Descrição de chapéu desmatamento

Leitor comenta desmatamento no Brasil

'Tudo passa, tudo passará', diz leitora sobre Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desmatamento
O desmatamento da Amazônia bateu o recorde dos últimos 15 anos, mas o governo escondeu esse dado da COP26. Eu pergunto: quem confiaria seus bens e sua família aos cuidados de Bolsonaro? Eu jamais, pois deslealdade e má-fé são as marcas deste governo autocrata, que se baseia no personalismo nefasto e contaminante de uma pessoa desqualificada para ocupar qualquer cargo de confiança.
Marcelo Gomes Jorge Feres (Rio de Janeiro, RJ)


Golpe de 1964
"Bolsonaro pediu que Enem trocasse Golpe de 1964 por revolução em questões, dizem servidores" (Educação, 19/11). Tudo passa, tudo passará.
Ana Rodrigues (Vitória, ES)


Bolsonaro reduziu o Estado à insignificância. Não teremos mais IBGE, Inpe, Inep, SUS, Ibama, ICMBio, cultura, educação... Essa direita deixou a terra arrasada. Nunca o agronegócio foi tão violento contra o meio ambiente. Os agentes e os financiadores vão pagar pelo banditismo institucional?
José Roberto Xavier de Oliveira (São Paulo, SP)

Foi golpe, como também foi golpe a proclamação da república (com minúsculo de propósito), a Revolução de 1930 e a subida de Vargas no poder. Contra fatos históricos não há argumentos. Processos políticos foram os impeachments de Collor e de Dilma.
Neli de Faria (São Paulo, SP)

Nenhuma novidade. O que esperar de um militar medíocre, deputado medíocre, homem medíocre, que infelizmente vai ficar registrado como o presidente mais medíocre da história do Brasil. Superou seus ídolos Castelo Branco, Médici, Geisel e Figueiredo. Pinochet também dizia que era "revolução".

Dahilton Pereira

Rio de Janeiro, RJ


Não acredito que servidores de carreira tenham medo dessa pessoa que se diz presidente. Vamos para cima! Chega de dar ouvidos a este presidente desequilibrado e incompetente. Quem está mandando no país é o centrão; Bolsonaro é apenas o bobo da corte.
Claudionei Nascimento (Conselheiro Lafaiete, MG)

O Brasil virou um horror! Este ser das trevas e seus filhos fazem o que bem querem e nada lhes acontece.
Sueli das Graças V. G. Souza (Mogi das Cruzes, SP)


O culpado
"O culpado pela eleição de Bolsonaro é o eleitor" (Hélio Schwartsman, 19/11). Não interessa saber se Lula seria eleito ou não. O fato é que ele foi impedido de disputar a eleição de maneira espúria e antidemocrática, com apoio da grande imprensa e de parte da sociedade.
Marcelo Ribeiro (Belo Horizonte, MG)

Apesar do sofisma, concordo que Dilma foi a principal responsável pelo antipetismo. Sua incompetência e arrogância foram determinantes para a alta rejeição ao partido.
Nilton Silva (Brasília, DF)


Caso de polícia
"Professora da Bahia recebe intimação policial após queixa de aluna sobre conteúdo 'esquerdista'" (Educação, 19/11). Força, professora! A escola está lhe dando apoio. A escola e a maioria das pessoas de bom senso estão ao seu lado. Só quem trabalha em escolas sabe o que estamos passando de uns anos pra cá.
Jô Maria Souza (Araçoiaba da Serrra, SP)

Essa mentalidade bolsonarista —sintetizada pelo guru-astrólogo que gosta de falar palavrão— troca a necessidade de sentar e estudar, de buscar o conhecimento, pela elucubração mental simplória feita de achismos. E as trocas de ideias e os debates são substituídos pela acusação lacradora e terminativa.
Antônio João (Brasília, DF)

No Brasil não há o entendimento claro da função da escola. Ensinam-se as quatro operações matemáticas, mas sem aplicação prática ao cotidiano. Ensina-se a ler, mas não a entender o texto. Age-se como se a escola fosse um depósito de crianças e adolescentes, não um centro de formação de cidadãos. Pergunte a essa aluna e à sua mãe o que é feminismo que se compreenderá o grau de analfabetismo funcional de nossa população.
Diego Mentor (Taperoá, PB)

No meu tempo de estudante não havia esse tipo de conteúdo curricular. Creio que tentar enfiar conteúdos de cunho sociopolítico é uma afronta à inteligência dos alunos, uma imposição ditatorial.

Vicente de Paulo Faria

Piumhi, MG


Ouvi pessoas dizendo que abordar conteúdo "esquerdista" é doutrinação e que antigamente isso não acontecia. Mas e a tal da educação moral e cívica, o que era senão uma clara e afrontosa doutrinação de direita?
Flávia Holanda (Pindamonhangaba, SP)


Doria
Li a entrevista de Doria ("Resistência é normal na política e campanha terá calça apertada e coxinha", Poder, 19/11). A mesma desfaçatez de sempre. Se não fosse a pandemia, o mandato do governador passaria totalmente em branco quanto às obras públicas e à luta pelo social. Reuniu um punhado de apoiadores na Alesp e aí prejudicou terrivelmente as camadas mais baixas do funcionalismo público estadual. Além disso, é ingrato, pois deve sua eleição ao presidente Bolsonaro.
João Pastina Neto (Pereiras, SP)


Conselheiro
Quem, como eu, foi amaldiçoado com uma boa memória, acaba se lembrando de coisas que muita gente gostaria que esquecêssemos. Affonso Celso Pastore é o economista que mais de 30 anos atrás recomendou aos assalariados endividados do falecido Sistema Financeiro da Habitação que fizessem um favor aos seus filhos dando um tiro na cabeça. Com tanta sensibilidade e empatia, tem tudo para suplantar e ofuscar Paulo Guedes no papel de Posto Ipiranga.
Celso Balloti (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.