Leitoras lamentam morte de Nelson Freire

Leitor critica 'arroubos' da Operação Lava Jato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nelson Freire
"Morre Nelson Freire, um dos maiores pianistas do mundo, aos 77, no Rio de Janeiro" (Ilustrada,1°/11). A pessoa mais perto de um Prêmio Nobel que o Brasil já teve.
Isabel de Miranda Santos (Ribeirão Preto, SP)

Nelson Freire durante apresentação em Cannes (França), em 2005 - Pascal Guyot/AFP

Lá se vai mais um gênio do Brasil. Ficamos mais pobre neste país à deriva.... A cultura chora, mais uma vez.
Maria Auxiliadora Debs (Rio de Janeiro, RJ)


Operação e ocultação
"Sob desgaste, Lava Jato agora oculta seu nome em fases da operação" (Poder, 1º/11). A Lava Jato foi uma boa ideia no início, mas os arroubos e as arbitrariedades, sem falar na própria corrupção em seu meio, foram alguns dos responsáveis pela destruição do país.
Valdeci Gomes (Guarabira, PB)


Após o suicídio de Luiz Carlos Cancellier, sua família denunciou no Ministério da Justiça os abusos e irregularidades cometidos pela operação, o que levou à instauração de sindicância contra a delegada Erika Marena. A Folha questionou a Polícia Federal sobre a falta de provas contra o reitor nas mais de 800 páginas do relatório final. A resposta foi vergonhosa. A polícia se limitou a dizer que a investigação foi encerrada pela corporação e agora está sob análise do Ministério Público Federal. Simples assim.
Elisa S. Aguiar (Cachoeira do Sul, RS)

Está assim: os criminosos ganham luzes e se gabam de seus crimes, alegremente soltos. A PF se disfarça, o Ministério Público muda o nome das operações, agem na sombra para não se tornarem vítimas de acusações e calúnias vindas dos criminosos. Aonde chegamos.
Carlos Guimarães (Curitiba, PR)


Jornalistas agredidos
Essas agressões não constam como crimes na Itália ("Jornalistas são agredidos e tumulto fere apoiadores em caminhada de Bolsonaro", Mundo, 1º/11)? Por que não foram denunciadas à polícia? Os seguranças deveriam ser presos e responder por seus atos na Justiça italiana.
Emile Myburgh (São Paulo, SP)


Não se sabe o que é pior: se a homofobia ou a imprensofobia. Esse ódio excessivo e aterrorizante pela imprensa que o ajudou a se eleger será determinante para sua derrota na próxima eleição. Não há como ser mais idiota!
Hélio Cardoso (Mirassol, SP)


Coisa de filme?
Até consigo acreditar que o pai foi motivado pelo desejo de vingar a morte do filho, mas não justifica se associar a partições de ações criminosas ("Pai de menino de Belford entra em facção para se vingar e é preso", Cotidiano, 1º/11). Tiroteio? Nunca! Vingar a morte do filho matando outros? Isso é barbárie! Que se cobrem da polícia investigações mais ágeis.
Maria Silva (Rio de Janeiro, RJ)

O "desaparecimento" é muito conveniente para esses donos de favelas. Eles têm até cemitérios. Enquanto estiverem procurando a pessoa, o crime vai ficando insolúvel.
Josué de Oliveira (Rio de Janeiro, RJ)


Novo cangaço
Parafraseando H. Hesse: toda vida humana é uma experiência única do Criador —só Ele tem o direito de dispor sobre ela. Mas parafraseando Geraldo Vandré: "Se alguém tem que morrer, que seja pra melhorar". Não me parece que os 25 mortos estivessem tentando melhorar alguma coisa ("Operação policial contra ‘novo cangaço’ deixa 25 mortos no sul de Minas Gerais", Cotidiano, 1º/11).
Nelson Carlos Antunes (Olímpia, SP)

Cheira queima de arquivo. Operação com todos os bad guys mortos... e calados para sempre. A quem interessa?

Luciano Neder Serafini

Ribeirão Preto, SP

À la carte
É um erro governamental tentar estimular o comércio, a indústria, a agropecuária e o setor de serviços através de financiamentos nos moldes do Pronampe ou qualquer outro ("Setor de restaurantes prevê alta da inadimplência e crise no Pronampe", Painel S.A., 1º/11). As empresas não conseguem, pois falta receita e não há consumo mais no Brasil. Daí melhor seria criar esse consumo via redução da carga tributária e políticas de geração de emprego e renda. Mas aqui não existe esse objetivo, só disputa de poder.
Antonio Pimentel Pereira (Governador Mangabeira, BA)

Velocidade da internet
Tudo está abaixo da média. Menos os índices relacionados a pobreza, violência e doenças ("Velocidade de internet no Brasil está abaixo da média e expõe desigualdade", Mercado, 1º/11).
Flávia Fonseca (São Paulo, SP)

Mas o que mesmo anda funcionando decentemente no Brasil?

José Luis Bombonatti

Assis, SP

A torcida voltou?
Além do absurdo episódio do goleiro Aranha, que não caiu no esquecimento, mais uma vez um torcedor do Grêmio pratica ato racista ("Torcedores do Grêmio invadem campo após vitória do Palmeiras no Brasileiro", Esporte, 1º/11). A punição tem que ser severa e exemplar. Um clube da grandeza do Grêmio, que teve muitos negros entre seus fundadores, não merece passar esse vexame nacional. Racismo é crime. Que a lei prevaleça!
José Walter da Mota Matos (Pouso Alegre, MG)

Torcedores do Grêmio invadem o campo no jogo contra o Palmeiras - Raul Pereira/AFP

Colunista
Muito tocante, Bia ("O tempo passa e o cabelo cresce, mas como dar uma má notícia a uma criança?", Bia Braune, Ilustrada, 1º/11)! Você pode não ter mão para cortar cabelo e desenhar estrelas, mas seu texto mexe com a gente! Eu me senti como se o Odemar fosse um velho conhecido.
Marco Antonio Zanfra (Florianópolis, SC)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.