Descrição de chapéu Rússia

Leitores comentam guerra financeira contra Rússia

Enxadrista brasileira também é alvo de comentários no jornal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guerra financeira
Excelente medida ("Em ato de guerra financeira, Ocidente vai tomar reservas da Rússia e causar pânico", Mercado, 28/2). Tomara que se concretize e não seja uma mera ameaça. Uma medida proporcional à ordem de Putin para a mobilização de seu arsenal de armas nucleares que reduzirão a humanidade a pó. Espero que seja deposto pelo seu próprio povo antes de alcançar o botão que causará a hecatombe.
Maria Bethania Malato (Belém, PA)

A Otan vai destruir tudo o que foi conquistado a duras penas no século passado ("Otan irá fornecer mísseis de defesa aérea e armas antitanque à Ucrânia", Mundo). Não há como repor a energia russa e os fertilizantes, de forma que esses produtos vão ser negociados em moeda chinesa e pelo sistema chinês de transações, o CIPs (concorrente do Swift). Só pessoa desinformada acha que isso é uma luta pela democracia. Os sauditas conseguem ser piores que os russos em tudo, estão matando milhares de iemenitas há sete anos e nunca impuseram sanções ao príncipe esquartejador.
Bruno Martins da Costa Silva (Porto Alegre, RS)

Os EUA aceitariam bases militares russas em Cuba ou no México?
Joao Miguel Montes Cellos (Curitiba, PR)

Melhor um recuo estratégico do que a morte certa ("Ucrânia aceita negociar com Rússia depois de aumento da pressão militar de Putin", Mundo). Os que querem cenas de coragem suicidas estão sentados confortavelmente em suas casas a milhares de quilômetros de distância. Está certo Zelenski ao recuar e salvar vidas e infraestrutura da Ucrânia.
Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva (Campinas, SP)

Putin surtou de vez. Achou que iria simplesmente entrar na Ucrânia, derrubar o governo e colocar uma marionete no lugar. Agora até ameaça iniciar um embate nuclear. Como já comentou Madeleine Albright, Putin cometeu um erro grave: ou ele recua ou a Rússia será isolada, além de dar motivo para expansão e fortalecimento da Otan.
Gustavo Souza Machado (Belo Horizonte, MG)

Eu penso que muitos desses governos do Leste Europeu (exceto Belarus) esqueceram o preço que a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) pagou para derrotar a Alemanha nazista na Segunda Guerra. Se não estou enganada foram cerca de 9 milhões de vidas ceifadas, a maioria cidadãos russos, isso sem contar a destruição de suas cidades, agricultura e indústria.
Marina Gutierrez (Sertãozinho, SP)


Cotas raciais
Muito bom que, além de rever seu posicionamento, também houve a publicação desta matéria ("Helio de la Peña explica por que passou a apoiar cotas raciais", Ilustríssima, 27/2). Contribui para que mais pessoas revejam a questão das cotas, tão importantes para promover justiça social neste país.
Francielle Bonfim Beraldi (Presidente Prudente, SP)


Menina prodígio
Reportagens como essa me emocionam demais ("Ex-diarista, Cibele Florêncio muda de vida como ‘a menina do xadrez’", Esporte, 28/2). Mostra como o Brasil, apesar dos políticos, tem gente decente, lutadora e merecedora de todos os elogios. Esta menina, então, notável pela garra e determinação. Seja muito feliz, Cibele, orgulho no país onde se acha muito pouco para se orgulhar.
Carlos Campos (São Paulo, SP)

Cibele Florêncio, 24, vice-campeã brasileira em 2021, durante o Mundial
Cibele Florêncio, 24, vice-campeã brasileira em 2021, durante o Mundial - Divulgação

O próximo passo é o Mundial de xadrez, seria interessante uma mulher campeã mundial. O Mequinho (brasileiro) já foi o terceiro do Mundial, eu já assisti via internet a média de 2 horas cada partida e tinha algumas mulheres no campeonato.
Daniel Gomes Pereira (Valinhos, SP)

Parabéns a essa guerreira pela dedicação na realização do seu objetivo!
Adão Cruz (Curitiba, PR)


Área pública ou privada?
Esse país é uma pouca vergonha ("Condomínio de luxo em Paraty limita passagem de caiçaras", Cotidiano, 27/2). Aqui é uma festa de impunidade para quem é rico. Compram até as praias e o mar. Tristeza!
Gabriela Loureiro de Bonis Simões (Rio de Janeiro, RJ)

Publiquem o nome dos condôminos e verão quantos servidores públicos que, em tese não possuem renda suficiente, estão lá, escondidinhos, desfrutando essa barbaridade. Já adianto: tem gente da alta cúpula do Poder Judiciário.
Carlos Vastare (Rio Grande, RS)

Esses grandes resorts em área de proteção ambiental devem ser demolidos, o poder aquisitivo não pode estar acima dos moradores local e em hipótese alguma nenhum brasileiro deve ser proibido de andar, entrar em qualquer praia. Recentemente fui a Fernando de Noronha, que tem praias privatizadas, uma tristeza. Não paguei a taxa de R$ 160 para entrar nessas praias por protesto. Sou contra isso.
Jo Almeida (São Paulo, SP)


Jogos de azar
Ambiente propício para a lavagem de dinheiro, fruto de desvios do erário público sustentado pelo pobre povo brasileiro ("Potencial do mercado de jogos de azar no Brasil ainda é incerto", Painel S.A., 28/2).
Antonio Alencar (Brasília, DF)


Colunista
Aprendi em um dos livros de Hesse que verdade é apenas opinião sobre a realidade, e opinião cada um tem a sua ("O efeito avestruz", Muniz Sodré, Opinião, 27/2). A realidade, esta sim, é uma só. A grande tragédia da desinformação atual é a adesão a verdades que não passam de mentiras ruminadas —perdão pelo pleonasmo— repetidamente.
Enir Carradore (Criciúma, SC)

Pós verdade é apenas mentira. Sem discussão filosófica que tenta dar legitimidade a mentiras. À tentativa de reescrever a história. De dizer que o passado miserável da humanidade era melhor que hoje. Que nazismo e fascismo não eram tão ruins, como fazem a extrema direita e seus seguidores na tal nova direita.
Hercilio Silva (Brasília, DF)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.