Descrição de chapéu COP26 mudança climática

Maior interessado em preservar Amazônia deveria ser o agronegócio

Leitor parabeniza cartunista Caco Galhardo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Terrivelmente
Parabéns a Caco Galhardo pela charge desta sexta (Opinião, 29/10). Simples, sucinta, inteligente e terrivelmente verdadeira.
Marcos Fortunato de Barros (Americana, SP)


Todo mundo
"'Todo mundo vai jogar pedra' no Bolsonaro, diz Mourão sobre ausência na COP26" (Ambiente, 29/10). Mourão não deixa dúvidas quanto ao caráter do nosso chefe de Estado: um covarde.
Julio Fay (Curitiba, PR)


O maior interessado na preservação da Amazônia deveria ser o Brasil e o setor do agronegócio. O racionamento de energia elétrica, as tempestades de poeira, a desertificação do Nordeste.... O pagamento pela preservação da Amazônia virá do consumidor, que preferirá consumir nosso café, nossa carne, nosso açúcar se vir que estamos preservando o ambiente. Além disso, há o softpower, que permitiu que Lula fosse "o cara", que alavancou as exportações e nos trouxe as atuais reservas, que não deixam o país quebrar.
Reinaldo Haas (Florianópolis, SC)

Diz o presidente em exercício: "A maioria das pessoas que têm realmente consciência ambiental maior são de esquerda. Então há crítica política embutida nisso aí". Avisem ao digníssimo que o Macron, o Boris Johnson e o Biden são de direita.
Horácio Tostes (Belo Horizonte, MG)

Este é o governo que deixou passar uma boiada na frente do futuro do Brasil

Leonardo Trindade

São Paulo, SP

Nobre
"Ativistas jogam esterco em prefeitura de cidade da Itália que homenageará Bolsonaro" (Mundo, 29/10). Esterco é material nobre demais para ser desperdiçado com Bolsonaro. Como escreveu o maravilhoso compositor Fabrizio de André, "dos diamantes não nascem nada, do esterco nascem as flores".
Henrique Agreli (São José do Rio Preto, SP)

Ativistas jogam esterco em frente à prefeitura da cidade de Anguillara Veneta, na Itália
Ativistas jogam esterco em frente à prefeitura da cidade de Anguillara Veneta, na Itália - Rise Up 4 Climate Justice/Divulgação

Esse é o cidadão que representa o povo brasileiro

Oswaldo Casolli Júnior

Campinas, SP




O sujeito vai a quartéis, a programa humorístico, ao programa de TV de Siqueira Júnior... Além disso esse desocupado-presidencial ainda gasta uma fortuna com cartão de crédito. Quem pode achar que um sujeito desses poderia ser um bom presidente? Não vai à COP por quê? Tomara que fique pelo menos em Bangu no futuro.
José Roberto de Oliveira (São Paulo, SP)


Geografia
Sobre a opinião veiculada em "O que aprendi no Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia", de Leandro Narloch, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia entende que aquele evento é o espaço de intercâmbio entre pesquisadores e visa oportunizar a articulação do saber geográfico com enfoque no território brasileiro, defendendo a ciência e o Estado democrático de Direito.
Marco Antônio Mitidiero Júnior, presidente da Anpege (São Paulo, SP)



Imenso Portugal
Adorei a coluna do gerontólogo Alexandre Kalache de 28/10 ("Esta terra ainda vai se tornar um imenso Portugal", Corrida). Até saí cantando, para ver se alguém lá em cima ouve a profecia e nos abençoa com uma Revolução da Longevidade também aqui na "Terra dos Brasis". E não apenas porque faço parte dos 37,7 milhões de idosos hoje vivendo a insegurança de um desgoverno que não está nem aí para os 60+. Mas exatamente porque uma Revolução da Longevidade em nosso país significará que o obscurantismo estará finalmente morto e enterrado. E, então, poderemos festejar.
Andiara Maria (Goiânia, GO)


No Orçamento
Silvio de Almeida, como sempre, nos brinda com mais um texto sensível e inteligente ("Fome de democracia", Poder, 29/10). Concordo inteiramente com ele quando afirma que só existe democracia se o povo é incluído no Orçamento. A partir dessa premissa, fica evidente que foi no governo Lula que o Brasil viveu mais plenamente a democracia, quando a desigualdade declinou significativamente.
Beatriz Telles (São Paulo, SP)


Cidade
Excelente a reportagem de Guilherme Genestreti sobre o bairro de Pinheiros, em São Paulo (Guia Folha, 29/10). Agora o jornal fica nos devendo uma reportagem questionando qual será o futuro das nossas cidades. O mercado imobiliário vai continuar desenhando (e mal) nossos bairros a seu bel-prazer? Lembro que a situação de Pinheiros é a mais grave, mas não a única. O bairro é o exemplo mais paradigmático da explosão de construções de prédios que ocorre em todo o país. Conforme já escreveu Ermínia Maricato, nossas cidades estão sob ataque. É imperativo discutirmos o problema.
Maria Tereza Castillo (São Paulo, SP)


LGBTQIA+
"Parlamentares LGBTQIA+ denunciam Maurício Souza ao Ministério Público de MG" (Mônica Bergamo, 29/10). Sinceramente não vi crime na fala antipática do Maurício; realmente, ele expressou a posição dele. Não ofendeu diretamente nenhum gay, não agrediu fisicamente ninguém e também não incentivou tais atitudes. Mas os patrocinadores têm todo o direito de não querer vincular a marca deles a uma pessoa que tem esse tipo de comportamento.
Arnaldo Nogueira Ferreira (Rio de Janeiro, RJ)
*
Homofobia e racismo são crimes. Se você não aceita a sociedade contemporânea, cale-se! Como diz Chico Buarque em sua música. Aliás, nos anos 70, tocava na rádio um grande sucesso chamado "Geni e o zepelim". O sucesso passou e nós continuamos nossas vidas, normalmente, em paz.
Paulo Cruz (Belo Horizonte, MG)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.