Leitor comenta sobre Touro de Ouro instalado na Bolsa de Valores

Leitores também comentam fala de Lula sobre comparação entre Ortega e Merkel

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Touro de ouro
As manifestações contrárias à presença da pouco original estátua do touro postada à frente da sede da B3 são legítimas enquanto crítica social, assim como, vandalismo à parte, foi o protesto contra o Borba Gato por sua associação com a escravatura. Mas o que me preocupa mesmo são os moradores de rua, cada vez mais numerosos, espalhados pela cidade e que merecem protestos tão ou mais veementes do que as estátuas.
Luciano Harary (São Paulo, SP)


Ortega x Merkel
"Lula compara Ortega a Merkel e relativiza ditadura na Nicarágua" (Mundo, 22/11). Muito "mau" intencionada a reportagem. Lula disse que ninguém questiona que no parlamentarismo um primeiro ministro pode ficar 16 ou mais anos no poder, mas questiona isso se for no presidencialismo. Ele não defendeu A ou B. Ele estava fazendo uma comparação entre parlamentarismo e presidencialismo.
Leila de Morais (Brasília, DF)

Lula, sinceramente você acha que defender a postura destes ditadores, seja quais forem os motivos, fortalece a esquerda no Brasil? Por causa destes ditadores a esquerda aqui está sempre associada ao que há de pior, e eles têm o modus operandi do Bolsonaro.
Sueli Iossi (Ribeirão Preto, SP)


Supremo e Senado
O STF (Supremo Tribunal Federal) é o poder dos poderes. A sua principal função é respeitar e punir quem desrespeitar a Carta Magna, mas atropela a Constituição sob o olhar complacente do Senado que, constitucionalmente, é o único órgão que pode punir o STF. Curiosamente existem processos parados no STF contra senadores. Parece até troca de gentilezas.
Humberto Schuwartz Soares (Vila Velha, ES)


Joel Pinheiro da Fonseca
"Lula e PT não conseguem defender a democracia" (22/11). Possível é, caro Joel, no entanto, extremamente improvável visto que nos 15 anos de centro-esquerda no poder não houve um milímetro de retrocesso democrático. Mas bastou míseros 34 meses de governo da extrema-direita para uma grande esculhambação institucional.
Karina Kanazawa Rienzo (São Paulo, SP)


Guilherme Boulos
"PSDB: sem rumo nem aplicativo" (Opinião, 23/11). Os governantes do PSDB foram escolhidos pela maioria da população sete vezes seguidas, em eleições livres e diretas para governar SP. Guilherme Boulos sabe que não há estado no Brasil que tenha mais obras sociais e de infraestrutura do que as construídas pelo PSDB em São Paulo, mas como tem desprezo à democracia e verdadeira admiração por regimes ditatoriais como Cuba e Venezuela, não aceita que a vontade popular demonstrada nas urnas continue construindo o progresso de São Paulo.
Marco Vinholi, presidente Estadual do PSDB-SP


Prévias PSDB
Quem será que quer "melar" a votação das prévias eleitorais do PSDB? Quem lucra com isto?
Tania Tavares (São Paulo, SP)


Ciro Nogueira
"Mãe de Ciro Nogueira abastece avião com verba do Senado em locais de agenda do filho" (Poder, 23/11). Eita mamãe mamata! O Piauí é pouco, né?
Jurema Nordeste (Guará, DF)

Está passando da hora de serem revistos os privilégios que a classe política tem em todas as esferas de governo. Basta de desrespeito aos contribuintes, particularmente com as classes menos favorecidas.

Maria Aparecida Araújo Pinto Pinto

Campinas, SP


Paulo Guedes
"Guedes admite que offshore foi usada para escapar de impostos nos Estados Unidos" (Mercado, 23/11). Pessoas sem nenhum escrúpulo ditam os destinos da nossa nação. Continuam, apesar de todas as provas de corrupção, nos comandando e lucrando em cima da miséria de milhões de brasileiros. Guedes não tem vergonha alguma de lucrar e sonegar em cima do Brasil.
Bianca Moreira (Brasília, DF)


Natal em Joinville
"Calçada cede e 33 pessoas caem em tubulação de rio em Joinville (SC)" (Cotidiano, 23/11). Quando uma imagem diz tudo: saneamento básico não aparece, mais uma obra já nasceu fadada a não cumprir o seu fim, a festa continua para alguns, enquanto ao povo sobra o esgoto. Triste Brasil e solidariedade ao povo de Joinville.
Fabiana Z (Belo Horizonte, MG)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.