Descrição de chapéu Rússia

'Com países armados, a paz está garantida', diz leitor

'Imagino o quanto é dolorido ser negro nesse mundo', diz leitora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guerra
O receio de agressão não justifica invadir militarmente um país soberano. Ambições territoriais sim. Sendo uma das maiores potências militares do mundo, a Rússia não teme agressões de seus vizinhos. Gostemos ou não, quando um país está armado e seu vizinho também, a paz está garantida. Leões não atacam elefantes.
José Maria Santarém (São Paulo, SP)

Refugiados
"Quando o refugiado é branco europeu" (Cida Bento, Mercado, 3/3). A autora e o coautor tocaram num ponto nevrálgico para muitos burgueses de terceiro mundo com "alma europeia". A verdade inconveniente exposta pelo artigo dói e incomoda. A filosofia, os valores e as atitudes do chamado ocidente são baseadas numa pretensa superioridade eurocentrista.
Eladio Gomes (Itabira, MG)

Parabenizo a doutora Cida Bento pela coragem em abordar o tema em sua coluna. Um professor escreveu: "A empatia e o reconhecimento da dor e do sofrimento são codificados por cores, e a raça [e eu acrescento a etnia] ainda importa em 2022".
Marina Gutierrez (Sertãozinho, SP)

Irretocável. Uma infeliz realidade ficando bem clara para o mundo todo. Escancarada.

Dimitria Orlov

São Paulo, SP


Eu só fico pensando o quanto é dolorido ser negro nesse mundo. E imagino agora a dor de um pai com seu filho negro.
Sandra Losa (Brasília, DF)

Que alívio encontrar na imprensa profissional esse importante contraponto ao que é vastamente divulgado em relação a esse conflito. A imprensa vem tratando isso de modo absurdamente simplista, infantil e irresponsável, resumido tudo a uma luta do bem contra o mal. Ignora solenemente o caráter neonazista de parte da Ucrânia, o expansionismo da Otan e o discurso belicoso de Biden.
Lourenço Faria Costa (Quirinópolis, GO)


Eleições
"Lula prepara discurso para se aliar a quem defendeu impeachment de Dilma" (Política, 3/3). Grande estadista. Deixa para lá a injustiça sofrida mesmo que doa.
Elisabeth Beraldo Faria (Mogi das Cruzes, SP)

É o "vale tudo pelo poder" defendido pela esquerda caviar.

Roger Z. Moire

São Paulo, SP


Os deputados votaram a favor do impeachement porque o vice usurpador ofereceu muito mais do que a legítima ocupante do cargo. Assim como votaram duas vezes para não permitir que o usurpador fosse afastado da Presidência e investigado. Assim como o atual entregou os cofres para não ser "impeachado" também. Lula sabe que esses deputados só querem poder e dinheiro, não têm ideologias nem uma causa pela qual lutar. O povo vende os votos e elege essa gente. Resta ao presidente governar com eles.
Maurício Silva (São Paulo, SP)


Juízes
Como afirma a reportagem "Afastamento de juízes na esteira do caso Lula-Moro beneficia políticos" (Política, 3/3), a declaração de parcialidade ocorre quando um tribunal analisa se o juiz responsável pela causa agiu de modo que tenha comprometido a sua equidistância entre defesa e a acusação. O juiz deve ser considerado suspeito "se for amigo íntimo ou inimigo capital" de uma das partes ou se tiver aconselhado uma delas, entre outros motivos. Pergunto: esses ministros de tribunais superiores cumprem essas?
Vital Romaneli Penha (Jacareí, SP)

Esse é o Brasil, o eterno país do futuro, com sua democracia fajuta e seus três podres Poderes. Nesta porcaria de país só vai preso quem é pobre.
João Mucci (Ponte Nova, MG)

O ex-juiz Sergio Moro quis fazer justiça a seu modo, ignorando os aspectos legais ao mesmo tempo em que fazia política. A parcialidade foi comprovada, e o processo, anulado. Moro e sua turma fizeram escola de como não se deve usar a lei.
João Guedes Braz (Cuiabá, MT)

Esse é o tamanho do estrago feito pelo então juiz suspeito Moro e seus asseclas da Lava Jato. Tivessem seguido a lei e não seus caprichos políticos, o sistema ainda funcionaria e verdadeiros corruptos, como esse Arthur Lira, estariam sendo encaminhados para a prisão.
Dionísio DeBarros (São Paulo, SP)


Carma coletivo
É tanto crime, tantas fake news e tanta passada de pano do PGR que a maioria da população fica embasbacada de ver como esse sujeito genocida continua exercendo o cargo de presidente, apesar de tantos absurdos. Não tem outra explicação, isso só pode ser carma coletivo dos brasileiros ("PF abre inquérito sobre falso elo feito por Bolsonaro entre Aids e vacina da Covid", Política, 3/3).
Fernando Ramalho (Brasília, DF)

Tudo isso já ficou cansativo e mais do que evidente. Os arruaceiros usam essa estratégia para desnortear o país como um todo. Ficaram só na teoria de desmontar tudo para refazer de outro jeito. Mas, sem competência nenhuma, tudo virou uma grande desordem.
Francisco Eduardo de Carvalho Viola (São José dos Campos, SP)


Rejeição
"Bolsonaro encara nova rotina com rejeição e 'fugas' no litoral de SP" (Política, 3/3). Está de aviso prévio e resolveu fazer corpo mole (não que algum dia tenha feita algo que prestasse).
João Venturini (Uberlândia, MG)

Bolsonaro em Guarujá, no Carnaval - @Jair Bolsonaro no Facebook


Acho que nunca vi um presidente tão farrista como esse. Toda semana viaja para algum lugar no Brasil e vive na esbórnia; em feriado prolongado, então, adora aparecer de jet ski na praia. O mandato de presidente para ele parece com aquele filme "Curtindo a Vida Adoidado".
Élcio Matos (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.