Descrição de chapéu Caixa Econômica Federal

Leitores comentam ação da PF contra irmãos Gomes

Flexões na Caixa Econômica e velhofobia são temas de comentários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Irmãos Gomes e Polícia Federal
Atos judiciais que tentam destruir a reputação de políticos opositores, para beneficiar a chefia, seus aliados e muitos criminosos, que estão se refestelando com os benefícios da aliança ("Cid Gomes fala em molecagem da PF e aponta Bolsonaro como moleque maior", Poder, 16/12).
Fauzi Salmem (Rio de Janeiro, RJ)

Cid Gomes
Cid Gomes - Patricia Stavis - 20.jun.18/Folhapress

No Brasil, a política é suja, e a grande imprensa é conivente. Bolsonaro aparelha a PF e a PGR, manda "bater" em Ciro Gomes e a grande imprensa comemora. Recentemente Bolsonaro mandou bater em jornalistas e a imprensa repudiou. Por que será esta diferença da mídia? Hoje foi o Ciro, amanhã podem ser vocês da mídia ou seus candidatos.
Jorge Magalhães (Brasília, DF)

Eita, Folha. O título deveria ser "PF apura desvios milionários dos irmãos Ciro e Cid Gomes no Ceará". Claro, óbvio que eles vão dizer que é perseguição, armação do Bolsonaro etc. E assim a Folha dá amplitude para o discurso de inocência.
Davi Lorenzon (Rio de Janeiro, RJ)


Cruzada do TSE
Já estão deixando porta aberta para o vandalismo eleitoral ("TSE reforça que disparo em massa pode levar à cassação de mandato em 2022", Poder, 16/12). Devia ser proibida em todas as mídias.
Maria Izabel Costa (Curitiba, PR)

Lendo uma manchete destas a gente até pensa que está num país sério. Só acredito vendo!
Sandra Regina Vidal (Goiânia, GO)


Colunista
Muitos são espertalhões que deturparam o "fique em casa, a economia a gente vê depois" porque queriam "meu lucro agora, sua vida a gente vê depois" ("A canalhice bolsonarista", Mariliz Pereira Jorge, 15/12).
Adriana Rossi Alves (Bauru, SP)

Você é da mesma turma da elite ressentida e culpada que vivia repetindo o mantra: "Fique em casa, a economia a gente vê depois". Seja fiel aos fatos. É sempre a desculpa "que na época não se conhecia". O efeito aglomeração já era sabido desde o início. Era o fique em casa em home office para vocês, e ônibus lotado para os outros. A corja petralha não se aguenta de ódio em ver sua hipocrisia sendo exposta. Faz parte do jogo democrático.
Carlos Lopes (São Lourenço, MG)


Paulo Guedes e o FMI
Fiesp aplaude Bolsonaro de pé ("Guedes critica FMI e diz que assinou dispensa da missão do Fundo no Brasil", Mercado. 16/12). Mais uma vez espelho do baixíssimo nível desses empresários. Elegeram um inepto e desequilibrado. E aplaudem. Guedes reclama de Ilan Goldfajn porque este disse a verdade —e porque, ao contrário de Guedes, é respeitado economista que gosta do Brasil e tem vocação pública. Guedes é um invejoso ressentido.
Maria Torres (São Paulo, SP)

Voltamos à década de 90, dos planos econômicos que tinha a visita do FMI. Devemos agradecer muito ao ministro da economia por isso. Obrigado, Guedes, por isso.
Rubens Gonçalves (Curitiba, PR)


Ginástica laboral?
Aos funcionários que são obrigados a se submeter a esse tipo de coisa toda a minha compaixão ("Presidente da Caixa obriga executivos do banco a fazer flexões", Mercado, 16/12).
Jô Maria Souza (Araçoiaba da Serra, SP)

Diretores e vice-presidentes da Caixa fazem flexões durante festa de fim de ano da instituição
Diretores e vice-presidentes da Caixa fazem flexões durante festa de fim de ano da instituição - Reprodução

Uma conduta profundamente humilhante imposta a servidores atemorizados pelo fantasma da demissão. Não é apenas um assédio moral mas também desprezo pela grandeza do ser humano. Um homem deveria ser imediatamente destituído de seu cargo se tivéssemos um presidente civilizado que também já obrigou um ancião militar a essa conduta indigna.
Maria Bethania Malato (Belém, PA)

Um fator determinante: a contextualização do momento. Se observarem, os demais funcionários da CEF na assistência estão todos dando risada, participando de uma brincadeira que nada tem de mal e que, talvez, tenha sido mesmo combinada com antecedência. Só quem participou tem o direito de criticar ou não, por estar presente. Nunca perca a criança que há dentro de você. Estarás morto sem saber.
Marcos Serra (Porto Alegre, RS)


Velhofobia
Experimenta parar de pintar o cabelo com 50 anos (ou nunca pintar se mais nova), para ver o tipo de comentário ("Por que você precisa tanto de homem?", Mirian Goldenberg, Folha Corrida, 15/12). Acho que a maioria dos casos contados se deve muito mais ao machismo do que a velhofobia. Essa dermatologista, por exemplo, iria criticar alguém de 20 anos também, talvez por outros motivos. Porque o corpo feminino é sempre assunto de todos. Mesmo o caso da feminista advém do machismo. Enfim, praticar o desapego da opinião alheia é um processo.
Daniela Krause (Porto Alegre, RS)

Mirian Goldenberg olhando por uma janela
Mirian Goldenberg - Wallace Cardia/Arquivo Pessoal

Cada vez curto mais seus textos, Mirian. Aqui vou aumentando meu amor por minha esposa e por mim enquanto a idade passa. Temos orgulho de nós nos sentirmos "jovens de alma". E sua coluna me desperta mais esse alerta, para tentar tirar essa coisa de "velhofobia" que vira e mexe vem bater na minha mente. Obrigado por mais essa "dica".
Hélio Costa (São Paulo, SP)


bell hooks
Com tristeza leio esta notícia ("Morre bell hooks, um dos maiores nomes do feminismo negro, aos 69", Ilustrada, 15/12). Ontem terminei com lágrimas de emoção a leitura do livro de bell hooks "Ensinando a transgredir", da coleção Os Pensadores, da Folha. Muito grata por tanto ensinamento!
Ana Paula Riederer Rocha (Brasília, DF)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.