Descrição de chapéu datafolha

Leitores comentam fato de PCC punir quem descumpre suas ordens

Interferência de Bolsonaro no Iphan, fala de Ratinho e vacina para crianças estão entre os assuntos comentados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

PCC dita as regras
"PCC proíbe empinar moto e pune quem desobedece em SP", Cotidiano, 17/12). A polícia não está nem aí quando é bairro periférico ou favela, tão pouco se importando. Agora, se um barulhinho acontecer em bairro tipo Higienópolis, Morumbi, Pinheiros, aí até o governador sai da casa dele para resolver.
Priscila dos Santos Oliveira (São Paulo, SP)

Faixa em Heliópolis, na zona sul da capital, proíbe motociclistas de empinar moto e fazer barulho; mesma mensagem foi vista em outras comunidades da capital
Faixa em Heliópolis, na zona sul da capital, proíbe motociclistas de empinar moto e fazer barulho; mesma mensagem foi vista em outras comunidades da capital - Danilo Verpa/Folhapress

Onde o Estado não existe, o crime que é organizado cuida do jeito que acha melhor. A população de modo geral aceita essa ordem do crime, porque o Estado não dá a mínima para eles. O Estado tem que estar presente para coibir o crime, e nossos governantes, infelizmente, não entenderam isso ainda ou simplesmente não se importam.
Cristiano Carvalho de Brito (Joinville, SC)

O crime se beneficia do crime! O Estado não consegue conter de forma legal, como deve ser, esse e outros delitos, e o crime organizado o faz a sua maneira e graças ao apoio da população! Estamos perdidos!
Heliton Amaral (Ribeirão Preto, SP)


Iphan
Em qualquer país decente, esse presidente já estaria na cadeia, pois os absurdos são diários ("Bolsonaro diz esvaziar o Iphan por loja Havan e MP exige exoneração", Ilustrada, 17/12). Sem qualquer pudor, destituiu diretores do Iphan —importante órgão que protege o patrimônio histórico— para não importunar os interesses de um amigo. E se diz patriota! E, o pior, o anúncio absurdo, que explicita profunda ignorância e abuso de poder. E ainda foi aplaudido por empresários reunidos na Fiesp. Falta de vergonha na cara deveria ter limites.
Beatriz Telles (São Paulo, SP)

É lamentável e um absurdo o que o presidente Bolsonaro fez ao demitir funcionários do Iphan que estavam prejudicando a construção de uma loja da Havan, de seu amigo e aliado político Luciano Hang. Isso mostra a política bolsonarista de fachada e corrupta. O Iphan tem que trabalhar dentro do seu campo de ação e legalidade, e não sofrer intervenção política, como Bolsonaro provavelmente já fez com a Polícia Federal!
Marcos Fernandes de Carvalho (São Paulo, SP)


Ratinho
Engraçado um diabo desses acreditar que ainda diminui alguma mulher chamando-a de feia ou coisa parecida. Isso só mostra duas coisas: 1) ele tenta objetificar a mulher ao retirar-lhe o direito da fala e também a própria razão daquela fala; 2) ele é o retrato do "dinossauro-macho-valentão" que tenta sobreviver à veloz extinção da sua espécie recorrendo a violência. Você já era. Acabou para você, "macho-alfa". Entenda isso ("Em programa de rádio, Ratinho sugere metralhar deputada federal do PT", Poder, 17/12).
Emilia Amoedo (Rio de Janeiro, RJ)

O ataque espalhafatoso do Ratinho só demonstra a sua falta de capacidade de fazer uma contestação de forma inteligente. Machismo descarado, não é à toa que ele é um ferrenho defensor do Bolsonaro.
Vilarino Escobar da Costa (Viamão, RS)



Vacina para crianças
Tomara que promovam logo a aplicação nas crianças, pois apesar de não apresentarem quadros graves em sua maioria, são vetores transmissores como qualquer um ("Anvisa autoriza vacina da Pfizer para crianças a partir de 5 anos", Saúde, 17/12). Seria bom para atingir a imunidade de rebanho, para compensar aquela minoria que insiste por ignorância ou imaturidade em não tomar as vacinas, por culpa desses que aparecem as variantes desse vírus ou de qualquer outro.
Roberto Ken Nakayama (São Paulo, SP)

Grande notícia! Óbvio que o Ministério da Saúde fez operação tartaruga de novo para adquirir as vacinas. Lamentável.
Daniel Alvares (São Paulo, SP)


Datafolha
Espero que depois dessa surra que o Bolsonaro deu nos pobres e nos trabalhadores eles aprendam a lição e nunca mais votem em candidato de rico ("Datafolha: Lula tem 59% contra 30% de Bolsonaro no 2º turno de 2022", Poder, 17/12).
Moisés Mariano (Três Lagoas, MS)

Bolsonaro está colhendo o que ele plantou. Um péssimo presidente ("Datafolha: Bolsonaro mantém pior avaliação do governo, com 53% de reprovação", Poder, 17/12).
Gilberto Abreu (Santo André, SP)

A renitência do apoio ao presidente por parte do eleitorado não surpreende pois representa o reacionário segmento da sociedade refratário à igualdade de direitos, daí o empresariado amoral e os agrotrogloditas iletrados seguirem fiéis o rebanho irracional. O que exige reflexão é a persistência dos que consideram regular o pior governo da República.
Carlos Pinheiro (Rio de Janeiro, RJ)


Colunista
Adorei tanto o texto da Mirian Goldenberg falando sobre as 5 cenas ("Por que você precisa tanto de homem?", Folha Corrida, 16/12) associadas ao envelhecimento feminino que vou adquirir o livro dela: "A bela velhice". Parabéns pelo texto.
Marcia A.S.S. Andrade (São Paulo, SP)


Ginástica laboral?
O empregados da Caixa nunca sofreram tanto assédio quanto nesta gestão ("Presidente da Caixa obriga executivos do banco a fazer flexões", Mercado, 16/12). Quando tem visita dos superiores nas agências, é proibido se vestir com a cor vermelha, nem mesmo gravata, sob pena de perder a função. Você acha engraçado gestores fazendo flexão? Ali são pais de família que dependem do salário, caso contrário não estariam se submetendo a tamanha humilhação. Usam a empresa para fazer campanha política. E, para quem fala em privatizar, pense qual diferença faria mais um Itaú.
Joao Alves (Lauro de Freitas, BA)

Enquanto isso, não se consegue emitir um contrato há mais de 60 dias na Caixa. Motivação é eficaz só de dentro para fora. Imagine a motivação de um executivo da Caixa todos os dias: agências lotadas, pessoas que ignoram protocolos de Covid, poucos atendentes, burocracia excessiva. Outra piada brasileira!
Ana Erthal (Rio de Janeiro, RJ)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.