Leitores criticam ironia de Eduardo Bolsonaro sobre tortura de por Míriam Leitão na ditadura

Tapa de Will Smith em Chris Rock ainda divide opiniões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Míriam Leitão
Quem ironiza tortura e debocha de torturados não pode ser aceito em função pública em um país civilizado e democrático. ("Eduardo Bolsonaro ironiza tortura sofrida pela jornalista Míriam Leitão durante a ditadura militar", Política 4/4). Tal pai, tal filho.
Jonas Nunes dos Santos (Juiz de Fora, MG)

Estarrecida com o comentário de Eduardo Bolsonaro sobre Míriam Leitão. As vozes dessa direita autoritária, ignorante, retrógrada e violenta não podem mais deter o poder. As mulheres reagirão nas urnas.
Aureluce Demonte (Araraquara,SP)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro, que irritou os leitores por ironizar a tortura sofrida pela jornalista Míriam Leitão durante a ditadura - Pedro Ladeira - 27.nov.19/Folhapress

Odiável a postura do parlamentar, como também equivocado o pensamento da jornalista. Se "Bolsonaro é inimigo da democracia", Lula, que comprovadamente desviou recursos da educação, segurança e saúde também o é. Pessoas inteligentes e imparciais colocam Lula e Bolsonaro no mesmo saco.
Maurílio Polizello Junior (Ribeirão Preto, SP)


Jair Bolsonaro
Somente falta de caráter explica que a reprovação de Bolsonaro a sua atitude durante a pandemia tenha caído. É o retrato de uma nação indecente e com valores morais flutuantes. ("Cai reprovação à gestão de Bolsonaro contra Covid, diz Datafolha", Cotidiano 3/4)
Eduardo Passos (São Paulo, SP)


Notícia positiva por revelar que o povo está se conscientizando sobre o fato de o governo Bolsonaro ter realizado ótimo trabalho na pandemia. As ações da administração federal foram boas inclusive no tocante à vacinação, houve disponibilização de imunizantes para as pessoas interessadas em injetar tais produtos.
João Paulo Zizas (São Bernardo do Campo, SP)

João Teixeira de Lima (São Paulo, SP)


Educação
Não vejo com bons olhos ("Escola de tempo integral é promissora, mas pode elevar repetência", Cotidiano, 3/4). Nesse tipo de escola há uma grande exclusão que não é comunicada pelos meios oficiais
Renata Godoy Barros (Indaiatuba, SP)


Golpe e liberalismo
Deplorável o tuíte do empresário Salim Mattar sobre o golpe militar de 1964 ("Salim Mattar, fundador da Localiza, exalta golpe militar nas redes sociais", Painel SA). Traz implícita a premissa historicamente desacreditada de que o golpe evitou a chegada dos comunistas ao poder. Em artigo na Folha ("A pobreza do liberalismo brasileiro", Opinião, 27/3), tratei do interesse quase exclusivo da maioria dos liberais brasileiros pela liberdade econômica. É liberdade econômica o que querem ou coisa diversa?
Rodrigo Jungmann (Recife, PE)


Arbaitman
A entrevista de Marcos Arbaitman na Folha ("Anfitrião de jantar para Doria diz que tucano deu sinal claro de desistência da candidatura", Painel 2/4) é característica do modus operandi da elite brasileira: não há preocupação com a qualidade e/ou o conhecimento de gestão pública pelo escolhido da casta mais alta. O que querem é a manutenção do status quo. Triste Brasil.
Paulo Eduardo Alves Camargo-Cruz (São Paulo, SP)


Colunistas
Acerca do tapa de Will Smith no Oscar, sugiro a Djamila Ribeiro (31/3) e aos que justificaram a agressão que leiam e aprendam com João Pereira Coutinho em sua coluna "Quem não sabe distinguir piada de ofensa não está pronto para sociedade" (1/4). Simples assim.
Márcio Antonio Chaves Pinto (Fortaleza, CE)

O ator Will Smith dá um tapa no apresentador do Oscar Chris Rock, durante a premiação do Oscar, em Los Angeles - Brian Snyder - 27.mar.22/Reuters

"Quero que meu pedido no aplicativo chegue a jato. Mas não quero ghost kitchens na minha vizinhança..." É, senhor motoqueiro, vai ter que fazer mais correria no trânsito, ou fica sem gorjeta. ("O que a prefeitura está esperando para regulamentar dark kitchens?", Nabil Bonduki, 3/4)
Reinaldo Antonio (São Paulo, SP)

Com dinheiro farto dos petrodolares até 1973 (que gerou uma dívida externa, paga só no governo Lula), qualquer um faria um governo de crescimento (mesmo com a corrupção desenfreada na época)! Em troca desse financiamento externo, houve renuncia por 50 anos do investimento em ferrovias, em detrimento do rodoviário. ("Milagre econômico da ditadura terminou em inflação de 215%", Elio Gaspari, 2/4).
Marcos Roberto Banhara (Paula Freitas, PR)

Orban venceu porque o povo húngaro não quer se meter entre a Otan e a Rússia numa guerra que não é deles. Nem quer o aumento de até 54% no preço do gás. Venceu porque prometeu ajuda estritamente não bélica à Ucrânia e não abrir mão do gás barato da Rússia. Está certo ele. ("Vitória de Orbán mostra que reerguer democracia na Hungria é jogo de longo prazo", Thiago Amparo, 3/4)
Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva (São Paulo, SP)


Estupro
Excelente a entrevista com Luciana Temer ("É inadmissível não ter registrado meu estupro, diz Luciana Temer 20 anos depois", Eliane Trindade, 3/4) Obrigada pela coragem! Só gostaria de comentar que ninguém supera um estupro. Perguntar se o sobrevivente superou o estupro sugere que seja possível atenuar o resultado da agressão mais vil e podre que se pode causar a uma pessoa. Mais importante do que buscarmos alívio em saber se a vítima superou o estupro seria perguntarmos "Como você tem feito para processar psicologicamente a agressão e sobreviver ao estupro?".
Mariana Barontini Sasso (Mirassol, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.