Leitora comenta os 5 milhões de mortos pela Covid

'Os grandes gênios não morrem, viram estrelas', diz leitora sobre Nelson Freire

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

5 milhões de mortos
Vocês realmente acreditam que foram 5 milhões ("Mundo atinge 5 milhões de mortes por Covid", Mundo, 2/11)? Quantos países nem testaram a população. Quantos milhões talvez de pessoas morreram sem serem testadas? Ou morreram em suas casas sem atendimento? Índia, Rússia, China e o próprio Brasil omitiram mortes. Daqui a algumas décadas teremos a confirmação de que esse número foi muito maior.
Cecilia Gomes (São Paulo, SP)

Petrobras

"Bolsonaro quer usar dividendos da Petrobras para reduzir preço do diesel" (Mercado, 2/11). Calado é um poeta.

Jane Santos

Rio de Janeiro, RJ


Segundo Bolsonaro: "Essa semana vai ser um jogo pesado com a Petrobras. Eu indico o presidente, passa pelo conselho, e tudo de ruim que acontece lá cai no meu colo. O que é de bom, nada cai no meu colo". Nada de bom cai no colo, presidente. O que é bom resulta de muito trabalho, esforço e dedicação, tarefas das quais ele foge como o diabo foge da cruz.
Roberto Gomes (São Carlos, SP)

Só privatização e plena concorrência trarão preços dos combustíveis para níveis suportáveis pela população. Como ocorreu com a telefonia.

Colombo Melo

Aracaju, SE

Briga internacional
O prefeito e as autoridades da cidade de Pádua deveriam se envergonhar de tratar uma manifestação normal com escudos, cassetetes e bombas de gás lacrimogêneo ("Manifestantes anti-Bolsonaro e polícia entram em confronto em Pádua", Mundo). O povo tem o direito de se manifestar contra o fascismo, especialmente o povo italiano.
Marina Gutierrez (Sertãozinho, SP)

Por onde Bolsonaro passa deixa um rastro de confusão. O que ele está fazendo pelo Brasil? Esqueci: turismo com o dinheiro do povo.

Ieda Nascimento de Oliveira

São Paulo, SP


Muitos cidadãos, bem pagos com o nosso dinheiro, sempre organizam as viagens de Bolsonaro. Penso que isso inclui os apoiadores. Uma senhora de São Paulo até organiza excursão para apoiar Bolsonaro.
Marlete Leite (Vitória, ES)


Colunista
Concordei com a coluna de Carolina Rochamonte ("Homofobia ou opinião?", 1º/11), até o penúltimo parágrafo. Mas o desfecho reproduziu a farsa da "teoria dos dois demônios". Escrever que a direita homofóbica e a esquerda que critica a homofobia "se retroalimentam" é um grande equívoco. Como se escravocratas e abolicionistas fossem só dois lados da mesma moeda. O mesmo vale para bolsonaristas e lulistas? Se não foi equívoco, terá sido má-fé. Quero apostar na primeira hipótese.
Maria Rita Kehl, psicanalista e escritor (São Paulo, SP)


Nelson Freire
Os grandes gênios não morrem, viram estrelas no céu ("Morre Nelson Freire, um dos maiores pianistas do mundo", 1º/11). Nelson Freire é mais uma estrela no firmamento.
Maria José de Carvalho (Recife, PE)

Meta para 2030?
A base deste desgoverno é a mentira mais deslavada que possa existir ("Brasil anuncia meta de reduzir em 50% a emissão de gases poluentes até 2030", Ambiente, 2/11). Só se o tal ministro já está contando com o governo que assumirá em 2023 e reconhece por antecipação ou visão de futuro que será uma pessoa progressista, democrática, preocupada com a proteção social e do meio ambiente. Caso contrário, não será neste mandato que começariam a cumprir tal promessa fajuta.
Maria Irene de Freitas (Rio de Janeiro, RJ)

Palavras ao vento não impedirão que furiosos ventos criem tempestades de poeira, causadas por mal uso do solo, desmatamento e queimadas. As principais fontes de emissão de gases de efeito estufa são o desmatamento e as queimadas, além da degradação contínua das florestas pela extração de madeira. Quais serão as ações concretas? Desgoverno só mente, somente.
Diego Milleo Bueno (Boa Vista, RR)

O agro tem sede de dinheiro. Olho maior que a cara!

Elisabeth Beraldo Faria

Mogi das Cruzes, SP

Portaria e vacina
"Em meio a demissões em SP, governo Bolsonaro faz portaria que proíbe cortes por falta de vacina" (Painel, 2º/11). Para agradar ao dono, o cara quer que as pessoas morram? Todos têm direito à vida, e permitir que as pessoas não vacinadas coloquem a vida dos colegas de trabalho em risco não é ser contra a discriminação, mas contra o direito à vida.
Sueli das Graças V. G. Souza (Mogi das Cruzes, SP)

Não basta o Bolsonaro querer legislar por medidas provisórias, agora o Onyx Lorenzoni quer fazer o mesmo por uma reles portaria?

Claudia Roveri

Blumenau, SC

Deixa-a entrar?
O Brasil é o próprio tchan ("Ex-bailarina do É o Tchan tem ascensão meteórica na Polícia Rodoviária Federal e incomoda colegas", Painel, 1º/11)!
Maria Aparecida Bilck (Florianópolis, SC)

Aff, mais uma bolsomina de plantão! Estamos vivendo uma espécie de cegueira coletiva.

Geísa Chagas

Fortaleza, CE


Realmente é atípico que servidor em estágio probatório ocupe posição de chefia, mas é possível, sim.
Antonio Mateos (Santos, SP)


Plano Diretor
Ao ler os artigos no Tendências/Debates (30/10, sobre se a verticalização estimulada pelo Plano Diretor é ou não benéfica para a cidade de São Paulo), me senti muito respeitada como cidadã pela abordagem inteligente de Ivan Maglio ("Avanço predatório"), que não pretendeu colocar a cidade toda em um liquidificador para transformá-la em uma massa homogênea e cinzenta de prédios. Fico me perguntando: a quem interessa isso?
Beatriz Aguiar Panzoldo (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.