Leitores comentam aliança Lula-Alckmin

Leitor elogia texto de Leandro Narloch

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lula e Alckmin
Tenho mais de 35 anos militância e afirmo: estão dando tiro no pé.
Antonio José Santana (Camaçari, BA)


A lógica do eleitor em 2022: a frente de centro-esquerda liderada por Lula e Geraldo é um saco de gatos de todas as cores, mas do outro lado existe um tosco, sem nenhum escrúpulo, que quer vencer a qualquer preço. Lula entregou o maior PIB do Brasil e Geraldo entregou o melhor governo de São Paulo. O resto é futrica de quem não pensa nos interesses do país.
Gil Almeida (São Carlos, SP)

Trensalão, mensalão, petrolão... Pixulecos são apenas gorjetas, ou para amadores. As gangues petralhas e tucanas agem em grande estilo, são atacadistas no crime. Para não haver disputa nas '"bocas de fumo", uniram suas forças e quadrilhas. São profissionais, corruptos com doutorado
Marcos Serra (Porto Alegre, RS)

A única forma de a Folha listar os inúmeros esquemas de corrupção dos tucanos, que nunca deram em nada, é tentando atacar o PT? Nessa hora até melindrar aliados é válido. Se o chuchu integrar a chapa, aposto que finalmente serão abertas as CPIs de 19 anos atrás.
José Roberto Pereira (Curitiba, PR)

Confio tanto na inteligência e na competência política de Lula que apoio qualquer decisão sua em relação ao vice, mesmo sendo Alckmin, com aquele passado, bem lembrado por Boulos, como governador. Acho que Alckmin, depois de ter sofrido a traição sem vergonha de Doria e de ter atuado como professor, deve ter repensado sua vida e se tornado mais sensível. Só o fato de querer ser vice de Lula já evidencia mudança positiva em sua visão de mundo.
Beatriz Telles (São Paulo, SP)


Genocídios
"Livros didáticos de história omitem genocídios comunistas" (Leandro Narloch, 19/1). Senhor articulista, que tal falar sobre o genocídio armênio na sua próxima coluna? Ou a Turquia era também comunista à época do ocorrido?
Enio Schneider (Arapoti, PR)

Leandro Narloch é fantástico, sensacional, gênio, contundente. Fala no jornal porta-voz da esquerda aquilo que ela finge não ter existido, as desgraças provocadas no século 20 por ditadores comunistas. Parabéns.

Hideraldo Rocha

São Luís, MA


Não conheço o autor do artigo. Mas conheço bem, por estudo sério e experiência de vida, os crimes dos comunistas. Sou sou cubano-brasileiro e tenho 78 anos.
Pedro Castello (Fortaleza, CE)

Parabéns ao autor pelo artigo. A história não deve ser tratada com narrativas, censuras ou omissões. Realmente não entendo como ainda hoje são defendidas ditaduras, sejam de esquerda, sejam de direita.
Marco A. Moreira (São Paulo, SP)

Esse jornalista, pseudointelectual da direita, se mete a tratar de assuntos dos quais nada entende, utilizando sempre exemplos pinçados para fazer generalizações, com sua visão preconceituosa e parcial sobre o mundo. Pergunto: como os livros didáticos tratam da ditadura militar no Brasil?
Maria Beatriz Telles Marques da Silva (São Paulo, SP)

Puxa! Realmente o tema comunismo é de extrema importância nos tempos atuais... Especialmente para tipos reacionários, plantados no passado e nas fakes, como Narloch. Enquanto o capitalismo sem balizas consome a natureza, a capacidade racional e as relações humanas, Narloch nega a realidade! Age por ignorância ou má-fé?
Andréia Chaieb (São Pauo, SP)


Racismo
Excelentes as colunas de Hélio Schwartsman e Lygia Maria na Folha desta quarta-feira (Opinião, 19/1). Didáticos quanto ao racismo, racismo estrutural e debates sobre o tema. Vale lê-las!
José Antonio Garbino (Bauru, SP)

Recortei e guardei o artigo escrito por Lygia Maria, "A chave biológica". Merece ser lido de tempos em tempos.

Jussara Helena Beltreschi

São Paulo, SP


Parabéns à Folha por permitir a charge de 19/1/22!
Marcelo Uchoa (São Paulo, SP)

E importante lembrar, aos que propagam a existência do racismo reverso, que há apenas 134 anos, no Brasil, o negro era tratado como uma propriedade, assim como bois, cavalos etc. Não tripudiem com a dor dos nossos ancestrais.
Jorge Cesar Bruno (Rio de Janeiro, RJ)


Convicta
O bolsonarista convicto tem que ser estudado: Carla Zambelli foi aos EUA (com dinheiro público) fazer campanha contra o aborto enquanto aqui ela luta para suspender a vacinação infantil.
Paulo Bittar (São Paulo, SP)


Liberdade de expressão
Torna-se praxe a defesa irracional da liberdade de expressão, como se de direito absoluto se tratasse. Hélio Beltrão ("Democracia em perigo", Poder) se esforça em tal sentido, talvez sem perceber que o próprio Niall Fergusson concorda em limitar a expressão de ideias que contenham ameaças. E basta ver os discursos que culminaram nas prisões dos propagadores do ódio para verificar ameaças, incitações à violência e ofensas diretas a honras alheias, cabendo ao Estado coibi-las. Na ordem social estabelecida, não há direitos absolutos (nem o direito à vida). A liberdade de expressão merece ser respeitada e ter limites. Palavras podem muito bem ser violência!
Érico Reis Duarte (São Paulo, SP)


Colunistas
Lamento a saída de Catarina Rochamonte e Guilherme Boulos. Usualmente, discordo de ambos. E é para isso que leio o jornal. Para saber o que pensa quem discorda de mim.
Liz Augusto (Santos, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.