Descrição de chapéu feminicídio casamento

Leitores comentam casamento precoce e importância da educação sexual

Explicação de Paulo Guedes para crescimento e Ricardo Nunes são temas de comentários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Casamento precoce
Lembro-me de ter tido educação sexual na antiga quinta série em meados da década de 80, com a professora de ciências, que foi muito didática e amorosa ao abordar o assunto conosco —me marcou muito! Recordo também de equipes de saúde visitarem nossa escola para dar instruções de como se proteger contra as DSTs e Aids —achava divertido o material educativo! Isso em escolas públicas, urbanas, na capital, zona central da cidade ("Proibido para meninas menores de 16, casamento precoce é naturalizado no Brasil", Cotidiano, 14/12).
Paloma Fonseca (Brasília, DF)

A jovem Milena (nome fictício), 20, que se casou aos 14 anos em Belém
A jovem Milena (nome fictício), 20, que se casou aos 14 anos em Belém - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Enquanto tivermos aula de educação sexual na rua com os mais velhos, que, na verdade, abusam dos mais novos, tudo isso será perpetuado. Sexo é tabu, é pecado que não podemos dialogar com nossos pais. É de suma importância que seja implantada nas escolas aulas de educação sexual. Ou seremos cobaias da pilantragem nas ruas.
William Alves de Abreu (Sete Lagoas, MG)

Eu, careta, defendo coisas como antigamente, em que a religião tinha mais importância na vida das pessoas, e as famílias orientavam sexualmente as meninas. E os meninos? Pois é, só que orientavam os meninos a se casar e assumir compromisso com a esposa de tratar dela e dos filhos e de ambos não fazerem sexo antes do casamento. Hoje é tudo liberado, sexo antes e sem casamento, gravidez precoce, pai não assume filho, mãe solteira implorando por pensão.
Marcelo Barbosa (Campo Grande, MS)


Tropa de elite?
Está explicada a truculência da polícia contra o cidadão. Para que esse treinamento estúpido? Pensam que vão para a guerra ("Polícia de SP investiga maus-tratos em ‘curso do Bope’ na GCM de Osasco", Cotidiano, 14/12)?
Marco Annunciato (Itaquaquecetuba, SP)


Ricardo Nunes
Ele só se tornou prefeito porque o anterior morreu. É uma nulidade politicamente e agora revela ser arrogante e ofensivo ("‘Seu moleque. Irresponsável’, diz prefeito de SP em bate-boca sobre IPTU no WhatsApp", Cotidiano, 14/12). E ninguém esqueceu que ele está sendo investigado sobre lavagem de dinheiro na época em que era vereador. SP merece prefeitos e governadores íntegros e competentes. Está mais na hora de termos mudanças.
Jenny Gonzales (São Paulo, SP)

Prefeito que aumentar o IPTU, num momento pelo qual passa o Brasil, nunca visto na República, é um completo irresponsável com a população.
Sergio Siqueira (Divinópolis, MG)


Pedintes
Como é que é ("Ministro e chefes de polícias fazem caravana para pedir aumento a Guedes", Mercado, 14/12)? Deputados querem tirar dinheiro da Previdência, diga-se, aposentados, para aumentar salários de ativos e fundo partidário? Entendi direito? Se houver aumento de salários, deve ser para todos: médicos, enfermeiros, professores, policiais, bombeiros...
Rives Passos (Campo Grande, MS)


Crescimento em V?
"Nunca prometi que Brasil iria continuar crescendo em ‘V’, diz Paulo Guedes" (Mercado, 14/12). Ah, prometeu sim! Tudo isso e muito mais! Só não prometeu não mentir —o que, aliás, é a única coisa que sabe fazer bem.
Matheus Lourenço (São Paulo, SP)

Desenho do cartunista Nico sobre explicação de Paulo Guedes para os índices de crescimento da economia do Brasil.Foto:Nico Cartunista
Desenho do cartunista Nico sobre explicação de Paulo Guedes para os índices de crescimento da economia do Brasil.Foto:Nico Cartunista - Nico Cartunista

E o povo "comendo" sopa de ossos...
Zizi Paul (São Paulo, SP)


Votação secreta?
Eu não sei por que tanta perplexidade ("Câmara divulga lista secreta da PEC do Calote com ao menos 1 voto irregular", Mercado, 14/12). Nossa ilustre elite política não se regula por lei alguma muito menos por ética ilibada. Tudo é permitido para quem tem advogados no STF e interventores do Executivo. Nossa República ruiu há muito tempo, e hoje vivemos à sombra do que um dia poderia ter sido nossa democracia. Somos uma tribo atrasada demais.
Rinaldo Souza Coelho (Rio de Janeiro, RJ)


Time e Pessoa do Ano
Financiador de uma arca de Noé futurista para fugir de um dilúvio criado com a ajuda dele mesmo ("Elon Musk é escolhido Pessoa do Ano de 2021 pela revista Time", Mundo, 13/12).
Igor Rosado (Natal, RN)


Mortos na Bahia
A mudança climática é responsável por isso e é a maior ameaça à nossa espécie ("Número de mortos por temporal na Bahia sobe para 10", Cotidiano, 13/12). Só não aceita quem não quer.
André Maciel (Santana de Parnaíba, SP)


Colunista
Peguei um ódio dessa tal "narrativa", mas temos que reconhecer que a língua vive em constante movimento ("Chovendo pacas —não o bicho", Ruy Castro, 13/12). Na verdade, acredito que o português (não sei se acontece com outras línguas), sempre terá as formas ditas culta e coloquial. Costumo tentar usar a primeira quando escrevo, mas não sou tão purista ao falar.
Dinalva Rosa Maurício (São José dos Pinhais, PR)


Religiosos ou cabos eleitorais?
"Evangélicos colocam Aras na lista de nomes que tentaram atrapalhar Mendonça no STF" (Painel, 13/12). Que gente vingativa. Vade retro, Satanás!
Neli de Faria (São Paulo, SP)


Cabral
Em breve mais esse, mesmo tendo se descrito como um corrupto compulsivo, estará em casa e podendo usufruir de seus milhões guardados ("TRF-2 revoga pela primeira vez um mandado de prisão contra Cabral", Painel, 14/12). Vai acabar ganhando dos amigos o Natal em casa. Ser corrupto no Brasil é um grande negócio.
Waldemar Stocco (Campinas, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.