Leitor critica churrasco feito com verba de combate à Covid

Ignácio de Loyola Brandão elogia colunas de Antonio Prata

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Churrasco e Covid
Considerando a vilania das Forças Armadas, que em plena pandemia usam verba da Covid com filé mignon e picanha, não é exagero supor que para vencê-las em uma guerra bastaria que o inimigo subornasse seu generalato com um suculento churrasco. O Brasil seria invadido e tomado sem o disparo de nenhum tiro e a única fumaça que se veria seria a da carne assando.
Túllio Marco Soares Carvalho (Belo Horizonte, MG)

Charge de Iotti sobre churrasco feito com verbas da Covid - Iotti

Vacina para crianças
É espantoso que o leitor Colombo Melo ainda acredite que as vacinas para crianças são experimentais e que quem errou no combate à pandemia foram os governadores. O uso das vacinas foi liberado pela Anvisa e elas estão sendo utilizadas já em diversos países. O STF nunca proibiu o governo federal de agir em prol da saúde pública, mas, diante de sua inação, autorizou os estados a tomarem as medidas necessárias recomendadas pelos cientistas.
Sérgio Guedes da Fonseca Neto (Araraquara, SP)


Motociatas
Motociatas visam satisfazer o interesse pessoal e político do presidente. A reportagem "Motociatas de Bolsonaro já custaram ao menos R$ 5 milhões aos cofres públicos" (Poder, 26/12) mostra um dado espantoso de gasto do dinheiro público. Num país onde se passa fome, Bolsonaro deixa de cumprir com suas obrigações e gasta dinheiro público abertamente, certo da impunidade.
José William L. Oliveira (Sorocaba, SP)

Coragem
Após ler a coluna de Catarina Rochamonte desta segunda-feira (27/12), fiz questão de, pela primeira vez, escrever para a Folha. Quero parabenizá-la pela excelência do texto, por seu conteúdo verdadeiro e pela coragem da articulista em se expor. Tudo o que ali está dito é a pura verdade, escancarada, mas que a mídia em geral não aborda por motivos que aqui não importam.
Clídio Carvalho (São Paulo, SP)

É difícil entender o fato de a Folha manter em sua equipe de colunistas alguém como Catarina Rochamonte. Suas colunas, sem exceção, não só destoam dos demais colunistas que ali escrevem como parecem ter, como única missão profissional, a de denegrir a imagem de Lula e de todos os que o apoiam.
Álvaro P. Crósta (Campinas, SP)

Antológica a crônica de Catarina Rochamonte na Folha de ontem ("Lula e o manto da impunidade"). Disseca, a bisturi, a insidiosa união de forças políticas, empresariais e judiciais para desidratar a Lava Jato e reanimar a corrupção endêmica que castiga o nosso país.
José Dalai Rocha (Belo Horizonte, MG)


Desmond Tutu
Tal qual Nelson Mandela, também Desmond Tutu foi um incansável e corajoso defensor de causas legítimas e justas da humanidade, como a luta antiapartheid em seu país e a luta palestina contra a opressão e a ocupação ilegal de seus territórios por Israel, algo que já dura quase 55 anos. Descanse em paz!
Mauro Fadul Kurban (São Paulo, SP)



Disse tudo
Ruy Castro disse tudo ("Em busca do tempo perdido", Opinião, 27/12). Entende do por dentro de gente! Já não dá mesmo para brasileiro ser feliz, nem em pensamento. Tudo indica que já passa muito da hora de não tolerá-la mais e nos livrarmos dessa "intolerável atualidade brasileira" (IAB) a que ele se refere. Um "Fora, IAB!", imediatamente, seria o maior presente de todos os tempos que os brasileiros poderiam se dar. E o mundo agradeceria.
Rute Bevilaqua (São Paulo, SP)


Esquerdas
Após os impecáveis textos de Breno Altman ("O fracasso do mundo pós-soviético") e de Vladimir Safatle ("Há um nome específico para o Chile de hoje: história"), ler o editorial "A sombra soviética" é constatar como o jornal é tendencioso. Não suporta os "esquerdistas" e desconhece a decadência do neoliberalismo do sistema capitalista, que produz concentração de renda e de riqueza, abusa da mão de obra barata e não dá aos cidadãos condições de suprir suas necessidades elementares.
Anete Araújo Guedes (Belo Horizonte, MG)


Um só rosto
Antonio Prata nada de braçada com cronistas clássicos como Antonio Maria, Sérgio Porto, Rubem Braga, Fernando Sabino, Humberto Werneck. Com seu texto "Harmonização facial, social, global" (Cotidiano, 26/12), mostra um futuro em que as pessoas terão um rosto só, sendo que não mais reconheceremos ninguém. Em poucas linhas, descreveu a tenebrosa distopia do que está vindo. Horror pior do que Bolsonaro. Se é que isso é possível.
Ignácio de Loyola Brandão (São Paulo, SP)

Ilustração de uma pessoa de perfil com cabelos curtos vestindo terno, camisa e gravata com uma palavra escrita no fundo da imagem. A composição da ilustração foi dividida em pedaços e colada de outra maneira, fazendo com que os pedaços fiquem juntos em outra ordem.
Ilustração de Adams Carvalho para a coluna de Antonio Prata de 26.dez.2021 - Adams Carvalho

Jornal Agora
O jornal Agora está fazendo muita falta no estado de São Paulo. Eu era leitor do Diário Popular e adorava ler um jornal que ia direto ao assunto. Então veio o Agora, muito bom com os textos resumidos e diretos. A Folha de S.Paulo não tem a mesma dinâmica de leitura rápida. É muito triste ver um jornal morrer assim. E lembro que a Folha tem de colocar o horóscopo diário.
Giovani Falcone (São Caetano do Sul, SP)


Boas Festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas festas recebidos de Yang Wanming, embaixador da República Popular da China (Brasília, DF), Alexandre Formisano, chefe da delegação regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai (São Paulo, SP), Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG), Marcelo Zimet e Patrick Sabatier, L'Oréal Brasil (São Paulo), Paulo Sérgio Arisi e Carlos Iotti (Porto Alegre, RS) e Jairo Geraldo Guimarães, advogado (São Paulo, SP).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.