'Muita cara de pau tentar desdizer o que diz há anos', escreve leitor

'A criminalização do aborto é cruel com a mulher pobre', diz leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Forças Armadas
Bolsonaro diz que Forças Armadas não cumpririam suas eventuais ordens absurdas” (Poder, 27/9). É o Bolsonaro paz e amor em campo... Tem que ser muito cara de pau para desdizer tudo o que tem dito nestes quase três anos. É mera estratégia para ver se consegue melhorar seus índices. Esse coisa-ruim não muda.
José Henrique Coelho (São Paulo, SP)

Haja paciência!

Flávia Fonseca

São Paulo, SP


Quando vale a palavra desse energúmeno? Nada. Escutá-la é perda de tempo e de energia. Ele não vale o sal que come —e que nós pagamos há uns 50 anos.
Maria Torres (São Paulo, SP)

Bolsonaro na cerimônia de entrega de espadim aos cadetes da turma Bicentenário do General João Manoel Menna Barreto na Aman - Marcos Corrêa/PR


Legado de Bolsonaro às próximas gerações: miséria, osso no lugar de carne, 600 mil mortes, descontrole verbal a profissionais da imprensa, volta da inflação, disparada do desemprego, sucateamento da saúde e da educação, desmatamento nunca visto, entrega do governo para o centrão, que ele criticou só para enganar o eleitor.
Cláudio Lourenço Rocha (São Paulo, SP)


Populistas e a terceira via
Um leitor entende que o povo brasileiro está condenado a escolher entre o “populista esperto e corrupto” e o “populista bronco e autoritário” (Painel do Leitor, 27/9). Por quê? Nada o impede de votar em qualquer dos populistas que se apresentam como terceira via. Mas que não deixe de “retomar a crença na democracia e nas instituições”, mesmo que seu populista de estimação não chegue lá.
José Zimmermann Filho (São Paulo, SP)

De um lado, a social-democracia petista com Lula, que já mostrou ser competente, mas que a Folha rejeita. De outro, a extrema direita com Bolsonaro e seus militares, que a Folha execra, com toda razão. Seria a terceira via João Doria pela direita neoliberal? Ciro Gomes, que não define em que canoa vai manter os pés? Ou o peessedebista light Eduardo Leite? Os três tendem para a direita —Ciro um pouco menos—, pois defendem as privatizações, a uberização e o rentismo —o modelo Paulo Guedes. Seria salutar a Folha esclarecer aos leitores o que é a terceira via.
Valter Luiz Peluque (São Paulo, SP)


Algemas
“Luciano Hang faz vídeo de algema para o caso de ser preso pela CPI” (Mônica Bergamo, 27/9). Só o fato de colocar a sua própria mãe como cobaia de um experimento com um medicamento que a ciência reconhece como ineficaz já diz tudo sobre o caráter do sujeito.
Edinerson Lagoia Macedo (Belém, PA)

Já deveria estar preso por sonegação há muito tempo!

Maria Aparecida Bilck

Florianópolis, SC


Sujeito bizarro. A cara do bolsonarismo e de todo o atraso que ele
representa.
Cinara Almeida (Lençóis Paulista, SP)

Luciano Hang, dono das lojas Havan e apoiador do presidente Jair Bolsonaro, aparece em vídeo com um dos braços algemado - Reprodução

Acho a convocação desse sujeito um erro. Tanto ele quanto a Prevent Senior devem ser investigados pela polícia. É muito holofote para alguém que evidentemente se envolveu e deu anuência a práticas médicas criminosas.
Mérope Bernacchi (São Paulo, SP)


Verbas prioritárias
Dinheiro para o Censo, tratamento de câncer, internet em escola pública, pagamento do abono do PIS não tem. Mas para militares no governo ultrapassarem o teto salarial da Constituição, orçamento paralelo para comprar trator superfaturado e anúncios em sites de fake news está sobrando. Essas são as prioridades desse desgoverno.
Sérgio Aparecido Nardelli (São Paulo, SP)


Liberdade de expressão
Até onde vai a liberdade de expressão quando se associa em uma charge a Prevent Senior ao extermínio em massa de judeus? A Folha extrapola os limites do respeitável ao criar esse tipo de referência e ideologia 70 anos após o governo nazista ter sido deposto. Estamos no Brasil e nada temos a ver com esse regime. Lamentável esse tipo de associação. Repúdio!
Tomás Cunzolo Jr. (São Paulo, SP)

Aborto
Católicas pelo Direito de Decidir lançará campanha em defesa do aborto legal” (Mônica Bergamo, 27/9). Não se pode falar em direito ao aborto sem discutir o direito do homem de abrir mão da paternidade. Se à mulher cabe o direito de escolher entre ser mãe ou abortar, ao homem deve ser dado o direito de escolher entre ser pai ou não.
Luigi Bravio (Palmas, TO)

É difícil compreender que essa decisão fique nas mãos de homens

Julio C. S. Barbosa

Castelo, ES


A criminalização do aborto é cruel com a mulher pobre. Quem tem dinheiro faz o aborto no estrangeiro. Quem não tem faz de qualquer jeito, joga o feto no mato e vai morrer de hemorragia. E se depender da igreja ainda vai para o inferno.
Nacib Hetti (Belo Horizonte, MG)


Turismo
Em 27 de setembro de 1968, o caderno de Turismo da Folha de S.Paulo torna-se o primeiro da grande imprensa a publicar fotos coloridas. Uma inovação e tanto para aquela época cinzenta. Coincidência feliz, em 1980 a Organização Mundial do Turismo (OMT) define que em 27 de Setembro será comemorado o Dia Mundial do Turismo. Parabéns à Folha por seguir inovando e aos empresários do setor por estarem reconstruindo o setor.
Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens do Estado (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.