Leitores comentam reportagem sobre combate às drogas

'É um inferno este governo', diz leitor de Recife

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Drogas
A reportagem "Brasil tem a pior política de drogas do mundo" (Mundo, 8/11) mostra uma realidade que nós já sabíamos havia muito tempo. Apesar de os critérios envolvidos na pesquisa focarem mais na repressão do que nos aspectos sanitários, vimos que não fazemos bem nem uma coisa nem outra. Estamos longe de estabelecer uma política que nos aproxime das melhores práticas adotadas por países do primeiro mundo.
José Elias Aiex Neto, psiquiatra, presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Foz do Iguaçu, PR)


O Brasil ficou em último lugar no ranking de política de drogas. Mas com certeza ficaria entre os primeiros no ranking de "droga de políticos". Vamos trocar todo o quadro de políticos.
Antonio Carlos Rossatti Schimitd (São Paulo, SP)

Dupla honraria
Os colegas cientistas que renunciaram à Ordem Nacional do Mérito Científico têm agora dupla honraria. Continuam valorosos pelo trabalho que realizam, além de manifestar profunda dignidade ao não aceitar as medidas fascistas do desgoverno atual. Saibam que, mesmo sem a medalha física, vossos peitos e caracteres estão cheios de glória ("Cientistas fazem renúncia coletiva de medalha entregue por Bolsonaro", Ciência, 6/11)
Adilson Roberto Gonçalves, pesquisador da Unesp (Campinas, SP)

Sem fiscalização
"Governo Bolsonaro desvia verba para fundos e esvazia fiscalização trabalhista" (Mercado, 8/11). É um inferno este governo.
Maria Viana (Recife, PE)

Quem disse que o Brasil não pode piorar?

Stanilaw Calandreli

Ribeirão Preto, SP


E o desmonte continua. Até o final não sobrará pedra sobre pedra. A incompetência e a má-fé do desgoverno não têm limite. O pior governo de todos os tempos. Tem todos os defeitos dos outros e muito mais.
Jane Santos (Rio de Janeiro, RJ)

Este é o pior presidente que o país e a população já tiveram. Não adianta reclamar deste desgoverno, mas ainda dá tempo de tirá-lo do poder.

Maria Esterlita Tavares José

São Paulo, SP

Moro
Sérgio Moro aceitou ser ministro da Justiça de um elemento que defende reiteradamente o AI-5 como instrumento de poder. Precisa dizer mais?
José Marcos Thalenberg (São Paulo, SP)

A Folha está desesperada para encontrar quem salve a terceira via. Na reportagem "Moro é cobrado a apresentar programa liberal na economia" (Poder, 8/11), dá gás à candidatura de mais um aventureiro, completo ignorante sobre os problemas brasileiros e que só aprofundaria a nossa miséria. O jornal minimiza os crimes funcionais de Moro na Operação Lava Jato.
Dagmar Zibas (São Paulo, SP)


Sem teto
A decisão da ministra Rosa Weber já está causando murmurinho entre seus pares do STF. Catarina Rochamonte, na coluna "A ditadura de Lira, a PEC e a Rosa" (Opinião, 8/11), sugere que, em vez de furar o teto, sejam cortados os privilégios dos três Poderes. É aqui que está a afinidade entre esses três Poderes: jamais cortar seus privilégios.
Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)

A imprensa está preocupada com a votação da PEC do Calote? Mas não é assim que trabalha esse Congresso incompetente e venal? Naquela casa só se aprova o que interessa a seus membros. Vejam a rapidez com que o Fundo Eleitoral foi votado. Mas as reformas administrativa e tributária ficam no papel.
Izabel Avallone (São Paulo, SP)

A dicotomia "aprovar o calote ou dar dinheiro a famintos" não é apenas falsa, é malandra e ofende o povo.

Luiz Oliveira

São Paulo, SP


Se as emendas parlamentares fossem produtivas, o Brasil seria o país mais desenvolvido do mundo. Se o agronegócio fosse bom, o Brasil seria o país mais rico do mundo. O Brasil estaria muito melhor se banisse as emendas parlamentares e se o preservasse seu meio ambiente, impedindo o crescimento insustentável do agronegócio.
Mário Barilá Filho (São Paulo, SP)

Lula-Alckmin
"Chapa Lula/Alckmin seria boa ideia, talvez boa demais para o Brasil de 2018" (Celso Rocha de Baros, Poder, 8/11). Sempre acreditei em Alckmin, mas unir-se ao ladrão dos ladrões? É triste.
Alexandra Cristina Bobbio (São Paulo, SP)

Só fazendo mágica para isso acontecer. Ilusão pura.

Galdino Formiga

São Caetano do Sul, SP


Acertadamente, o colunista propõe junção de estilos, espíritos, histórias de vida e inteligências para trazer à luz a parca temperança destes tempos brutos. Um belo exercício de "utopia possível".
Cristiano Kock Vitta (Limeira, SP)

Se é para sonhar, que sonhemos alto: chapa Lu-Lu, Luiz Inácio e Luiza Trajano. Aí, sim, será bola para a frente!

Antonio Carlos Orselli

Araraquara, SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.