Descrição de chapéu inss Rússia

'O risco de Bolsonaro vencer é real', diz leitor

'Bolsonaro destruiu o Plano Real', diz leitor sobre volta a inflação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Competitivo
"Além de não ter derretido, Bolsonaro é competitivo e pode vencer" (Reinaldo Azevedo, 10/3). Direto. Sem retoques.
Vera Maria Da Costa Dias (Porto Alegre, RS)


A plataforma que suporta Bolsonaro é o ressentimento. Que, verso e reverso da mesma moeda, assim afeta Lula. O ódio à democracia pode ser interpretado pelo desdém com as políticas identitárias e as políticas afirmativas, a misoginia, os armamentos, o antiambientalismo e a aversão à ciência. O risco é real.
Daisy Santos (Aracaju, SE)

"Parabéns", Reinaldo! Belo libelo em defesa da candidatura de Lula da Silva. De minha parte, continuo esperando a terceira via ou nenhum.
Adriana Rossi Alves (Bauru, SP)

Ah! Reinaldo, me explica como "aspirações de justiça social" combinam com corrupção, como o messiânico "redenção dos oprimidos" se ajusta com projeto obsessivo de poder pessoal e como a "vida digna para os pobres" se encaixa na demagogia manipulatória que rende ganhos eleitorais.
José Eduardo Ferolla (Belo Horizonte, MG)

Infelizmente, grande parte dos brasileiros se identifica com Bolsonaro, muitos de forma velada. Foi só ele segurar um pouco a sua língua que já subiu nas pesquisas. O Brasil é de adoecer mesmo!
Laércio Jean Demarch (Curitiba, PR)

INSS
"'Querem quebrar o Brasil', diz Bolsonaro sobre revisão da vida toda do INSS" (Mercado, 11/3). Curioso é que pagar pensão para filha "solteira" de militares, acumular aposentadoria e gastar mais de R$ 1 milhão por mês em cartão corporativo não quebra o país. Agora, rever o benefício daqueles que contribuíram a vida inteira para no fim receber uma merreca e que ainda hoje sustentam os luxos acima, isso quebra o país.
Patrícia Floriano Pedrosa (Brasília, DF)

Fala do inominável, aquele que acumula aposentadoria do Exército, de onde foi exonerado por tentativa de ato de terrorismo, da Câmara, onde foi um zero à esquerda, e que ainda vai se aposentar com salário de presidente. Espero que vá curtir tudo isso na cadeia.
Ricardo José Piccolo (Jundiaí, SP)

Só o aumento dos militares, dos políticos e os superssalários de alguns funcionários públicos e de estatais, além de todos benefícios que eles têm, não quebram o Brasil. Fora os roubos. Pobres dos aposentados, a cada dia perdemos mais.
Denise Nóbrega (Rio de Janeiro, RJ)

Bolsonaro é contra. Tenho 89 anos e meio e perdi 15 anos e sete meses em contribuições --na época de dez salários mínimos (de março de 1957 a outubro de 1972). O INSS de Curitiba enviou os documentos para Brasília e lá pegou fogo. Não aceitaram as certidões da Junta Comercial dos registros da empresa de que eu era sócio majoritário e diretor-gerente. "Pimenta nos olhos dos outros é refresco!
Arnaldo Macedo Caron (São Paulo, SP)


Inflação
"Inflação é a maior para fevereiro desde 2015 e vai a 10,54% em 12 meses" (Mercado, 11/3). Bolsonaro destruiu o Plano Real. Quem ainda tem salário sabe que a perda de poder de compra foi grande, 25%. Tirando os comerciantes, os empresários, os altos funcionários e os amigos do Bolsonaro, o povão está passando arrocho e fome. Nunca vi a sociedade em tal penúria. Digam-me por que Bolsonaro tem 37% dos votos!
Josué de Oliveira (Rio de Janeiro, RJ)

Para quem frequenta padaria, mercados e afins, a sensação de inflação é muito maior que a divulgada. O Brasil está desmoronando, enquanto o presidente só passeia e vive saltando de festa em festa. Quem realmente governa o Brasil?
Marcelo Ghibu (Santos, SP)

Entra governo, sai governo e nada muda, os problemas estruturais são os mesmos e sem solução. Falta estadista! Aos que defendem este governo, pergunto, com todo o respeito: o que fez de bom para o Brasil?
José Celso Righi Righi (São Bernardo do Campo, SP)

Ucrânia
"Rússia expande ataques a cidades no oeste da Ucrânia e reagrupa tropas em torno de Kiev" (Mundo, 11/3). Protesto. Protesto. Não posso aceitar que um país seja descaradamente invadido e todo o resto da humanidade se posicione como mero espectador.
Américo Venâncio Lopes Machado Filho (Salvador, BA)

O poder bélico da Rússia é enorme, a Ucrânia não tem como se defender, é como um elefante matando pulgas. A rendição seria a melhor atitude para acabar com o sofrimento da população.
José Manoel Martins (Bebedouro, SP)

Enquanto isso, morrem no Brasil cerca de 600 pessoas por dia vítimas de Covid. Sem disparar um rojão. O capitão dá um banho no Putin.
Milton Doll (Florianópolis, SC)

Se você vir uma criança indefesa ou um idoso fragilizado ser atacado por um criminoso com arma de fogo e você tem um fuzil, é seu dever, sob pena de omissão, intervir para proteger a vítima. O Ocidente, sentado no maior arsenal da Terra, assiste passivo e covarde a Ucrânia ser massacrada pelo rebento do comunismo, Putin, o criminoso de guerra.
Paulo Costa (Juiz de Fora, MG)

Uma guerra fruto do capricho e da vaidade pessoal, pois bastaria o presidente da Ucrânia declarar que não iria aderir à Otan, para que mortes e destruição não acontecessem. Um cômico irresponsável que causou uma tragédia nacional. E que covardemente acabará se entregando para não ser morto.
Antonio Melo (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.