Leitores comentam conversa de Bolsonaro com Moraes

"Como confiar num STF que fica à mercê do humor dos acertos e conveniências feitos entre quatro paredes?", pergunta leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Assombrações
Com hábil mediunidade histórica, Djamila Ribeiro identifica assombrações que nos acompanham, enconstos conceituais que povoam o complexo cultural brasileira ("País mal-assombrado", Ilustrada, 10/9). Inconscientes, sim, porém eficazes na determinação de atitudes societais. Às vezes sutis sugestões, por vezes possessão coletiva. Que Oyá nos livre desses fantasmas.
José Jorge de Morais Zacharias (São Paulo, SP)

Desenho mostra bandeira do Brasil com os dizeres "manter gloroiosa"
Publicada em 9 de setembro de 2021 - Linoca Souza

Raiz da impunidade
"Conversa de Bolsonaro com Moraes gera preocupação na PF sobre inquéritos que miram o presidente" (Painel, 10/9). Será que Bolsonaro e Moraes viraram compadres, tendo doutor Temer como padrinho? Esse maldito hábito de "pacificar" é a raiz da impunidade brasileira. Michel Temer perdeu uma ótima oportunidade de ficar em casa. Espera-se firmeza do ministro Alexandre de Moraes.
Silvio Lima (Camaragibe, PE)

Antes de mais nada, creio que o Supremo Tribunal Federal deveria pedir um laudo de sanidade mental para o presidente da República. Qualquer pessoa, em qualquer função, que apresentasse o mesmo comportamento dele seria candidato a essa avaliação.
Ana Maria Marques (Jundiaí, SP)

Duvido que o ministro Alexandre de Moraes e os demais que compõem o STF se deixem levar pela promessa de recuo de Bolsonaro. Ora, o Judiciário é inerte até que seja provocado; e foi tamanha a provocação que Bolsonaro tem agora diante dele uma jamanta sem freios.
Henrique Richter Caron (Curitiba, PR)

Moraes, fique firme e leve o caso para a frente.
Aparecida Alves (São Bernardo do Campo, SP)

Como podemos confiar num Supremo Tribunal Federal que fica à mercê do humor dos acertos e conveniências feitos entre quatro paredes?

Joaquim Manoel Fortes de Castro

Belém, PA


Na liderança
"Brasil é o primeiro país a impedir que rede social derrube conteúdos que vioem suas regras" (Tec, 10/9). Facebook é uma empresa privada; não pode criar suas próprias regras em relação a esse assunto? Onde está a liberdade de mercado? O CEO do Facebook não pode decidir tirar do ar mentiras descaradas, como as usadas pelos antivacina?
Vera Lúcia Guimarães de Mendonça (São Paulo, SP)

Se essas empresas forem realmente comprometidas com seus valores, tirarão seus sites do ar no Brasil em forma de protesto. Espero que façam isso.
Lohanna Machado (Curitiba, PR)

O bozofascismo vive da mentira e da ameaça de violência, que eles chama de "liberdade de expressão". Se ficarem privados dessa "liberdade", morrem.

Ernesto Pichier

São Paulo, SP

O bozofascismo vive da mentira e da ameaça de violência, que eles chama de "liberdade de expressão". Se ficarem privados dessa "liberdade", morrem.
Ernesto Pichier (São Paulo, SP)


Temer e a carta
A "Carta à Nação" de Temer, assinada por Bolsonaro, é tão falsa quanto uma nota de R$ 15. Tão falsa e ridícula quanto os poemas de Temer, quanto a "corridinha" com a maleta de R$ 500 mil, quanto o "é preciso manter isso aí". Engasgado com o fracasso do projetado golpe, com o frustrado fechamento ou enquadramento do STF e com a ameaça de impeachment, Bolsonaro foi obrigado a engolir as mesóclises de Temer. Mas não se iludam. O imbrochável brochou, mas logo voltará a arrotar suas fanfarronices.
Antonio Carlos Augusto Gama (Ribeirão Preto, SP)

Para o povo, não seria nada bom que seus Executivo e Judiciário viessem a ter atritos. Objetivando proteger os interesses da nação, é sempre recomendável que operem em harmonia. Foi positiva, portanto, a intervenção apaziguadora de Michel Temer, pois conseguiu encerrar certos desentendimentos que começavam a ganhar vulto.
Rivaldo Otero (Santos, SP)

​Bolsonaro não recuou, tampoucou pediu desculpas. Como quem negocia para evitar sofrer as consequências de seus atos, apenas prometeu abandonar as transgressões depois que o mais violento de seus ataques fracassou. É um criminoso contumaz, desde sempre, e seguirá assim, porque nunca recebeu uma justa punição. Poupá-lo agora, por medo de que volte a atacar, terá o resultado inverso e o deixará livre para voltar à carga. Precisa ser efetivamente punido pelos crimes praticados. Ainda é longo o caminho até 2023.
João Jaime de C. Almeida Filho (Embu-Guaçu, SP)

Um sujeito como Michel Temer, com tudo o que se conhece sobre ele -- e que só não foi enxotado da Presiência porque comprou parte do Congresso --, se transforma agora em consultor-geral da República. A que ponto terminal nós chegamos.
Nicloa Granato (Santos, SP)


Passarinhos e barbárie
"Roubo de passarinho levou traficantes a matar meninos em Belford Roxo (RJ)" (Cotidiano, 10/9). Mais um aterrorizante e infernal episódio da história da "humanidade". Deplorável.
Luiz Carlos Fortes Filho (Uberaba, MG)

Sem palavras. Foram assassinadas por isso? Que noção de justiça é essa? Esses traficantes temem tanto assim serem desmoralizados e perderem a capacidade de intimidar?

Diego Rodrigues

São Bernardo do Campo, SP


Ipês
O belo nos ampara. Nada mais alentados, em meio às manchetes que nos alardeiam os tempos cinzentos que atravessamos, do que ser arrebatada pelas imagens dos "Ipês amarelos" de Drauzio Varella (Ilustrada, 9/9). Essa figura do bem e do belo incita-nos a reavivar a crença de que a esperança, tal qual a coragem, como quer Bernanos, são virtudes que se arrancam das pedras. Imperioso, neste momento, vislumbrar a beleza que brota de sua alma, apontando-nos o lado mais luminoso da vida.
Maria Esther Fernandes (Ribeirão Preto, SP)

Ilustração de Libero para a coluna de Drauzio Varella desta quarta-feira, 8 de setembro de 2021
Ilustração de Libero para a coluna de Drauzio Varella de quarta-feira, 8 de setembro de 2021 - Libero/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.