'O país virou uma grande empresa', diz leitor

Leitores criticam falas de Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Acionistas e cidadão comum
"ICMS sobre combustíveis será congelado por 90 dias (Mercado, 30/10). Enquanto isso os dividendos e o preço da gasolina batem recordes. O país virou uma grande empresa, na qual só membros do conselho de acionistas têm direito a voto e o cidadão comum paga a conta.
João Garcia (São Paulo, SP)

Petrobras
Sim, a Petrobras é um problema a ser pensado. Um verdadeiro país dentro do Brasil. Mas Bolsonaro é um problema bem maior e não tem competência para administrar coisa nenhuma. Por que não te calas, Bolsonaro?. Basta de envergonhar a todos nós.
Maria Antonia Di Felippo (São Caetano do Sul, SP)

O ministro diz que daqui a alguns anos a Petrobras não valerá mais nada por conta da mudança da matriz energética. O presidente fala que a Petrobras é um problema. Querem privatizar. São péssimos administradores e péssimos vendedores. Desse jeito o Brasil vai parar no mercado de pulgas.
Enir Antonio Carradore (Criciúma, SC)

Pressa?
Que lindo, comovente e necessário o texto de Hermano Vianna ("Correria frenética para quê?", Ilustrada Ilustríssima, 31/10)! Precisamos enterrar dignamente todos os nossos mortos --pela Covid ou não--, velando por suas memórias. Chorei. Obrigada!
Flávia Aidar (São Paulo, SP)

Fugas
"Verás que um filho teu não foge à luta". Mas verás um presidente que foge de assuntos importantes ao país, foge de debates, de entrevistas e da conferência mundial sobre mudança climática.
Wagner Fernandes Guardia (São Vicente, SP)

Desemprego
"Desemprego dobra e inflação para os pobres dispara 40%" (Mercado, 31/10). E aí, Jair? Estamos aguardando os seus comentários apelativos: "E daí? Sou Messias, mas não faço milagres. Não sou economista. Lasquem-se vocês e essa imprensa comunista". Esse coiso é o fim da picada.
Carlos Alberto Bellozi (Belo Horizonte, MG)

Tragédia
Em sua coluna "Bolsonaro gargalha" (Cotidiano, 30/10), Luís Francisco Carvalho Filho conclui que "mais alarmante que as mentiras proferidas por Bolsonaro é o torpor político dos que as aceitam como verdades". Esse contingente de entorpecidos beira a espantosos 30%, o que sugere que a tragédia bolsonarista pode se repetir no0 ano que vem.
Jonas Nunes dos Santos (Juiz de Fora, MG)

Enganos e sucessos
A quem o ministro das Relações Exteriores pensa que engana com seu artigo "Brasil vai à COP26 empenhado no sucesso" (Tendências / Debates, 31/10)? Que sucesso? Só se for o de país mais desacreditado deste planeta.
Maria José Alves da Rocha, professora sênior do Departamento de Psicologia da USP (Ribeirão Preto, SP)

Lá fora
Enquanto aqui muitos o apoiam e comungam dos seus mesmos ideais fascistas, outros toleram e normatizam suas atitudes, possuindo uma condescendência jamais vista com seu egocentrismo perverso e sem limites. Mas no exterior, Bolsonaro é isolado, repudiado, ninguém quer dele se aproximar. Além da fama, conversar o quê? A não ser que queiram escutar besteiras e ouvir piadinhas misóginas e preconceituosas de cunho sexual.
Anete Araújo Guedes (Belo Horizonte, MG)

"Semelhante atrai semelhante", lei da física ("'Petrobras é um problema', diz Bolsonaro a Erdogan no G20", Mundo). Com tantos líderes para trocar impressões, Bolsonaro foi procurar Erdogan! E destilando mentiras e fazendo o antimarketing da Petrobras! Consegue ser pior lá fora do que aqui dentro. Precisa ser desestimulado a sair do Brasil. O país agradece.
Jane Medeiros (Rio de Janeiro, RJ)

Como brasileiro, sinto vergonha alheia. O presidente, independentemente de gostarmos ou não dele, foi eleito constitucionalmente. E é aquela história, pela qual as pessoas procuram os seus iguais para ficarem juntas. Mas tudo indica que o líder turco tem um QI bem mais avantajado que o do nosso. E deve então olhar o dito Messias como um bobo da corte. Por educação, ele perguntou algo que já sabia. Nem queria muito papo.
Rubens Sousa (São Paulo, SP)

Pinheiros, São Paulo
Descolado da cultura e da história do bairro de Pinheiros é o projeto de exploração imobiliária das incorporadoras: estão tornando o bairro inóspito ("Como Pinheiros virou eixo de espigões e lugares descolados", Guia, 29/10).
Maria Luisa Sandoval Schmidt (São Paulo, SP)

Fica
Pô, deixem a mulher ficar ("Artista sul-africana luta para não ser expulsa do Brasil após cumprir pena", Mundo, 31/10). É um exemplo de superação. Precisamos desse tipo de pessoa.
Roberto Prado (Santos, SP)


A permanência e posterior naturalização deveria ser permitida, inclusive para provar e demonstrar que a ressocialização é possível. Seria um ótimo exemplo para outros que se envolveram com ilícitos: é possível trilhar outra vida após o cumprimento de pena.
Rubens Sousa (São Paulo, SP)

Sem vacina...
Perfeita decisão ("Prefeitura de SP demite três funcionários que se recusaram a tomar vacina contra Covid", Saúde, 30/10). Uma pessoa não vacinada não pode colocar em risco os demais colegas de trabalho. A vacina é proteção individual e respeito ao próximo.
Neli de Faria (São Paulo, SP)

O galo e a ignorância
"Homem é acusado de matar vizinho que reclamava de galo cantando 'Bolsonaro'" (30/10, Cotidiano). Esse ódio vem lá daquele que só vive e se alimenta de crises, rixas e outros aspectos negativos.
José Eduardo Campos (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.