Descrição de chapéu enem

Leitor comenta o touro em frente à Bolsa de São Paulo

'Covarde charlatão', diz leitora sobre Olavo de Carvalho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bode magro
Ridículo colocar um touro na frente da Bolsa de Valores do Brasil, imitação tupiniquim de Wall Street. Esse touro não simboliza o mercado financeiro brasileiro, muito distante do pujante norte-americano. Para representar nossa atual economia, talvez um bode magro e sedento, equilibrando-se num roto cordão circense. E sempre caindo do patamar de onde estava anteriormente.
José William L. Oliveira (Sorocaba, SP)

Ilustração para carta: "Ridículo colocar o touro na frente da bolsa de valores do Brasil , imitação tupiniquim de Wall Street. Ele não simboliza o mercado financeiro brasileiro. Para representar nossa atual economia , talvez um bode magro e sedento equilibrando-se  num  roto cordão  circense. Sempre caindo do patamar de onde estava anteriormente"
Ilustração de Carolina Daffara para Painel do Leitor - Carolina Daffara

Filas
As imensas filas em frente às agências da Caixa Econômica Federal em busca do auxílio do governo são emblemáticas da trágica realidade de miséria de grande parte de nossa população. Mesmo os que tentam ignorar essa tragédia socioeconômica se deparam com as imagens dessas aglomerações. Os eleitos no próximo pleito precisam dar uma solução a tais fragilidades para evitar uma hecatombe social.
José de Anchieta Nobre de Almeida (Rio de Janeiro, RJ)

Laerte
"Laerte e Cristina Padiglione são agraciadas com o Comunique-se" (Poder, 18/11). Talentosa, corajosa, engajada e dona de fino humor, Laerte me deixa encantada e agradecida. Fiquei muito preocupada quando ficou doente. Ela merece muito mais anos de vida, de cores e emoções. E precisamos de sua lucidez, do seu holofote sempre atento. Parabéns pela recente premiação. E que venha muito mais reconhecimento.
Maria Thereza Salimon (São Paulo, SP)


Enem alinhado
Agora que o Enem está alinhado com o governo do presidente Bolsonaro, os estudantes precisam se preparar para responder a perguntas como esta: "Um parlamentar ganha R$ 30 mil por mês e pode contratar até 100 assessores parlamentares; cada assessor ganha R$ 10 mil por mês, e o parlamentar fica com 90% do salário de cada assessor. No fim do mês, quanto o parlamentar vai receber?".
Mário Barilá Filho (São Paulo, SP)

Charge Laerte publicada na Folha no dia 18 de novembro de 2021. Leva o título ENEM ( com a cara do Governo) Nela uma boiada passa por um portão de ferro ao centro, ao lado direito e esquerdo muros.
Charge Laerte publicada na Folha no dia 18 de novembro de 2021. - Folhapress

Viagens
"Bolsonaro contesta comparação de sua viagem com a de Lula" (Poder, 18/11). De fato, não há a menor possibilidade de comparação. A mediocridade de Bolsonaro deixa-o longe de correlações de alto nível; sua inferioridade moral e intelectual chega a ser digna de pena. A conversa com o dono de offshore citado nos Pandora Papers e o passeio pela feira em Dubai foram os pontos altos da viagem.
Cecília Rangel (Brasília, DF)

Esse presidente tem sérios problemas mentais. Não é possível uma pessoa normal falar tanta mentira e tanta besteira em tão poucas palavras. Parece que ele mora em Marte.

Fernando Ramalho

Brasília, DF



Independentemente do gerente de plantão que tivermos por aqui, o nosso lombo e as nossas florestas já têm o capital e o mercado como donos.
Juarez Salvador de Souza (Rio de Janeiro, RJ)

O "minto", em seu delírio, pensa que está desfilando em trajes reais, mas todos estão vendo que ele está totalmente nu.

Ana Bernardete dos Santos Garcia

São José do Rio Preto, SP


Toda a comitiva poderia ter ficado por lá em troca de seis camelos. Seria o único resultado benéfico ao Brasil.
Nilton Chiaretti (Ribeirão Preto, SP)


Escafedeu-se
"PF intima Olavo de Carvalho, e guru do bolsonarismo deixa Brasil à francesa" (Painel, 18/11). Como todo falastrão aliado a Bolsonaro, também escafedeu-se covardemente para não ser preso. São muito corajosos nas telas, mas na vida real fogem. Espero que a Polícia Federal o encontre.
Vera Queiroz (Rio de Janeiro, RJ)

O que esse ser nefasto chama de "saída à francesa", nós, brasileiros normais e pagadores de impostos, chamamos de fuga. Mais um covarde fugindo; e a PF aplaudindo.
Ivandete Gomes Oliveira (São Raimundo Nonato, PI)

Se fosse um esfomeado na fila do osso teria sido encontrado.

Angela Bueno

Florianópolis, SC


E a investigação sobre ter furado a fila no hospital público? No que deu? Veio se tratar aqui às custas do povo brasileiro. Um covarde charlatão que só aqui, com uma pretensa elite inculta, pode se dar bem.
Maria Looez (São Paulo, SP)

Ele adora o liberalismo dos EUA, mas na hora que fica doente vem se tratar no hospital público brasileiro.
Daniel Buttelli Henrickson (Porto Alegre, RS)


2022
"Aproximação de Lula gera mal-estar entre aliados de Alckmin" (Poder, 18/11). Eu já vejo Geraldo Alckmin saindo fortalecido, posicionando-se como um moderado e aberto ao diálogo, em contraste com o partido do BolsoDoria. Convenhamos, o PSDB está ladeira abaixo desde 2018.
Jonas Almeida (Goiânia, GO)

Alckmin como vice será um golpe certo sobre Lula, que, de resto, sofrerá um golpe parlamentar com ou sem Alckmin —apenas custará mais caro à burguesia nacional; ao povo nem se fala... O país estará em ruínas em 2023. Qualquer um que entrar terá que dar conta da falência promovida por Bolsonaro et caterva.
Evandro Luiz de Carvalho (Rio de Janeiro, RJ)

Frei Betto
Frei Betto fica cegamente defendendo o maior criminoso do Brasil de uma forma grotesca ("Lula e Boulos", Tendências / Debates, 17/11). Como pode, por meio de diversos artigos e livros publicados, demonstrar total desconhecimento da existência de Lula ladrão? Ele só se lembra do "Lulinha paz e amor".
Francisco Azevedo Neto (Belo Horizonte, MG)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.