Qual mensagem de esperança você, leitor (a), quer mandar para 2022?

Na reta final de 2021, a Folha quer saber quais os desejos para o ano que vem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A pandemia de Covid-19 marcou o ano de 2021 junto a uma série de acontecimentos que repercutiram nas redes sociais e estiveram presentes nas reportagens da Folha. Para muitos brasileiros, a expectativa é de que 2022 seja muito diferente do ano que se encerra em breve.

Em janeiro, o ano começou com uma dose de esperança, quando a enfermeira Mônica Calazans foi a primeira pessoa a ser vacinada contra Covid-19 no Brasil. Ao longo do primeiro semestre, no entanto, com a chegada da segunda onda da doença, o número de mortes por Covid-19 aumentou assustadoramente e abril foi considerado o pior mês da pandemia no país.

Entre as mais de 600 mil vidas perdidas por causa da Covid-19 no Brasil, estão nomes como o ator e humorista Paulo Gustavo, o cantor Agnaldo Timóteo e o ator Tarcísio Meira. Em novembro, a morte da cantora Marília Mendonça em um acidente de avião também deixou os brasileiros enlutados.

Uma moça posa para foto com óculos no formato do ano de "2022" - Ed JONES/ AFP

Todavia, acontecimentos positivos tiveram espaço em 2021. O Brasil conquistou 21 medalhas nas Olimpíadas de Tóquio e se encantou por atletas muito talentosos e carismáticos, como a "fadinha" do skate, Rayssa Leal. Já nas Paralímpiadas, foram 72 pódios alcançados por atletas brasileiros, o melhor desempenho do país na história dos Jogos.​

Com o agravamento da crise econômica, redes de solidariedade foram criadas como uma iniciativa de combate à fome e à desigualdade. Concomitantemente, líderes comunitários e ONGs estiveram ainda mais engajados em ações sociais.

O calendário do próximo ano garante fortes emoções com eleições presidenciais no Brasil e Copa do Mundo no Qatar. Nas periferias, como colocado pelo blog Mural, um misto de preocupação e esperança tem tomado as expectativas para 2022.

Na reta final de 2021, qual mensagem de esperança você, leitor(a), quer deixar para o ano que vem? Conte para nós neste formulário. Alguns depoimentos serão publicados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.