Poesia de Txai Suruí emociona leitores

'Este lindo Conto da Amazônia deveria ser lido diariamente nas escolas do país'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Txai Suruí
Antes, foi o grito de horror de Castro Alves com "Vozes d’África", denunciando o tráfico de escravizados; depois, Manuel Bandeira expôs o horror urbano em "O bicho". Agora, Txai Suruí denuncia um genocídio em processo, nos levando a ouvir as vozes da floresta com seu "Conto da Amazônia"(Opinião,12/2).Não podemos tolerar que o país continue a usar carne e sangue do povo como matérias-primas.
Jonas Nunes dos Santos (Juiz de Fora, MG)

Este lindo "Conto da Amazônia" de Txai Suruí deveria ser lido diariamente nas escolas do país. Emocionante e sábio!
Raimundo Alves de Lima (Brasília, DF)

Crianças da etnia Yawanawá brincam no rio na Terra Indígena Rio Gregório, no Acre - Avener Prado - 29.out.17/Folhapress


Professores
O governador João Doria, um dos piores que São Paulo já teve, diz que sou "oportunista e eleitoreira" por defender a educação, os professores e demais servidores (Folha, 10/2). Essa é minha luta há mais de 30 anos. Oportunista é quem anuncia reajuste salarial rebaixado, em ano eleitoral, e ainda deixa de fora a principal categoria, por conta da farsa de uma "nova" carreira.
Professora Bebel (PT), presidente da Apeoesp e deputada estadual (São Paulo, SP)


Direito penal
O jornalista Hélio Schwartsman ("Direito penal não deve ser usado como instrumento de educação", Opinião, 11/2) deu uma aula de bom senso, visão da realidade, conhecimento do sistema penal brasileiro e da aplicação do Direito Penal. Ele afirma que, com os seus posicionamentos, poderá pegar "uns 30 anos de cana" Antes, se me der a honra, eu o defenderei.
Antonio Claudio Mariz de Oliveira (São Paulo, SP)


Palmeiras
Pensei que o trauma dos 7 a 1 em 2014 nos serviria para evoluir individual e coletivamente, e que as pessoas passariam a considerar o futebol mero entretenimento. Calculei errado: a estupidez, pelo visto, ainda vai continuar por um longo tempo ai. ("Torcedor morre baleado após jogo do Palmeiras; agente penitenciário é preso", Esporte, 12/2)
Marcos Antônio da Silva (Londrina ,PR)


Semana de 22
Aconselho Ruy Castro a ler o editorial desta Folha "Lições de 22" (Opinião, 13/2). Fiquei surpreso quando iniciou sua cruzada visando desmoralizar a Semana de 22. Lamentável que uma pessoa dotada de talento não reconheça, com tanta insistência, a importância do movimento modernista iniciado em São Paulo. Não consigo entender, mas às vezes imagino, a razão de tanta birra.
Antonio Mascaro (Carapicuíba, SP)

Desenho a bico de pena do álbum "A Realidade Brasileira" (1930), de Di Cavalcanti, no acerco do IEB, da USP
Desenho a bico de pena de Victor Brecheret (1921), no acerco do IEB, da USP - Reprodução

Após a leitura do texto "A Vanguarda Oficial" de Ruy Castro (Ilustríssima, 6/2), fiquei extremamente magoado com o jornalista e colunista deste jornal, ante o menosprezo por ele destilado contra a Semana de 22. Hoje, o professor José Miguel Wisnik responde com fundamentos sólidos e irrefutáveis ao citado jornalista, confortando-me e apaziguando meu espírito.
Antonio Clarét Maciel Santos (São Paulo, SP)



Colunistas
Pondé erra feio no diagnóstico: o que chama de "equívoco do jovem liberal" ("Monark comete o equívoco do jovem liberal em seu podcast", 13/2) não passa de ignorância e preconceito, travestidos de liberdade de expressão e amplificados pela mídia eletrônica. Antonio Prata vai ao ponto: como é que essa turminha de boçais tem tantos seguidores? ("Fundãocracia", 13/2).
José Marcos Thalenberg (São Paulo, SP)

Muito bom o artigo de Antonio Prata sobre a idiotização geral, que parece ser mais virulenta que a Covid. Uma contribuição: a quantidade de QI no planeta é constante, a população é que está aumentando.
Rubens Sayegh (São Paulo, SP)


Muniz Sodré
Se alguém nutre alguma esperança de "cura" de Bolsonaro e seus seguidores negacionistas e terraplanistas, não leia a coluna de Muniz Sodré ("Doidice endêmica", Opinião, 13/2). Ele nos informa que, segundo o Padre Antônio Vieira, "se observa no Evangelho que, curando Cristo todos os gêneros de enfermidade e ressuscitando mortos, a nenhum doido sarou". Que outubro não tarde...
Jonas Nunes dos Santos (Juiz de Fora, MG)


Rodrigo Neves
É incorreta a chamada "Ex-preso da Lava Jato ganha fôlego com aliança entre Ciro Gomes e Eduardo Paes no RJ", publicada neste sábado, dia 12. A ação arbitrária da qual fui vítima, sem até hoje ter sido ouvido, foi deflagrada pelo MP Estadual e pela Polícia Civil, sem relação nenhuma com a Lava-Jato, que é federal.
Diante da completa falta de provas, a Justiça rejeitou por 6 votos a 1 a denúncia que ensejou a minha ilegal prisão, e determinou meu retorno imediato à Prefeitura. Completei o mandato com 85% de aprovação, e o meu sucessor foi eleito."
Rodrigo Neves (PDT), ex-prefeito de Niterói e pré-candidato do PDT ao governo do Rio (Niterói, RJ)


Servidores
No Rio Grande do Sul, o aumento a professores ativos e inativos ("Ao menos 13 governadores já deram aumento a servidores neste ano eleitoral", Política, 13/2) é uma vergonha! Em que pese anunciarem 23% de aumento, retiraram o aumento da parcela autônoma vinculada à folha do servidor, fazendo com que fosse pago pelo próprio servidor. Eduardo Leite e Mateus Wesp, não votem nestes indivíduos jamais.
Eduardo Kiess (Rio de Janeiro, RJ)


ERRAMOS


FOLHINHA (12/fev) A divulgadora científica Natalia Pasternak tem doutorado em microbiologia, e não mestrado, como dizia a linha fina da entrevista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.