Você é ou já foi voluntário? Conte para a Folha sua experiência mais marcante

Depoimentos serão publicados no Dia Internacional do Voluntário, em 5 de dezembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lauro de Freitas (BA)

Desde 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra em 5 de dezembro o Dia Internacional do Voluntário. A data busca estimular atividades de voluntariado em todo o mundo, assim como ajudar os países a atingirem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que envolvem metas como erradicação da fome e redução de desigualdades.

Segundo a legislação brasileira, esse tipo de atividade é sempre não remunerada e prestada por pessoa física a entidades públicas e privadas, com objetivos cívicos. Em seu último levantamento, de 2018, o IBGE apontou que 7,2 milhões de brasileiros praticavam algum tipo de voluntariado.

Com a pandemia, ações dessa natureza ganharam maior escala e urgência em todo o mundo, com o objetivo principal de mitigar os efeitos sociais e econômicos da crise sobre as populações mais vulneráveis. No Brasil, por exemplo, após rápida mobilização de organizações da sociedade civil, o volume de doações para combate à crise bateu recorde, ultrapassando os R$ 7 bilhões em março de 2021.

O prêmio Empreendedor Social, da Folha, tem dado visibilidade a essas iniciativas de impacto social.

E você, caro(a) leitor (a), é ou já foi voluntário de alguma iniciativa? Qual foi a sua experiência mais marcante? Conte para a Folha neste formulário. Uma seleção dos depoimentos será publicada no dia 5 de dezembro.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.