Leitores se dividem sobre proibição do Telegram no Brasil

Folha também recebe felicitações pelos 101 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Folha perguntou nesta semana a seus leitores se o aplicativo de mensagens Telegram deveria ser proibido no Brasil e por quê? Veja abaixo algumas respostas.


Não. Ele comporta conversas privadas entre pessoas, não cabe ao estado interferir na comunicação pessoal ou dificultá-la.
Rafael Lourenço Gonçalves (Porto Alegre, RS)

Não. Porque bloquear aplicativos é uma medida ditatorial, assim como ele foi bloqueado em algumas ditaduras. Nós vivemos numa democracia e as liberdades individuais devem ser respeitadas!

Paulo Arthur

Lagoa dos Gatos, PE

A responsabilidade precede a liberdade. Deve ser proibido. O Telegram tem sede misteriosa em Dubai e não quer arcar com as responsabilidades do seu uso. Assim, causa os mesmos problemas jurídicos e sociais em vários países.
Ronan Wielewski Botelho (Londrina, PR)

Sim. Por isonomia. Como cidadão sou obrigado a seguir regras, concordando ou não com as mesmas sob pena de punição no caso de descumprimento. Por que uma empresa com um impacto significativamente maior não deveria ser?
Ronaldo Aparecido Segundo (São Carlos, SP)

Deveria ser proibido, sim. Porque é inadmissível que o Telegram não esteja sujeito às leis do Brasil. E que ignore qualquer tratativa, num claro deboche e desrespeito ao país e aos brasileiros. Isso é comportamento de organização criminosa.
Maria da Luz Lins (São Paulo, SP)

Sim. Porque o Brasil é governado por uma extrema direita sem a menor noção de ética e civilidade que faz uso desse aplicativo para promover desinformação e tentar a reeleição. Além disso, eles não respondem nem se responsabilizam pelo que ocorre em seu aplicativo.
Débora Lázaro (São Paulo, SP)

Sim, pois não se preocupa em ter ferramentas que ajudem no combate de notícias falsas, além de ignorar as leis brasileiras.
Luiz Paulo Oliveira (Rio do Sul, SC)

Sim, deveria ser proibido simplesmente porque não há responsabilidade de seus gestores sobre o que for publicado e isso é inadmissível.

Carlos Alberto Ceretta

Balneário Camboriú, SC

Liberdade de expressão termina quando há apologia a crimes de ódio, raciais, contra a saúde publica, teorias da conspiração, fake news com objetivos eleitorais. Se não há como orientar, advertir e até punir, deve ser banida.
Fabio Baumstein (Águas de Lindóia, SP)

De maneira alguma. Bloquear uma rede social é uma afronta gravíssima à liberdade de expressão. Quer se acredite que ela, a liberdade de expressão, é irrestrita ou não, bloquear um meio de comunicação significa suprimir diretamente um direto básico, essencial.
João Guilherme Lopes de Paula Neves (Recife, PE)

Sim. Pois toda empresa que opera no Brasil deve estar submetida à nossa legislação. O Telegram não tem representantes no país e não fornece informações às autoridades. Pode ser utilizado para realização de crimes, não somente eleitorais.
André de Freitas Dutra (São Paulo, SP)

Sim. Fomenta ódio e crimes.
Paulo da Silva Júnior (Aracaju, SE)

Não, porque aqui ainda não é a China e prezamos pela liberdade.
Rodolfo Magno (Rio de Janeiro, RJ)

Não, de forma alguma. Tem que respeitar o direito de cada um manifestar sua opinião de forma consciente e responsável. Cada um é responsável pelo que posta.
Sergio Trigo Vanzo (São Paulo, SP)

Absolutamente Não, liberdade sempre.
José André da Silva Junior (Natal, RN)

Sim, enquanto não houver representação oficial do mesmo no país, que permita à justiça fazer a aplicação de controles e limites legais. Nossa democracia não pode ser refém de um aplicativo de mensagens. Basta de perversões digitais que deturpem a percepção do eleitor.
Rafael Millon (Rio de Janeiro, RJ)

Sim porque plataforma deve se enquadrar nas leis e regras do país. Todas, sem exceção. Plataforma não possui censura a fake news e outras práticas criminosas, prejudicando a sociedade brasileira a favor de grupos extremistas e criminosos.
Roberto Seara (São José, SC)


Folha 101 anos
Em meio ao oceano de conteúdo produzido a cada minuto, encontro segurança na tradição e rigor do jornalismo profissional. A Folha é um farol que garante valores e estilo no tratamento responsável da informação. Parabéns a todos que contribuem para a edição do jornal.
Dimas Ramalho, presidente do TCE-SP

Recebam os cumprimentos do Instituto de Engenharia pela grande efeméride dos 101 anos.
Paulo Ferreira, presidente do Instituto de Engenharia

Parabéns à Folha de S.Paulo por seus 101 anos! Sua bela história mostra que a informação confiável é um fator valioso para o desenvolvimento do país.
Fábio de Salles Meirelles, presidente da Faesp

Parabéns a Folha pelos 101 anos de bom jornalismo.
Ricardo Patah, presidente da UGT

Parabéns, Folha de S.Paulo! Vida longa e próspera.
José Ribamar Pinheiro Filho (Brasília, DF)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.