Descrição de chapéu Rússia

Faltam-nos parafusos na cabeça, diz leitor

Tratar os EUA como a pobre Chapeuzinho Vermelho é o suprassumo da ignorância

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Faltam parafusos
Podem parar o mundo que o homem vai descer. De que adianta tanta tecnologia se nos faltam parafusos básicos na cabeça? Primeiro é preciso consertar o homem. É preciso um grande concerto mundial para refletirmos sobre isso. Estamos profundamente doentes (espiritualmente) e loucos (mentalmente). Sem isso não iremos muito longe. E olha que acabamos de chegar ao planeta Terra.
Jaime Pereira da Silva (São Paulo, SP)

Jornalismo
O jornalismo de Reinaldo Azevedo ("Putin é um criminoso indesculpável, mas expõe a nudez da verdade", Política, 3/3) desintoxica o leitor do maniqueísmo entre o bem e o mal que prevalece nas manipulações da grande imprensa. Grande imprensa que parece nada ter aprendido com o descrédito de seu jornalismo lava-jatista tão desmoralizado pelos fatos.
Antônio Beethoven Cunha de Melo (São Paulo, SP)

Tratar o Putin como o lobo mau eu entendo e concordo. Mas tratar os EUA como a pobrezinha da Chapeuzinho Vermelho é o suprassumo da ignorância.
Joaquim Salomão (Curitiba, PR)


Fertilizantes
"País importa 85% dos fertilizantes que utiliza e Rússia responde por 23% das importações'', dizem analistas. "Para nós, a questão do fertilizante é sagrada", afirmou Bolsonaro. Mas qual é de fato nosso grau de dependência dos fertilizantes importados? Somos o país da criatividade. O país que, por exemplo, transformou o álcool numa opção viável de combustível. Será que não conseguimos suprir as necessidades de fertilizantes sem depender tanto das importações?
João Manuel Maio (São José dos Campos, SP)


E nós?
Os efeitos das sanções aplicadas à Rússia vão reverberar mundo afora e recairão com força maior em países da periferia. A Rússia tem reservas, talvez suficientes para aguentar o tranco, segundo dizem, e haverá de contar, também, com a possível ajuda da China. E nós? Com 14 milhões de desempregados, 100 milhões vivendo em situação de insegurança alimentar, comunidades sob fogo cruzado, inflação batendo dois dígitos, enchentes devastando cidades, incêndios consumindo florestas, fora a pandemia, ainda não totalmente debelada, nós vamos bater na porta de quem? Do Deus brasileiro?
Patrícia Porto da Silva (Rio de Janeiro, RJ)


Inquéritos
Mais um inquérito é aberto contra bolsonaro (com b minúsculo mesmo). Desta vez pela "insuspeita" PF. "Nesta porcaria de país" --como disse João Mucci no Painel do Leitor de 4/3--, abrem-se muitos e muitos inquéritos, mas não se vê nenhum ser concluído. Nesse ritmo de tartaruga, a partir de agora e até as eleições, qualquer conclusão da Justiça sobre Bolsonaro será dada como oportunista ou casuística. A "Justiça" brasileira, assim como o Legislativo, já perderam o bonde da história para livrar o país do descalabro diário.
Nicola Granato (Santos, SP)


Explique melhor
Lula disse: "Quando deixei o meu governo, imaginei que o Brasil, hoje, ia estar mais rico que a França e a Inglaterra. Jamais imaginei o retrocesso que está tendo hoje". Daria para explicar melhor? O país ficou a cargo de uma presidenta incapaz e as estatais brasileiras foram saqueadas depois que os brasileiros colocaram no poder um dos maiores embusteiros de todos os tempos. Insisto: explique-nos melhor a causa desta situação.
Antonio Maurilo Villas Bôas (São Carlos, SP)


Lula
"Livre de processos, Lula voltará aos tribunais para acusar desafetos; primeiro julgamento é de Dallagnol" (Mônica Bergamo, 3/3). Fico impressionado como esse bando de pobres (pobres como eu) apoia as armações da hipercorrupta elite escravocrata brasileira. Como se essa gente (os ricos) desse a mínima para a corrupção. Tiraram a Dilma para botar Temer e, por fim, Bolsonaro e seus milicianos e o seu centrão. Tudo em nome da "honestidade".
Carlos Fernando de Souza Braga (São Paulo, SP)

É natural e esperado que depois de restabelecida a verdade, aqueles que protagonizaram o que ficou conhecido como o "maior escândalo jurídico da história" sejam processados e paguem por seus crimes.
Mario Donizete Pelissaro (Atibaia, SP)


SulAmérica
Em relação à reportagem "Rede D'Or e SulAmérica vão trocar informações sobre usuários, mas há limites éticos" (Mercado, 25/2), a SulAmérica esclarece que, uma vez aprovada a operação com a Rede D'Or, a gestão e operação da SulAmérica deve seguir independente, garantindo os compromissos com clientes, corretores e com sua a rede de prestadores de saúde referenciados. As empresas estarem em um mesmo grupo econômico e um novo ecossistema não representa restrição, e sim mais um passo para que SulAmérica e Rede D'Or sigam avançando em inovação, gestão eficiente, criação de novos produtos, benefícios e acessos à saúde para os brasileiros.
Ricardo Bottas, CEO da SulAmérica

Resposta da jornalista Daniele Madureira - A reportagem da Folha solicitou entrevista com um porta-voz da SulAmérica sobre detalhes da operação, mas não foi atendida. O texto informa que as estruturas de SulAmérica e Rede D'Or seguem separadas, embora isso não impeça a troca de informações sobre usuários.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.