Descrição de chapéu Dia da Consciência Negra

Que autores negros você indicaria para alguém? Compartilhe com a Folha

Dicas serão divulgadas no Dia da Consciência Negra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lauro de Freitas (BA)

Todo 20 de novembro é Dia da Consciência Negra no Brasil. A data referencia a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares e foi instituída pelo governo Dilma em 2011 como forma de celebrar a história e a cultura afro-brasileira nas escolas.

Na prática, o feriado tem sido tomado pelos movimentos negros como o mais importante momento de protesto contra o racismo e os efeitos da desigualdade racial no país — e também como uma janela de reflexão sobre produções de artistas e intelectuais negros, por exemplo na literatura.

Até hoje, apenas quatro pessoas negras foram laureadas com o prêmio Nobel da área, maior reconhecimento possível a um escritor vivo, em 120 anos da premiação. O mais recente foi o tanzaniano Abdulrazak Gurnah, 73, que tem uma obra dedicada à experiência do colonialismo. Nenhum de seus livros, entretanto, foi traduzido no Brasil.

Nesse contexto, a Folha gostaria de saber: que autores negros você indicaria para alguém? Há alguma obra marcante que queira recomendar? Conte-nos neste formulário. Não há restrições de nacionalidade e as obras podem ter sido escritas em qualquer língua e pertencer a qualquer gênero literário. Publicaremos uma seleção com algumas sugestões no próximo dia 20.

Obrigado a todos e todas por mais uma interação!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.