'Essa quadrilha precisa ser ejetada do governo', diz leitor

Leitora pede punição aos crimes da ditadura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paradas
"Governo Bolsonaro trava R$ 434 mi para obras paradas de escolas, mas libera verba a aliados" (Política, 19/4). Essa quadrilha precisa ser ejetada, mas, infelizmente, com o Aras não tem jeito. Ele não vê nada, não julga nada, não emite nenhum gesto em defesa da democracia e do país. Levaremos décadas para amenizar os efeitos deletérios desse pesadelo trevoso.
Vera Queiroz (Rio de Janeiro, RJ)

Esqueleto de paredes sem teto e só os tijolos
Obra de creche paralisada em Campo Largo (PI), com 62% de execução, e com dinheiro atrasado pelo FNDE. Registro de vistoria em 19 de setembro de 2021 - Simec/MEC


O que esse bando fez com a educação e com a cultura de um modo geral é um estrago que vai exigir décadas de reparos.
Alfredo Gomes de Azeredo (Campos dos Goytacazes, RJ)

Esses ataques diários em manchetes principais, com factoides e indícios que viram crimes hediondos nas canetas das Redações da imprensa velha, fazem parte do golpe que esta imprensa, junto com a Suprema Corte, trama contra Bolsonaro e o país.
Adriana Mara de Moura e Souza (Barroso, MG)


Lei da Anistia
Excelente texto de Marcelo Coelho ("É hora de revogar a Lei da Anistia, 19/4)! Representa a todos e todas que não suportam mais esse governo de extrema direita, que coloca o Brasil como pária no mundo e pisa no luto de quem perdeu seus filhos, seus pais, seus entes queridos, seja na hedionda ditadura, seja no dia a dia das periferias, seja na pandemia que teimam em negar.
Leny Manzatti Rodrigues (São Paulo, SP)

Que os crimes da ditadura sejam punidos. Muitos deles não prescreveram nem podem ser prescritos! Mas se a Justiça e o Legislativo do país não se envergonham de acobertar crimes, devemos ir para as ruas novamente.
Luciana Saddi (São Paulo, SP)

Desafio qualquer defensor da ditadura militar a explicar quais teriam sido os supostos crimes pelos quais o presidente eleito João Goulart poderia ter sido julgado e condenado em 1964. Sem julgamento e sem condenação, que deveria ser feita pelo Congresso segundo a Constituição de 1946, fica claro que os militares cometeram, sim, crimes contra a ordem política e social em 1964.
Paulão Henrique de Mello (Valinhos, SP)

Muito oportuno! Quando se vê um militar oportunista como o vice-presidente fazendo piada com os áudios sobre as torturas, não dá mais para fazer de conta que foi uma brincadeirinha.
Lucy De Castro Penalva Vita (Salvador, SP)


Ataques da Rússia
"Rússia quadruplica ataques e toma cidade em ofensiva no leste da Ucrânia" (Mundo, 19/4). Até quando o povo ucraniano vai ficar servindo de isca para interesses subalternos da Otan, leia-se EUA e Reino Unido? Chega de tantas mortes e sofrimentos causados por um infame como esse tal Zelenski.
Alderijo Bonache (Centenário do Sul, PR)

Até quando a Ucrânia vai continuar sacrificando o próprio país para defender interesses dos EUA/Otan? Se houvesse preocupação verdadeira com o povo ucraniano, o governo da Ucrânia já teria costurado um acordo justo com a Rússia, reconhecendo a preocupação legítima dos russos com sua própria segurança.
Branka Calabrese (São Paulo, SP)


Torturas
Não acredito que o general Hamilton Mourão seja tão limitado intelectualmente ou tão ingênuo que não perceba a possibilidade real de que um dia uma neta, uma filha ou uma sobrinha sua possam sofrer barbaridades do mesmo quilate daquelas infligidas, por exemplo, à jornalista Míriam Leitão. Se refletisse dois minutos antes de abrir a boca, provavelmente evitaria se associar a monstros sádicos e a psicopatas assassinos ao minimizar seus crimes e sua covardia.
Francisco J. B. de Aguiar (São Paulo, SP)

As instituições nacionais vinham sendo coniventes com as piadas de mau gosto de um deputado medíocre havia muito tempo. O ápice do desacato ocorreu no plenário da Câmara, no dia da votação do impeachment de Dilma. Bolsonaro saudou, em alto e bom som, um torturador e nada lhe aconteceu. O país se encontrava emanado em uma só emoção, o ódio e punitivismo oriundos da Lava Jato. O deboche de Mourão é uma das muitas consequências da normatização desse desacato.
Anete Araújo Guedes (Belo Horizonte, MG)


Pobre povo
Pobre povo brasileiro, escravizado pelos podres poderes aparelhados. Do Executivo ao Judiciário, passando pelo fétido Legislativo, cuja Câmara dos Deputados esta repleta de acusados de corrupção. Estão aí, sempre os mesmos, descaradamente iludindo o eleitor, que tenta sobreviver sem trabalho, sem escola, sem saúde, sem moradia, sem esperança.
José Rubens Martins de Araújo (Bauru, SP)


Saúde
A respeito do artigo "Cobertura de planos privados deve ser igual à do SUS" (Tendências / Debates, 14/4), a Federação Nacional de Saúde Suplementar concorda com o autor sobre a necessidade de coberturas de caráter taxativo. Mas é preciso oferecer ainda mais formatos de planos de saúde, em atendimento a um anseio da população. Tal medida, ao contrário do que afirma o autor, ampliará o acesso à saúde suplementar, ajudando a desafogar o SUS.
Vera Valente, diretora-executiva da FenaSaúde (Rio de Janeiro, RJ)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.