Descrição de chapéu Rússia refugiados

'Após mortes, Ucrânia vai fazer tudo o que Rússia queria', diz leitor

Para leitor, 'Europa é assim mesmo; praticamente todos são racistas'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Próximos dias
"Rússia e Ucrânia falam em acordo 'nos próximos dias' apesar de ataque às portas da Otan" (Mundo, 13/3). Ou seja, a Ucrânia vai fazer tudo o que a Rússia pedia: reconhecimento das áreas independentes e da Crimeia, fim da adesão à Otan etc. Esse presidente aventureiro precisou deixar pessoas morrerem e a Ucrânia ter perdas materiais para negociar. Um grande despreparado.
Valdir Teixeira da Silva (São Paulo, SP)


É correto?
É urgente a necessidade de líderes, de adultos na sala, para se perguntar até onde devemos ir. É correto desrespeitar a soberania de países subdesenvolvidos? Destruir países? Negar abrigo a refugiados oriundos de países pobres? Comprar o dobro de vacinas enquanto há países sem? Defender a sua individualidade em detrimento da coletividade? É correta a violência contra mulheres devido à sua condição de vulnerabilidade? É correto fechar os olhos para a fome e a falta de moradia e de educação?
Anete Araújo Guedes (Belo Horizonte)


Fanfarrão
Bolsonaro tem toda razão ao criticar o mega-aumento da Petrobras, porém ele esquece que é o presidente da República. Precisamos de um presidente e de uma equipe econômica competentes, para tomarem decisões sérias, e não ficar nesse blá-blá-blá. Bolsonaro só é decidido quando está em seu curral, como aconteceu no famigerado e fracassado Sete de Setembro. Mas não passa de um fanfarrão que não decide nada.
Henrique Ventura dos Reis (Rio de Janeiro, RJ)

Empresários
Argumentos sólidos, vivenciados, com nomes e sobrenomes, faz a opinião de Ricardo Semler ser rica, esclarecedora e incontestável, ainda que toda opinião possa ter o seu reverso. Tirocínio (substantivo masculino: preliminar de qualquer aprendizado). Excelente ideia, senhor Semler. Vamos de tirocínio, estou consigo. Valeu o meu domingo ("Às armas, companheiros", Tendências / Debates, 13/3).
Sebastião Galinari (São Paulo, SP)

Ricardo Semler, como sempre, acerta ao avaliar o empresariado. Mais de duas décadas avaliando empresas e empresários como analista de crédito e risco me deram a certeza de que são, na sua calamitosa maioria, como diz Semler, "pobres em inteligência emocional e afetiva" e, não raro, "completos babacas como humanos". Junte-se a isso, no caso do Brasil, a tradição escravista e os poucos controles sociais a que são submetidos e chegamos à receita do subdesenvolvimento econômico e humano, nossa marca registrada.
Celso Balotti (São Paulo, SP)

Um artigo muito preciso e valioso, porque vem de quem conhece e convive com a elite brasileira e mundial. O "Putin das bananas" é bem mais do que uma piada, é uma ameaça, como o original russo. Chega de Bolsonaro e de centrão!
Ricardo Osman Gomes Aguiar (São Paulo, SP)


Racismo
"Racismo contra não brancos é explícito nas rotas de fuga da Ucrânia" (Marilene Felinto, Ilustríssima, 13/3). Sou branca e sempre me considerei não racista. Mas, após ler sobre algumas situações colocadas no livro "Casta: A Origem do Nosso Mal-Estar", da escritora americana Isabel Wilkerson, chego à conclusão de que bem poucos brancos não são racistas.
Nadir Longo (Diadema, SP)

A Europa é assim mesmo. Praticamente todos são racistas. Como pode um país abrindo suas fronteiras para refugiados escolher a cor de quem pode entrar? Fingem serem receptivos, mas impõem barreiras étnicas para os refugiados. Nem o país invasor é tão racista assim.
Hans Klein (Blumenau, SC)

Marilene, peço perdão pelo mal que foi feito no Brasil e que tem sido continuadamente feito aos nossos irmãos de pele mais escura (porque é só o que é, um pouco mais de melanina). Você tem a minha palavra de que deixarei no mundo filhos respeitosos e conscientes, que nunca serão coniventes com comportamentos assim.
Lucila Rodrigues Testa (São José dos Campos, SP)

Obrigada por ser essa voz que denuncia, que demonstra com grande eloquência a dor do racismo. Quem não se sensibiliza com seus textos está na categoria daqueles que já não sentem ou nunca sentiram a dor de outro ser humano. E talvez não sintam essa dor por que não veem humanidade a não ser em um espelho que reflita uma imagem idêntica à sua.
Jacqueline Mesquita (Porto Alegre, RS)

É por essas e por outras que uma guerra nuclear pondo fim à humanidade não seria mal vinda.

Edson Rodrigues

Presidente Prudente, SP

Supostamente ministro
O senhor Milton Ribeiro, supostamente ministro da Educação, deveria assistir ao filme "Mr. Bachman e sua Classe". Quem sabe assim aprenderia alguma coisa sobre educação.
Vânia Garcia Rodrigues (São Paulo, SP)


Chuchu
A Folha erra ao tratar o ex-governador Geraldo Alckmin com esse apelido pejorativo. Quando ele governou o estado, o jornal sempre foi um dos vários meios de comunicação que sempre o elogiaram. Então por que agora essa indelicadeza? A Folha não aprova mais sua decisão política ou é por estar ao lado do socialista?
Antonio Sérgio de Jesus (São Vicente, SP)

A respeito da coluna de Bruno Bhogosian, digo que o algoz Alckmin, que arrasou Pinheirinho, formando aliança com Lula já está provocando arrepios nos apoiadores do PT. O declínio de Lula já começou. E o tombo vai ser inevitável. É o que acontece com líderes que usam salto muito alto e não percebem isso. É só ver o declínio de Putin.
Regina Cutin (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.