Descrição de chapéu universidade

Leitora comenta relato de migrante haitiana sobre ida aos EUA

'Surpresa seria o tchutchuca dos banqueiros ter caderneta de poupança no Bamerindus'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Migrações
Importante a publicação do aterrador relato de Louise sobre a travessia da selva entre a Colômbia e o Panamá, na reportagem de Flávia Mantovani "Haitianos encaram risco para migrar aos EUA e fugir de crise no Brasil" (Mundo, 4/10). A barbárie e o desamparo enfrentados pelos refugiados encontram paralelo com os piores momentos do século 20. Bem como conclui Louise "A gente pode um dia ficar bem, conseguir um bom serviço (...) Mas isso é uma cicatriz (...) que nunca vamos tirar da cabeça".
Manoela Cavalinho (Porto Alegre, RS)

Pandora Papers
A Folha sempre passa a mão na cabeça do senhor Paulo Guedes. Para o jornal, a pequena fortuna desse funcionário público (temporário) que está depositada em um paraíso fiscal "pode" gerar conflito de interesse. Como assim "pode"? Quer dizer que o ministro da Economia, cujas ações e omissões catapultam o valor do dólar, teve seu patrimônio multiplicado em mais de quatro vezes devido à variação do dólar e vocês colocam essa improbidade na condicional?
Eduardo Salamuni (Curitiba, PR)

Não é preciso ser economista para constatar a falta de ética, a descrença na economia brasileira, a vantagem de informações privilegiadas, o despudor e a cara de pau de Guedes e Roberto Campos Neto em manterem contas em offshores --a despeito da "legalidade" da transação.
Sebastião Galinari (São Paulo, SP)

Para os bolsonaristas, os crimes do PT são excludentes de ilicitude para justificar os crimes e malfeitos do atual governo. O pessoal do PT foi julgado, condenado e preso. Espero que a Justiça continue e autue os malfeitos do atual governo.
Antônio João (Brasília, DF)

Enquanto a fome se alastra entre o povo, que recorre ao fogão a lenha para cozinhar o pouco alimento de que dispõe para sobreviver, descobre-se que esses dois nababos públicos usufruem de contas milionárias no exterior. E ninguém faz nada para sustar essa afronta à nação? Esses homens continuam à frente de duas instituições federais.
Maria Bethania Malato (Belém, PA)

Disse Guedes em fevereiro do ano passado: "Não tem negócio de câmbio a R$ 1,80. Todo mundo indo para a Disneylândia, empregada doméstica indo para Disneylândia, uma festa danada". Juntou o útil ao agradável: barrou a festa danada e multiplicou seu patrimônio.
Cristina Dias (Curitiba, PR)

Surpresa seria se o tchutchuca dos banqueiros tivesse uma caderneta de poupança no Bamerindus...

Marcelo Rod

Santos, SP



Catarina Rochamonte
Parece que a articulista não viu, ou não quis entender, a grotesca cena do risonho jantar do Temer ("Bolsopetismo e impunidade", Opinião, 4/10). O conluio de interesses está ali, não nesse suposto bolsopetismo!
Richard Lins (São Paulo, SP)

O texto é preciso. E é impossível rebatê-lo com argumentos. O bolsopetismo destruiu a operação Lava Jato, reconduziu o condescendente Aras à PGR e está conseguindo transformar, no Congresso Nacional, a Lei de Improbidade Administrativa em "lei da impunidade administrativa".
Wilson Oliveira (São Paulo, SP)

Jovens
O artigo "Bolsonaro trava o futuro dos jovens" (Tendências / Debates, 4/10) reflete a realidade que o país vive. O desprezo do governo em relação à educação, à saúde, aos jovens com necessidades especiais e aos idosos nos deixa sem perspectivas de um amanhã. Bolsonaro e seu ministro da Educação não têm projeto de qualificação educacional para o país --e seu ministro da Saúde muito menos. Lamentável é ver que a irresponsabilidade do presidente não é questionada pelo Congresso.
José Luiz Amorim (São Paulo, SP)

Nesta segunda, ao final da manhã, em conversa com um amigo bolsonarista, fazendeiro marajoara, fui, como sempre, desafiado a criticar o governo federal. Respondi:"Amigo, prefiro ficar calado e ouvir o que tens a dizer sobre este artigo". E mostrei-lhe o artigo de Patah. Após lê-lo, o bolsonarista respondeu: "Se as estatísticas de Ricardo Patah forem verdadeiras, estamos fritos com esse desgoverno". No que de imediato respondi: Milagre! Bolsonaro perde mais um eleitor militante.
Roberto Ribeiro Corrêa (Belém, PA)


Bancos
O Sindicato dos Bancários de São Paulo está promovendo um "tuitaço", que começou no domingo com a hashtag "Que Vergonha", em que denuncia as centenas de demissões, a sobrecarga de trabalho, os desvios de função, casos de assédio moral etc. promovidos no ou pelo Itaú. Gostaria de saber o que tem a dizer sobe isso Neca Setubal, herdeira e acionista do grupo, já que nos costumeiros artigos ela critica as injustiças sociais, o aumento das desigualdades e o desrespeito aos direitos humanos e cobra responsabilidades de cada um diante dessa situação.
José Ronaldo Curi (São Paulo, SP)


Língua
O senhor André Fischer ("Estamos prontes para o gênero neutro?", Ilustrada/Ilustríssima, 3/10) desconhece completamente a diferença entre Língua (sempre grafo em maiúscula!) e linguagem. Quanta ignorância linguística.
João Trindade, jornalista, professor de português e autor de "A Língua no Bolso" (João Pessoa, PB)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.