Leitores comentam texto de Gustavo Alonso sobre tribunal digital

Verba eleitoral, Covid e F1 suscitam mensagens ao jornal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Verba eleitoral
A politicagem faz a farra com o dinheiro do contribuinte ("Verba de negociação política pode cair a menos de metade em ano eleitoral", Poder, 13/11)!
Elilio de Faria Matos Júnior (Vargem Bonita, MG)


Ciência
Nossa, impressionante ("Pesquisa com novo remédio traz esperança de cura da paralisia", Saúde, 13/11)! Para encher o coração da gente de esperança de mais estudos para o tratamento de pessoas com paralisias diversas.
Karin Correa Foggiato (Curitiba, PR)


Às voltas com a Covid
Então, a vacina não imuniza ("Holanda é 1º país da Europa ocidental a retomar restrições para frear novo avanço da Covid", Mundo, 13/11)?
Zé Silva (Porto Alegre, RS)

É tão bacana ver comentário como "vacina não imuniza", sem qualquer amparo ou fundamento. Mostra como somos subdesenvolvidos e completamente apáticos à educação básica. Vacina é para evitar gravidade dos casos, internação e mortes, mas é preciso aceitá-la e, até depois, conviver com cautelas sanitárias mínimas. Aguardemos nosso Carnaval.
Vitor Luis Aidar Santos (Jaboticabal, SP)

Policiais tentam conter manifestantes que protestavam contra a retomada de restrições ao comércio na Holanda - Jeroen Jumelet/AFP

COP26
("Países manobram na COP26 para aprovar documento contra crise do clima", Ambiente, 13/12). Como é difícil acordos em benefício da humanidade.
Maria Rosa Jesus (São Paulo, SP)

Pessoas da minha geração —tenho 72 anos— perdemos a oportunidade de criar um mundo melhor para nossos filhos e netos ("Conheça a ativista que desviou holofotes de Greta nesta COP26", Ambiente,
13/11).

Como eterno sonhador tenho mais que apoiar esses jovens ativistas. Os velhos dirigentes do mundo, gordos de tanto roubar, devem finalmente ser derrotados por esses jovens visionários. Eles vão fazer o mundo que sonhamos e não tivemos a visão ou a coragem de construir. Viva a juventude!
Ricardo A. Schmitman (São Paulo, SP)

O texto não deveria colocar as duas mulheres como se houvesse competição. Em vez de dizer que uma "desviou" holofotes da outra, diga que mais uma ativista foi ouvida.
Solange Aparecida Bispo dos Santos (Ribeirão Preto, SP)

Colunista
Os projetos de autoria do STJ e que passaram rapidinho pela Câmara e Senado, aumentando em 50% o contingente do Judiciário, sem uma ampla discussão de sua real necessidade, mostram claramente o espírito de Casa Grande e Senzala que ainda permeia a sociedade brasileira ("Bolsonaro aparelha o Judiciário", Opinião, Cristina Serra, 13/11).
Maria Elza Sigrist (Campinas, SP)

Gostaria de entender Cristina Serra, que diz que Bolsonaro preencherá cargos no Judiciário com lacaios da pior espécie. Quem são eles? Os nomeados por Lula e Dilma também não aparelharam o Judiciário com o que havia de pior? Seja mais objetiva e menos partidária.
Mário Benoni C. de Souza (Brasília, DF)

Cancelamento
O texto do Gustavo Alonso sobre Marília Mendonça é muito bom ("Tribunal digital", Ilustrada, 14/11). A polêmica se estabeleceu, em grande parte, por um punhado de feministas lacradoras, que retiraram frases do contexto para, num oportunismo reprovável, ganhar audiência.
Manola Dias (São Paulo, SP)

Li o primeiro texto e entendi o que o autor quis dizer. É o mercado que valoriza a magreza. Mas achei o texto mal escrito. Se as pessoas não souberam interpretar, o texto não foi claro. Se o autor se expressasse com mais clareza, teria evitado interpretações equivocadas.
Virgínia Oliveira (Sorocaba, SP)



Publicação de Manuela d'Ávila com o rosto do colunista Gustavo Alonso, que tem uma tarja sobre os olhos e, abaixo, os dizeres "autor de coluna da Folha faz marketing diante da repercussão do machismo e misoginia contra Marília Mendonça".
Publicação de Manuela d'Ávila em seu Instagram com o rosto do colunista Gustavo Alonso - Instagram/Manuela d'Ávila

Belos textos. Li o primeiro e não vi misoginia —eu estudo gênero. Após a polêmica, reli e fiquei em dúvida. Depois, achei de novo que não havia misoginia. O segundo traz o que me incomoda: a prática do cancelamento, da exclusão, do não se poder dizer. Por ela, discordância deve ficar guardada, e sabe-se lá quando vai aparecer e de que forma.
Renata do Vale Elias (Guaxupé, MG)

Li e adorei. Horas depois, vi print de parte do texto no Twitter distorcendo o que foi dito. Escrevi: "Mas ele não estava se referindo a opinião pessoal dele, e sim falando como o mercado sertanejo vê as mulheres". Também fui linchada, por ter lido o texto todo e ter aprendido interpretação de texto na escola.
Mariele Parteli Florencio (São Paulo, SP)

Acidente na estrada
Famílias das vítimas poderiam contratar um bom advogado e verificar irregularidades do ônibus, da estrada etc ("Ônibus tomba em rodovia de SP e deixa ao menos seis pessoas mortas", Cotidiano, 14/11).
Gilberto Schoncer (Barueri, SP)

F1
A imprensa tem despeito pelo Hamilton ("Verstappen e Hamilton querem algo em comum na F1, mas não fora dela", Esporte, 14/11). Hamilton é ícone, Verstappen é só Verstappen. Quando Hamilton ganha, foi por conta do carro da Mercedes; se é Verstappen, é por seu talento. Temos que combater o racismo que existe em nós.
Fabiano Oliveira (Florianópolis, SC)

Flow
Critiquei muito Humberto Eco quando disse que a internet deu voz a uma legião de idiotas ("Lacradores se comportam como fascistas, diz Monark, do Flow", Mônica Bergamo, 14/11). Hoje peço desculpas ao falecido escritor e entendo por que nossa juventude está idiotizada.
Ricardo Sá Miranda (Natal, RN)

Nunca ouvi, mas o princípio de liberdade de expressão que eles defendem está correto. Mas os patrocinadores também têm a liberdade de patrocinar ou não...
José Cardoso (Rio de Janeiro, RJ)

Sobre trilhos
Haverá incentivo para atração de fabricantes de locomotivas (filé dos insumos) de alto rendimento e baixa emissão de gases ("Novo marco ferroviário tem enxurrada de projetos e pode gerar R$ 342 bilhões em negócios", Mercado, 14/11)?
Jose Ivo Santos Filho (Rio de Janeiro, RJ)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.