidade, Lula cedeu por vezes a pressões do centrão" é um eufemismo para não dizer mensalão, petrolão e corrupção desenfreada.

Peter Janos Wechsler (São Paulo, SP)

Sem churrasco
Nesta semana comemoramos cinco anos que tiramos a Dilma. Infelizmente não vai ter churrasco, porque a gasolina para ir ao mercado está a R$ 7 e o quilo da carne chega a R$ 70. Nem teremos pão de alho, porque o trigo subiu 37%. Na verdade, não vai ter nada, porque 14 milhões estão desempregados, 28 milhões estão subutilizados e 19 milhões estão passando fome. Mas, tirando isso, melhorou.

Leonardo Reis, gerente de negócios internacionais (Curitiba, PR)

Itamaraty
"Itamaraty faz cerimônia escondida após alunos homenagearem diplomata morto pela ditadura" (Mundo, 1°/9). Notícias como essa me enchem de esperança. Parabéns aos novos diplomatas.

Rosane Acedo Vieira (Bragança Paulista, SP)

*

Esses têm peito. Bravo, alunos!

Aparecida Alves (São Bernardo do Campo, SP)

04
"Renan Bolsonaro abriu empresa com ajuda de lobista de investigada pela CPI, mostram mensagens" (Poder, 1º/9). Sou a favor da exibição impressa e auditável do patrimônio da família Bolsonaro.

Felipe José Fernandes Macedo (São João del-Rei, MG)

*

Vai ser legal quando a família inteira estiver em cana.

Eduardo Benedito (São Paulo, SP)

*

O menino aprendeu rapidamente e, com a ajuda do papai, começou cedo. Talento precoce para a pilhagem do dinheiro público

Valdo Neto (Jandira, SP)

*

Já que eles gostam tanto da Bíblia, aqui vai um versículo que cabe direitinho neste caso. Mateus, 7:16: "Pelos seus frutos, os conhecereis".

Rodrigo Vaz Soares (Viamão, RS)

*

Deixem em paz o moleque. Ele agora é empreendedor de mercado. Neoliberal como Paulo Guedes quer.

Rubens Gonçalves (Curitiba, PR)

Reprodução assistida
"Projeto de lei dificulta reprodução assistida no Brasil" (Saúde, 1°/9). Esse PL é um verdadeiro escárnio na cara dos brasileiros que sofrem psicologicamente, financeiramente e moralmente para ter a possibilidade de serem pais e mães. Meus filhos --um casal de gêmeos-- foram gerados pela reprodução assistida. Sinto-me totalmente desprotegido por ter parlamentares assim, que não consultam a sociedade, os médicos e as pessoas que atuam na área para saber como é a reprodução assistida. Fazem leis esdrúxulas. Espero que agora, com a divulgação desta reportagem, as pessoas possam pelo menos opinar.

Mário Krieger Neto (Curitiba, PR)

OPINIÃO (25.AGO., PÁG. A2) O nome do povo indígena Xokleng foi grafado incorretamente no editorial "Demarcações em xeque".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.