Leitor pede punição para quem destrói meio ambiente

Eleição no Chile e entrevista de Monica Seixas estão entre os assuntos comentados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pantanal ameaçado
Sem dúvida essa tragédia do Pantanal foi demais ("Pantanal está em risco por danos dos incêndios de 2020 e 3º ano de seca", Ambiente, 20/12). Quanta flora e fauna destruídas, e os responsáveis impunes. Os crimes contra o meio ambiente precisam serem investigados, e os culpados, punidos!
Agricio de Jesus Silveira (Salto de Pirapora, SP)

Jacaré morto em lagoa seca na fazenda Santa Tereza, na região da Serra do Amolar, no Pantanal
Jacaré morto em lagoa seca na fazenda Santa Tereza, na região da Serra do Amolar, no Pantanal - Lalo de Almeida - 7.ago.2021/Folhapress

General no TSE
Por maior que seja a benevolência, por maior que seja a tolerância, é impossível deixar de questionar a indicação do general para o cargo no TSE, como faz o colunista ("Por que tem um general no TSE?", Celso Rocha de Barros, 20/12). Essa tentativa de apaziguar os ânimos levada a cabo por ministros de STF acrescenta um ponto negativo ao histórico do órgão, que dá mostras de submissão pacificadora. Ao tentar mostrar que há alguém de confiança para garantir os resultados da eleição, deixa clara a fragilidade da democracia no terrível governo de Bolsonaro.
Sylvia Alves Corrêa (Cuiabá, MT)

Da mesma forma, há um monte de "idiotônicos" formados em direito. Por acaso a pessoa é segregada devido à roupa ou à profissão?
Claudio Belodi (Jaboticabal, SP)


Chile
A América Latina voltando com as pessoas/políticos que se preocupam com proteção social, soberania, com educação e saúde para todos ("Chile elege esquerdista Gabriel Boric à Presidência, em revés de pinochetista", Mundo, 20/12). Fui ao Chile em 2019, e o que encontrei de graduados dirigindo uber, pessoas voltando a trabalhar porque a aposentadoria não cobria custo de vida, educação quase totalmente privada etc. Aguardemos os próximos atos. A próxima reviravolta será, espero, no Brasil.
Maria Irene de Freitas (Rio de Janeiro, RJ)

Que esse jovem tenha a sabedoria para conduzir a transição do Chile para uma social democracia. Reformas distributivas e justiça social.
Jose Carlos Toledo (Ribeirão Preto, SP)


Monica Seixas
Sua força e coragem são alimentos de esperançar. Se cuide e fique bem ("Deputada que se licenciou por saúde mental diz que seu adoecimento é político", Entrevista da 2ª, 20/12)!
Marluce Martins de Aguiar (Vitória, ES)

A deputada estadual Monica Seixas (PSOL)
A deputada estadual Monica Seixas (PSOL) - FolhapRonny Santos/Folhapressress

Deputada, se não sabe brincar não desce para o playground. A senhora sabia muito bem o que encontraria. Já pensou se Freixo, Boulos e outras deputadas de esquerda fossem se licenciar por motivo de agressões da oposição, não teríamos a esquerda para combater a direita. Pede para sair e vai fazer outra coisa então.
Neto Ribeiro (Salvador, BA)


Jornalismo
Ótimo! Sejam bem-vindos, negros e mulheres ("Folha triplica número de colunistas e blogueiros negros", Poder, 19/12). Mas não se sintam na obrigação de fazer ativismo todos os dias, porque vai ficar muito chato.
Jussara Helena Beltreschi (Ribeirão Preto, SP)


Autismo
Eletroconvulsoterapia é uma técnica segura, com indicações precisas e resultados (quando bem indicados) significativos, principalmente em quadros de depressão refrataria ("Comissão do Ministério da Saúde recomenda terapia com choque para autismo", Saúde, 19/12). É realizada sob sedação em centro cirúrgico, muito diferente do que era feito antigamente (que e o que a OMS sabiamente condena). Discutir se é ou não recomendada nesta situação é uma coisa, desinformar e criar medo sobre um procedimento médico é ou ignorância ou má índole.
Fernando Candido de Oliveira Filho (Campinas, SP)

Liberam a terapia de choque e proíbem o canabidiol, cujos benefícios já foram comprovados cientificamente. Bem ao estilo bolsonarista, preconceituoso e violento.
Francisco Barbosa (Guarapuava, PR)

Pois diga à ONU que, em casos onde nada, absolutamente nada tira a pessoa das profundezas de uma forte depressão, a terapia com eletrochoque é o último recurso e salva a vida da pessoa. Retrocesso é tamanha ignorância.
Flávio Carneiro (São Paulo, SP)


Vacinação para crianças
Até quando vamos ter que aguentar essa arrogância e incompetência do sr. ministro da Saúde? As nossas instituições jurídicas precisam agir rapidamente para defender a saúde dos brasileiros.
Maria Elza Sigrist (Campinas, SP)


PCC dita as regras
Vai entender esse povo (Painel do Leitor, 18/12). Quando a polícia se faz presente nos bairros mais pobres para manter a ordem, acusam-na de ser fascista, racista e de se omitir quando se tratam de bairros ricos. Quando se faz ausente, falam que que se omitiu por ser tratarem de bairros pobres e que se fossem bairros ricos isso não aconteceria.
Geraldo Magela da Silva Xavier (Belo Horizonte, MG)


Colunista
Curto muito Marcos Nogueira (Cozinha Bruta). Seus textos são sempre inteligentes, gostosos de ler e atuais. Fiquei feliz ao ler "Vegetarianos pelo motivo errado" (Folha Corrida, 18/12) que ele vem do extinto jornal Notícias Populares. Nada mais natural que seus textos sejam ótimos, pois o NP foi verdadeiro celeiro de jornalistas criativos e divertidos. Parabéns, Marcos, e à Folha também por tê-lo em sua equipe.
Gilberto Assad (São Paulo, SP)


Boas Festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas festas recebidos de Francisco José Bedê e Castro (São Paulo, SP), Grupo FSB, José Ribamar Pinheiro Filho (Brasília, DF), Sérgio Poroger, da SPMJ Comunicação, Protecmedia e Tania Tavares (São Paulo, SP).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.