Leitores comentam artigo de Drauzio Varella sobre Queiroga

'No discurso na ONU, Bolsonaro decretou o Dia Nacional da Vergonha', diz leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Queiroga e as mentiras
"O que faz um ministro da Saúde se prestar ao papel desprezível de mentir?" (Drauzio Varella, 22/9). Enquanto o Conselho Federal de Medicina faz carinha de paisagem, as pessoas vão morrendo. É muita incompetência.
Salvador de Oliveira Santos Filho (Belo Horizonte, MG)

Charge mostra homem de terno em cemitério mostrando dedo do meio para pessoas que estão participando de um enterro.
Charge de João Montanaro sobre ato obsceno de Marcelo Queiroga - João Montanaro


O nome do Palácio da Alvorada, sede do governo, deveria ser mudado para Palácio das Mentiras. Nunca vi um governo desgovernado mentir tanto. E seu chefe ainda teve a cara de pau de mentir no discurso na Assembleia-Geral das Nações Unidas.
Maria José dos Santos (São João de Meriti, RJ)

O colunista Drauzio Varella foi perfeito em seu artigo ! Lembremos alguns fatos: 1) Se a pessoa está neste desgoverno, é porque tem exatamente o perfil para estar lá; acata cegamente as ordens do chefe, não poder pensar; 2) Se o chefe mente na ONU, em cadeia internacional, para o mundo todo ouvir, o que seria mais uma mentirinha doméstica?
Jane Santos (Rio de Janeiro, RJ)


Fora do jogo
"Líderes do centrão já discutem possibilidade de Bolsonaro não disputar as eleições em 2022" (Mônica Bergamo, 22/9). E abrir mão do foro privilegiado? Duvido!
Carlos Fernandes (Ribeirão Preto, SP)

Bolsonaro e Ciro Nogueira (PP-PI), ministro-chefe da Casa Civil e um dos líderes do centrão - Evaristo Sá/AFP

Ele é o que mais leva gente para as ruas e sempre aparece em segundo lugar (acho meio suspeito não estar em primeiro). Quem o centrão teria então para apoiar?
Luiz Ayres Marques (Santana de Parnaíba, SP)

O famigerado jantar em que várias ratazanas da elite política e econômica nacional estavam reunidas mostra de fato sob a tutela de quem Bolsonaro governa.

Jean Nascimento

Rio de Janeiro, RJ

Como e por quê
Nunca consegui entender o comportamento dos radicais bolsonaristas diante de tantos absurdos cometidos pelo presidente. A reportagem de Patrícia Campos Mello com a doutora em sociologia Esther Solano analisa o comportamento dos radicais que apoiam esse governo, com várias entrevistas esclarecedoras. Agora consigo entender como e por que várias pessoas ilustradas e bem informadas dão apoio incondicional a este governo ("Estudo aponta aumento do radicalismo de bolsonaristas", Poder, 22/9).
Miguel Lotito (Vargem Grande Paulista, SP)


Covid
Ao citar em seu discurso na ONU o aval do Conselho Federal de Medicina para indicar o suposto "tratamento precoce" contra a Covid-19, Bolsonaro presta serviço involuntário aos inúmeros médicos que não compactuam com a conivência vergonhosa deste órgão, que deveria se pautar pela boa ciência, não pela sujeição humilhante a um negacionista contumaz.
José Marcos Thalenberg, médico (São Paulo, SP)


Piada
"Bolsonaro vira piada na TV americana e é comparado ao personagem Chiqueirinho" (Mundo, 22/9). A comparação com Chiqueirinho caiu-lhe muito bem. Tudo a ver. O personagem Pig Pen, da Turma do Charlie Brown, sempre sentiu muito orgulho do seu mau cheiro.
Stanilaw Calandreli (Ribeirão Preto, SP)

Pelo seu QI deveria ter sido comparado ao Homer Simpson.

Paolo Valério Caporuscio

São Paulo, SP


No discurso na ONU, Bolsonaro decretou o Dia Nacional da Vergonha.
Uriel Wagn (Campinas, SP)

Imagem do personagem Chiqueirinho exibida no programa do apresentador americano Jimmy Kimmel
Imagem do personagem Chiqueirinho exibida no programa do apresentador americano Jimmy Kimmel - Reprodução


A que ponto chega a Foice! Mostrar um talkshow de humor como se fosse uma coisa séria contra Bolsonaro. Na falta de um escândalo de corrupção à moda PT o que sobra é isso.
Luciano Napoleão de Souza (Barroso, MG)

Pronto. Lá vai o André Mendonça acionar a PF contra Jimmy Kimmel!

Malcom Rodrigues

Feira de Santana, BA


Janaina
Está de parabéns o vereador Rubinho Nunes (PSL), membro do MBL, que vai propor a seu partido que expulse a deputada estadual Janaina Pascoal por defender Bolsonaro ("Vereador do MBL pede que PSL expulse Janaina Paschoal por defender Bolsonaro", Mônica Bergamo, 21/9). Pedir a cassação da presidente Dilma Rousseff por "pedaladas fiscais" e agora calar-se vergonhosamente sobre a porcaria em que se transformou o governo Bolsonaro é hipocrisia, falso moralismo e falta de vergonha.
Pedro Valentim (Bauru, SP)


Frentistas
A proposta do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) de implantação do autoatendimento nos postos de gasolina no país atinge frontalmente o emprego dos frentistas --quase 500 mil trabalhadores atualmente. E, como bem observado por diversos leitores da Folha, a medida, caso venha a ser aprovada, não fará baixar o preço dos combustíveis, cujo maior componente são os impostos ("Diesel em carros e benefício a aéreas; confira os jabutis da MP dos combustíveis", Mercado, 21/9).
Luiz de Souza Arraes, presidente da Federação Estadual dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis (Osasco, SP)


No mesmo saco
Três respeitáveis empresários publicaram em 21/9 nesta Folha o artigo "O destino do Brasil é o único medo que nos assombra", réplica ao artigo meu "Quem tem medo de Lula" (Tendências / Debates, 1º/9), no qual critiquei-os pelo texto "Nem Bolsonaro, nem Lula" (publicado em 13/8 em O Estado de S. Paulo). Em nenhum momento de suas lamúrias distinguem Lula de Bolsonaro. Ora, não é preciso ser muito inteligente para concluir que, após tal título, colocam Bolsonaro e Lula no mesmo saco, o que agora contestam. Pois bem, mudaram de opinião. Parabéns!
Rogério Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp (Campinas, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.