Descrição de chapéu 11 de setembro

Leitores comentam ato contra Bolsonaro convocado pelo MBL

Manifestações de domingo pediam pelo impeachment do presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

12 de setembro
“12 de setembro é ‘Fora, Bolsonaro!’” (Tendências/Debates, 12/9). O MBL faz todo esse teatrinho, mas vota junto com o Planalto, apoia a pauta neoliberal que destruiu a economia e a vida de milhares de brasileiros, projetos neonazistas como Escola sem Partido e outras besteiras conservadoras para manter os privilégios. Esse é o MBL.
Rodrigo Vaz Soares (Viamão, RS)
*
Ao ler o texto se tem a impressão de que Jair Bolsonaro brotou no Palácio da Alvorada com a faixa presidencial no peito. Cadê a autocrítica, o reconhecimento de que ele foi uma escolha desses cidadãos? O discurso contra ele hoje se deve exclusivamente por falta de resultados econômicos, porque todo o restante seria relevado se o deus Mercado estivesse feliz.
Juliana Santana Rick (Belo Horizonte, MG)
*
Penso que esse não é o momento de dividir opositores. Esse momento vai chegar. Estamos no meio de uma tempestade. Os extremistas de esquerda sozinhos não vão conseguir salvar o Brasil. Essa briga é tudo o que os extremistas de direita querem. Não podemos entrar no jogo deles.
Ana Bernardete dos Santos Garcia (São José do Rio Preto, SP)

Evangélicos e bolsonarismo
O texto “A(r)mai-vos uns aos outros?”, do médico e pastor evangélico Carlos Bezerra Jr. (Tendências/Debates, 12/9), é mais um exemplo de que o óbvio precisa ser repetido. Assim como os atentados de 11 de Setembro não foram perpetrados por “muçulmanos”, mas por terroristas, a defesa de certas pautas bolsonaristas não são feitas por “evangélicos”, mas por mercadores da fé.
Jonas Nunes dos Santos (Juiz de Fora, MG)
*
Ateu que sou, concordo com o texto, não devemos demonizar todo o rebanho por conta de reses desgarradas.
Ailton Fernandes (São Paulo, SP)
*
Mais uma apropriação. O cristianismo nada tem a ver com as atitudes do “Messias”, vulgo Mito.
Jane Santos (Rio de Janeiro, RJ)

Deputadas do PSDB
“Bancada feminina na Câmara é entrave para adesão do PSDB ao impeachment de Bolsonaro” (Painel, 12/9). Quando o PSDB desce do muro, ainda desce do lado errado, não é confiável, tem prefeitos, governadores, deputados e Aécio Neves. Partido sem credibilidade, só uns poucos se salvam, bem poucos.
Marilene Marquez Neves (Santos, SP)
*
A posição da bancada feminina do PSDB só comprova a ausência de seu compromisso com as diretrizes do partido. E não é só no PSDB. Além disso, deixa evidente que, a despeito do escancarado desprezo de Bolsonaro pelas mulheres, as deputadas mantêm fidelidade ao presidente. Pode-se argumentar que a falta de coerência política não é privativa do sexo feminino, mas deixa uma sensação de desânimo.
Sylvia Alves Corrêa (Cuiabá, MT)

Outro 11 de setembro
Joe Biden deveria ir fazer silêncio no Estádio Nacional de Santiago, onde capangas dos Estados Unidos mataram e torturaram patriotas que elegeram democraticamente Salvador Allende. A mídia não lembrou das dezenas de mortes do golpe do Chile, em 11 de setembro, do monstro Pinochet auspiciado pelos EUA.
Juan Valdomero (Espanha)

Impeachment
“Quem não quer o impeachment” (Vinicius Torres Freire, 12/9). É triste dizer, mas o deputado está correto. A elite financeira e política não quer o impedimento do presidente, simplesmente por estar lucrando com toda a miséria e catástrofes, inflação e caos econômico. Toda vez que a gasolina aumenta, o dólar dispara e a inflação mostra as caras, essa elite solta rojões.
Marcelo Costa Batista (São Paulo, SP)
*
Melhor análise do atual momento feita até agora. Análise feita de dentro do intestino das instituições.
João Marcos Dantas de Andrade (São Paulo, SP)

Plano Real
“Pressão inflacionária surpreende e ameaça legado do Plano Real” (Mercado, 12/9). Surpreende? Como assim? Faz um ano e meio que os preços estão subindo. Esse tipo de título não ajuda, vocês poderiam sair de cima do muro?
Mônica Ferreira Camargo (São Paulo, SP)
*
Nunca foi tão necessário um presidente preparado para o Brasil. Estamos pagando, e ainda vamos pagar, um preço bastante alto por ter o presidente mais amador da história da República. Muito triste.
Carlos Silva (Taubaté, SP)
*
A pressão inflacionária tem como causa a seca e a pandemia. Mas o discurso de esquerda, sempre oportunista e falso, quer fazer crer que tudo é culpa de Jair Bolsonaro. Agora ele ameaça o legado do Plano Real. Aconteça o que acontecer, querem fazer sempre parecer que Bolsonaro é o responsável.
Olavo Cardoso Júnior (Marília, SP)

Sem imitações
Estou rindo muito desse episódio trágico real contado pelo colunista Ricardo Araújo Pereira (“Marcelo Adnet, que inveja”, Ilustrada, 12/9). Adoro os textos dele. Bolsonaro é em si uma piada. Pena que essa piada seja o presidente do Brasil.
Marta Citelli Reis (Rio de Janeiro, RJ)
*
Ser humorista no país da piada pronta, especialmente nos dias de hoje, é moleza. Quero ver fazer graça na Islândia, na Nova Zelândia.
Carlos Arthur Felippe (Uberlândia, MG)

Modernistas
“Modernos, não modernistas” (Opinião, 12/9). Ótima crônica de Ruy Castro. Do pessoal de São Paulo, outro dia folheava, encantado, a obra de Anita Malfatti, grande amiga de Mário de Andrade, inclusive. Triste e deprimente saber que os cem anos do movimento de 1922 estarão sob o signo das trevas, com Mário Frias e o clã Bolsonaro no comando.
Sergio Saraceni (Rio de Janeiro)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.