Descrição de chapéu AGU

Leitores comentam mortes causadas pela chuva no RJ

Caças Gripen, atuação da AGU e trote no Paraná estão os assuntos abordados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mortes por causa da chuva
É o resultado da falta de política urbana no Rio de Janeiro ("Chuvas provocam ao menos 14 mortes no RJ", Cotidiano, 3/4). O descaso dos vários governos faz a população refém dos temporais, ceifando vidas e destruindo patrimônio dos mais necessitados. Vamos ver se o RJ aprende a votar.
Maria Antonia Di Felippo (São Caetano do Sul, SP)

O problema é a pobreza que faz com que as pessoas sejam obrigadas a residir sob condições desumanas. Isso no país inteiro e na maioria dos países. Quem poderia resolver tudo fica de braços cruzados ameaçando e pedindo para ser adorado: o grande senhor Deus.
Joaquim Rosa (São José dos Campos, SP)

Não é só a falta de política de moradia, tem também a cultura de fazer casas em terrenos invadidos, área de proteção, beira de rios, beira de estrada, etc. Esse pessoal também pensa, ou tem esperança, que os governos resolvam, regularizem suas residências. E o pior é a baixíssima renda dos brasileiros.
Josue de Oliveira (Rio de Janeiro, RJ)


AGU pró mineração
Só vejo bandidos saqueando as riquezas do país, dos povos originários, destruindo florestas, enchendo águas de mercúrio, injetando agrotóxicos goela a dentro do povo ("Governo Bolsonaro utiliza AGU para defender mineração em terras indígenas mesmo sem lei", Ambiente, 2/4). Esse é o pior dos piores de todos os desgovernos. Não sei se o Brasil sobrevive até outubro, talvez já esteja na UTI há tempos e passamos batidos. Estamos todes doentes de desleixo, incompetência programada e criminosa.
Vera Queiroz (Rio de Janeiro, RJ)

Não foi essa pessoa que recebeu a medalha do mérito indígena? Medalha que reconhece os importantes esforços empenhados em favor dos povos indígenas? Que momento estamos vivendo... que momento...
Fernando Costa (Porto Alegre, RS)


Caças Gripen
Vão poder ajudar defender os cidadãos dos assaltos cada vez mais frequentes ("Dois primeiros caças Gripen para uso da FAB chegam ao Brasil de navio", Política, 3/4)?
Pierre Laville (Salvador, BA)

Que sejam bem-vindos, a Força Aérea Brasileira precisa estar equipada.
Newton Ferreira Campanha (São Paulo, SP)


Moeda sul-americana
A América Latina só conseguirá soberania caso promova união econômica e militar entre os seus países ("Por uma moeda sul-americana", Ilustríssima, 3/4).
Alexandre Sartori Barbosa (Curitiba, PR)

Moeda forte, mercado aquecido, produtividade aumentada. Bom olhar mesmo para soluções diversas do que ficar no que já se mostra insuficiente. A quem interessa o Brasil (como um todo, não só o empresariado) fazendo frente a interesses americanos, que necessitam de nossa "latinidade" no sentido pejorativo? Só traidores do Brasil se sentem bem com o abismo social vigente.
Lilian Mara Toews (Garopaba, SC)


Alckmin, livro e Lula
Ruim é não saber se ele estava errado quando falava horrores do Lula, ou agora, quando fala maravilhas ("Alckmin posa para foto com livro que diz que Lula é inocente e foi perseguido", Painel, 3/4).
Caubi Maciel da Nóbrega (Porto Alegre, RS)

O ex-governador de SP Geraldo Alckmin (à dir.) tira foto com o coordenador do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho
O ex-governador de SP Geraldo Alckmin (à dir.) posa para foto com o coordenador do grupo Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho - Divulgação

Sempre é bom rever seus conceitos e opiniões. Li o livro e encontrei verdades que não queria enxergar.
Valdeci Gomes (Guarabira, PB)


Trote no Paraná
Todos os responsáveis devem ser identificados e expulsos ("Mais de 20 calouros da UFPR sofrem queimaduras graves em trote", Cotidiano, 2/4). Não é admissível que estes delinquentes sejam aptos a receberem graduação. E a universidade tem sua parcela de culpa.
Irene Regina P. Ferreira (Rio Grande, RS)

Os cidadãos de bem que jogaram o produto na pele dos calouros tinham a intenção de chegar ao resultado a que se chegou. Tem ódio aí, além da necessidade de humilhar. Inaceitável. A falta de empatia é um dos piores problemas da sociedade. Daí decorre descaso com a degradação da natureza e abrem-se portas para toda forma de intolerância!
Luiz Marcelo Z. Pereira (Catalão, GO)


Lygia Fagundes Telles
Repousa em paz, Lygia. Recomendo a leitura do conto canino "Biruta".
Anna Amélia (Uberlândia, MG)

Lygia Fagundes Telles jamais morrerá, porque ela é imortal como Machado de Assis, José de Alencar, Raquel de Queiroz, Érico Veríssimo, Graciliano Ramos. Suas obras ficam.
Neli de Faria (São Paulo, SP)


Colunista
Concordo ("Quem não sabe distinguir piada de ofensa não está pronto para sociedade", João Pereira Coutinho, 4/4). Quando Chris Rock envolve uma doença a título de piada não pode viver em sociedade (ironia). O tapa do Will Smith é o erro complementar. Mas dois erros não fazem um acerto.
Rodrigo Silva (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.