Leitor comenta charge de Jean Galvão sobre vacinação infantil

Leitor elogia texto de Drauzio Varella sobre enfermeiras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bicho-papão
A charge de Jean Galvão publicada no domingo (9/1), revelando o bicho-papão, deveria ser estampada na primeira página de todos os jornais do mundo.
Luiz Carlos Alonso (Santos, SP)

Charge de Jean Galvão mostra uma criança com medo do monstro que vive embaixo da cama. Na cena, à esquerda, aparecem do lado de fora do quarto, um menino pequeno e os dois pais. A mãe usa calça rosa e camisa branca, tem os cabelos pretos lisos, o nariz é arrebitado e pontudo e os olhos são bem pequenos, apenas dois círculos pretos. Ela está com as mãos no rosco e com uma expressão de assustada. O pai é bem narigudo e olhos são pequenos, como os da mulher. Ele usa um pijama branco com manchas roxas. Ambos estão descalços e olham para baixo, em direção ao filho. O chão é amarelo. O menino usa um pijama parecido com o do pai, mas as manchas são rosadas. Ele segura um travesseiro branco com a mão direita e, com a esquerda, aponta para trás, em direção ao quarto. Ele tem o cabelo marrom, o nariz bem redondo e os olhos pequeninos, como os dos pais. Está olhando pra cima e com a boca aberta, como se estivesse contando algo com uma expressão assustada. Do olho esquerdo, escorre uma lágrima. Na parte direita está o quarto, que ocupa a maior parte da cena. Ele é todo azul claro. Em traços pretos, vê se a cama, no centro. Também em traços pretos, ao redor da cama aparecem vários objetos de crianças: um boné, pendurado na cabeceira da cama; logo acima, uma prateleira com um boneco e um abajur; na parede lateral, um skate e um balde de brinquedos. Sobre a cama, está um lençol, bem amarrotado. Escondido embaixo da cama, está um homem com uma expressão maléfica. Dá pra ver somente a cabeça e uma das mãos. É Jair Bolsonaro, rodeado de vírus verdes da Covid-19
Charge publicada em Opinião de 9.jan.2022 - Jean Galvão

Assassinatos no campo
"Ribeirinhos são mortos em chacina em área de desmatamento no PA" (Cotidiano, 13/1). Cadê o governo Bolsonaro para frear o desmatamento e a matança?
Luiz Gonçalves dos Santos (Guaratinguetá, SP)

Mais uma chacina entre tantas que ocorrem no estado do Pará e que vai ficar sem esclarecimentos e, portanto, sem punição. Isso é o Brasil.

Isaías Caminha

Fortaleza, CE



É vergonhoso o que acontece nessa região do do Pará. São Félix do Xingu é a marca da destruição da Amazônia Legal, cidade campeã de desmatamentos. E governo, que seria bom para dar segurança a essa gente, nada faz.
Wagner Franze (Praia Grande, SP)


Otimismo
Parabenizo a professora Maria Hermínia Tavares pelo otimismo expresso em sua coluna "Motivos de otimismo" (Opinião, 13/1), apesar do autoritarismo do desgoverno Bolsonaro e das ações do sabotador ministro Queiroga.
Jonas Nilson da Matta (São Paulo, SP)

Bela, lúcida e alentadora síntese do momento atual feita pela excelente articulista Maria Hermínia Tavares.

Roberto C. Vaz de Carvalho

Araraquara, SP

Negacionismo cúmplice
A irresponsabilidade médica e administrativa do ministro bolsonarista não poderá passar incólume. Que pague por seus erros e pela cumplicidade com o negacionista de comportamento criminoso Bolsonaro.
Eduardo Passos, médico cirurgião (São Paulo, SP)


Enfermeiras
Parabéns a Drauzio Varella pela apologia às enfermeiras ("Enfermeiras, ômicron, influenza", Ilustrada, 13/1). Num plantão, enquanto nós, médicos, dividimos o horário noturno com algum colega e, mesmo assim, pela manhã, estamos mal-ajambrados, elas, que ralaram a noite toda, continuam impecáveis! Minha maior admiração por elas!
Albino Bonomi, médico (Ribeirão Preto, SP)

Bloqueado
"Empresário bolsonarista Luciano Hang tem conta suspensa pelo Twitter" (Poder, 13/1). O bolsonarismo quer cometer crimes e chamar de liberdade de expressão. É um discurso velho, já rechaçado pela sociedade, mas eles insistem. Resultado: contra bloqueada.
Régis Cava (Joinville, SC)

Censura grotesca. As big techs são a versão atualizada do Grande Irmão.

Paulo Costa

Juiz de Fora, MG

Ruy e Catarina
Mais um excelente artigo de Ruy Castro, preciso e objetivo ("O covarde Bolsonaro", Opinião, 13/1). Vale a assinatura da Folha, que mantenho há anos. Adorei a resposta à colunista Catarina Rochamonte.
Maria Lúcia M. Guerra (São Paulo, SP)

A colunista Catarina Rochamonte não consegue criticar o governo atual sem criticar o PT. Seu ídolo, o paladino da Justiça, é um santo. Sugiro a ela que leia as ótimas reportagens da própria Folha e de outros meios sobre a Vaza Jato. Talvez descubra como foi o maior absurdo jurídico do mundo e aprenda um pouco sobre lawfair.
Manoel Messias Borges de Araújo Filho (Rio de Janeiro, RJ)

Parabenizo a colunista Catarina Rochamonte por defender o juiz Sergio Moro e dar uma boa estocada em Ruy Castro, a quem eu admiro, mas não por defender Lula. Do jeito que as coisas caminham no Brasil, daqui a pouco vão querer jogar Moro no calabouço, assim como preferiram libertar Barrabás e condenar Jesus à cruz.
Jaime Pereira da Silva (São Paulo, SP)


Ameaça
Como bem escreveu Ruy Castro na Folha desta quinta, Bolsonaro age por covardia, como seus adoradores. Só mesmo por covardia e canalhice alguém aborda uma família na rua e a ameaça ("Editor do Intercept é ameaçado na rua durante férias com a família", Poder, 13/1).
João Melo (São Paulo, SP)

Esse tipo de gente, que estava nos fundos das catacumbas, saiu em 2018 para infernizar a vida do povo brasileiro. Que a Justiça tome as devidas providências.
Antônio Carlos de Paula (Mogi Mirim, SP)

O site The Intercept Brasil prestou um ótimo serviço ao país ao trazer a verdade à tona

Amarildo Caetano

Cotia, SP


Covardia tem sido a característica principal dos milicianos que estão no poder. Oxalá voltemos à civilização nas próximas eleições. Grato ao Intercept e a toda a sua equipe por defenderem a civilidade.
Paulo Sérgio Pinheiro Lima (Campinas, SP)

Bico
"Doria autoriza policiais civis a aderirem a 'bico oficial' que era exclusivo dos PMs" (Painel, 13/1). Simples assim! Em campanha prometem alhos e bugalhos, mas quando no poder autorizam os PMs a trabalhar em "bicos". Assim é fácil. Mais um pouco e a segurança vai ser apenas para os do andar de cima, só de modo oficial, não haverá mais segurança para quem trabalha.
Alderijo Bonache (Centenário do Sul, PR)

Com essa turma do "privatiza tudo" dá nisso. Em pouco tempo a polícia será privada. Voltaremos à Idade Média, quando barões, marqueses, condes tinham a sua própria segurança e os outros se ferravam.
Humberto Isidoro (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.