Bandeira do Brasil e as cores nacionais são de todos, diz leitor

Leitoras também comentam sobre maternidade nos dias atuais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Patriotismo
"De Anitta a Daniela Mercury, artistas anti-Bolsonaro vestem a bandeira do Brasil" (Ilustrada, 8/5). A gente pode até resgatar a bandeira, mas o principal seria ressignificá-la. As cores verde e amarelo são referências às casas de Bragança e Habsburgo e aquele "ordem e progresso" é um delírio militar.
Emilia Amoedo (Rio de Janeiro, RJ)

Até que enfim alguém resolve tomar essa iniciativa e devolver a todos os brasileiros sua bandeira, sua camisa e suas cores! Esses símbolos não podem ser associados a fascistas e psicopatas.
Glaydson Salgado (São Luís, MA)

Isso prova que os ditos de esquerda são verdadeiros camaleões para voltar ao poder pelo poder. Para isso se fantasiam de bandeira de todas as virtudes. Nesse aspecto, não são assim tão diferentes da extrema direita, ainda mais que adoram uma verba pública.
Eduardo Ramos (Porto Alegre, RS)

Boa iniciativa, pois a bandeira e as cores nacionais são de todos e não de um grupo político específico. Agora, também se diga que a esquerda sempre teve dificuldade em defender os símbolos nacionais, preferindo o uso de símbolos, digamos, mais universais.
Elton Barros Torquato (João Pessoa, PB)


Mercado internacional
"Bolsonaro derruba investimento em infraestrutura e afugenta estrangeiro" (Mercado, 7/5). O nosso presidente Bolsonaro está correto! Tem muita gente enriquecendo do dia para o outro como esses estrangeiros que não geram emprego e desenvolvimento para o Brasil.
João Lima (Fortaleza, CE)

Esse governo é horrível. Fala em agronegócio mas o povo está morrendo de fome. O tomate aqui é o mais caro do mundo. A carne não tem mais na panela do pobre. Onde está o avanço se o povo brasileiro não tem o que comer frente à inflação, juros e desemprego?
Mariano Aparecido (São José dos Campos, SP)

Além de afugentar os investimentos estrangeiros, está afugentando também, para fora do Brasil, as nossas cabeças pensantes, pois nossos jovens mais capacitados em todos os setores estão indo embora por falta de oportunidades.
Washington Portela (Fortaleza, CE)


Influência no poder
"General lobista de mineradora acusada pelo MPF foi recebido 18 vezes no Planalto" (Ambiente, 8/5). Infelizmente alguns generais, que não honram a farda, preferem os meios ilícitos para enriquecerem a custa do Planalto.
Maria Lygia de Toledo Barros (São Paulo, SP)

Que situação desses militares! Cada um pior que o outro! As filhas ganhando milhões de pensão casada se passando por solteira. Brasil de ladeira abaixo com a corrupção de todos.
Cássio Andrade Silva (Itapecerica da Serra, SP)



Giovana Madalosso
"Fui congelar meus óvulos e descobri que era uma mulher de caixa vazia" (Ilustríssima, 7/5). É quase impossível engravidar tendo, ao mesmo tempo, a sua idade, o pai da criança e a estabilidade financeira adequados. A vida é muito curta.
Stella Marina Rodrigues (São Paulo, SP)

Excelente artigo. Uma reflexão corajosa e pertinente.
Adriana Duarte (Campinas, SP)

Há três anos, eu tinha 42 anos e, pela primeira vez, sentia gritar o desejo da maternidade. Então, engravidei naturalmente , de um ex-namorado. A gestação tranquila. Trabalhei até três dias antes do parto, que foi normal. Sou mãe solo e plenamente realizada com a maternidade. Em se tratando deste tema, não dá para ficar a espera do "pacote completo". Tem que arriscar.

Leila de Oliveira

Campinas, SP

Eu me considero privilegiada. Estabilidade financeira, carreira e marido, abri a fábrica aos 34. Porque, ao ter um companheiro que entendia a teoria de dividir tarefas, nunca imaginei que a minha trajetória tinha pela frente um desgaste enorme, com todos os prejuízos citados pela autora, somados à ausência de rede de apoio, cobranças surreais, machismos que gotejam e fazem com que o Dia das Mães tenho um sentido tão distinto do romantizado por mim antes da maternidade chegar.
Aline Guilloux (São Paulo, SP)


Violência
"Assaltantes invadem shopping em MG e levam pânico a clientes" (Cotidiano, 7/5). Eu estava almoçando no Pobre Juan, restaurante em frente à joalheria assaltada. Não esperava pelo cardápio tão indigesto. Foi um pânico geral e muito interessante. A burguesia apavorada corria lá dentro enquanto os bandidos corriam lá fora.
José Roberto Martins Filho (Belo Horizonte, MG)


Janio de Freitas
"O desencontro marcado entre Fux e o ministro da Defesa" (Opinião, 7/5). O colunista, como sempre brilhante, vai desmontando palavra por palavra os argumentos do ministro da Defesa que revela em sua nota intenções outras na participação dos militares no processo eleitoral, algo proposto pelo TSE por si só um equívoco!
Janei Medeiros (Rio de Janeiro, RJ)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.