Leitor elogia foto publicada na capa da Folha

Artigo que critica editorial da Folha é tema de comentários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A seta
Muito sugestiva a fotografia de Jardiel Carvalho publicada na primeira página da edição desta quinta-feira (2/9). A seta de trânsito indica que o caminho é à esquerda.
Antonio Clarét Maciel Santos (São Paulo SP)

Bandeira cobre cartaz na av. Faria Lima que mostrava Paulo Guedes e a expressão "Faria Loser" - Jardiel Carvalho/Folhapress

PMs no Sete de Setembro
"Promotorias apertam cerco contra adesão de PMs a atos bolsonaristas de 7 de Setembro" (Poder, 2/9). Mão de obra barata e sem qualificação.
Ricardo Munhos de Campos (Porto Alegre, RS)

Mais um triste episódio promovido pelo genocida lunático. O Alto-Comando das Forças Armadas precisa estar alinhado para preservar a paz e a democracia. Assim espero.

Oswaldo Casolli Júnior

Campinas, SP



O que virou a promotoria, a Gestapo? Não existe punição prévia. Que país é este? Depois vão precisar da Polícia Militar. Aliás, não fazem nada sem a presença da polícia.
Paulo Roberto (Cabo Frio, RJ)

Este é o Brasil atual: pedir aos policiais que não descumpram as leis. É o fundo do poço.

Peterson Rodrigo dos Santos

Porto Alegre, RS

Militares
"Bolsonaro protege militares e apoiadores, veta crime por fake news, mas revoga Lei de Segurança Nacional" (Poder, 2/9). Protege militares e apoiadores porque sabe que sem esses trouxas ele é um zero à esquerda.
Aparecida Alves (São Bernardo do Campo, SP)

Agora só falta legalizar a rachadinha e indicar o Fabrício Queiroz para o Ministério da Milícia.

José Roberto Pereira

Curitiba, PR


Como assim questionar o que é verdade? Como assim criar um "Tribunal da Verdade"? Gente, avisem ao senhor que ocupa a cadeira da Presidência que hoje já existe no Código Penal a definição de crime por calúnia, difamação e injúria.
Mônica Casarin Fernandes Elsen (Armação dos Búzios, RJ)


Semente da teocracia
O Estado democrático desconhece a fé dos crentes. Sua gestão política é para os cidadãos. No entanto, na suprema corte da República do Brasil, haverá de ser entronizado um ministro graças à condição de ser "terrivelmente evangélico". É a semente para uma teocracia?
Mathias Haraldo Müller, 91 anos, advogado (Porto Alegre, RS)

Posse de Kassio Nunes Marques no STF - Marcos Corrêa - 5.nov.2020/PR

Fardo
Ao publicar o artigo "O fardo que a Folha precisa carregar", (Tendências / Debates, 2/9), no qual os autores tecem duras críticas a um editorial —ainda que de forma elegante e técnica—, a Folha se engrandece e mostra compromisso com a pluralidade de ideias e com a liberdade de expressão. Traça uma firme linha no campo da democracia, dentro do qual toda opinião deve ser respeitada, salvo as que objetivam a sua própria destruição.
Bruno Salles, advogado criminalista (São Paulo, SP)

A Folha mostra a sua grandeza e merece efusivos aplausos pela publicação do artigo acima identificado, que é crítico em relação a seu editorial anterior. Com isso mostra sua imparcialidade e dá um exemplo de democracia.
Alberto Zacharias Toron, advogado, membro do grupo Prerrogativas e ex-diretor do Conselho Federal da OAB (São Paulo, SP)

Li emocionada o texto "O fardo que a Folha precisa carregar". Tomara que os articulistas lava-jatistas aceitem a preciosa dica que os autores dão ao final: Depois das 17 vitórias na Justiça e de mais do que provado que a Lava Jato, em relação a Lula, foi uma farsa, parem de tratar Lula como culpado.
Beatriz Telles (São Paulo, SP)

Enfim vozes lúcidas neste jornal --ainda que em Tendências / Debates. O artigo põe os pingos nos is. Sabemos de que lado a Folha esteve ao nos colocar no lodaçal em que estamos. Queremos saber se mudará sua narrativa e assumirá sua responsabilidade histórica. Precisará dar muitas provas para recuperar minha confiança.
Eliana Sisla (São Paulo, SP)

Ao abrir espaço para artigo que refuta, com lógica irretorquível, um editorial do próprio jornal, a Folha se engrandece aos olhos de seus leitores. Hora de virar a página, em nome da democracia e em respeito à Justiça. Roma locuta, causa finita.
Mauro Menezes, advogado, ex-presidente do Comitê de Ética Pública da Presidência da República (Brasília, DF)

Muito bacana. Um jornal pode ter lado —e a Folha, muitas vezes de forma que julgamos equivocada, assume o seu. O grande diferencial é o espaço aberto à pluralidade. Prestigia o pensamento livre de seus colaboradores, fixos ou eventuais. Vejo aqui a marca perene de Otavio Frias Filho e do Projeto Folha, inovador desde 1984.
Luiz Fernando Pacheco, advogado (São Paulo, SP)

Reforma trabalhista
"Senado impõe derrota ao governo e derruba MP com minirreforma trabalhista" (Mercado, 2/9). Parabéns, senadores. Mais uma derrota para este governo antitrabalhador.
Marcelo Cunha (Ribeirão Preto, SP)

No governo Lula, o trabalhador tinha mais direitos que agora. E tivemos a era do pleno emprego, algo que nunca tinha acontecido na história do país. Portanto não é tirando direitos que se geram empregos, muito pelo contrário. Com menos dinheiro no bolso, o trabalhador consome menos e desacelera a roda da economia
Paul Muadib (Porto Alegre, RS)

Surge alguma esperança para os trabalhadores. O Senado demonstrou responsabilidade diante do caos provocado por este desgoverno federal e por esta Câmara, comprometida com ele e que lhe dá sustentação.

Maria Aparecida Martins

Juiz de Fora, MG

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.