Descrição de chapéu desmatamento

Carlos Nobre elogia texto de Marcelo Leite sobre destruição ambiental

'A voz do povo é a voz de Deus', diz leitor sobre 'só Deus me tira daqui'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Destruição
Excelente a análise de Marcelo Leite ("Algoritmo da destruição", Ilustríssima, 22/5), mostrando que o Brasil adota há séculos um modelo de desenvolvimento baseado numa agricultura expansionista sobre todos os biomas, modelo destruidor que recebe total apoio do governo federal atual. Leite destaca a defesa de José Bonifácio, 200 anos atrás, de um desenvolvimento com preservação, mas que "foi derrotado por oligarquias escravistas em suas tentativas de disciplinar a exploração e a derrubada de florestas".
Carlos Afonso Nobre (São José dos Campos, SP)



"A Amazônia saindo do Brasil" (Janio de Feitas, 22/5). Ao ler essa coluna, senti-me como deveriam sentir-se os cristãos na arena, rodeados de leões. Ninguém para nos socorrer desses entreguistas. Um ministro do Supremo participando da festinha é uma afronta para nós, brasileiros. O que podemos esperar?
Cleuza Maria Lopes Simplício (Poços de Caldas, MG)


Loucos
Em uma Ilustríssima recheada do que ler, destaco Bernardo de Carvalho ("Cabotinismo de Estado", 22/5). Sim, na verdade estão querendo que fiquemos loucos para depois dizer: estão todos loucos. Como se fossem eles os únicos lúcidos, ainda que sejam mais loucos, soltos por aí. E quando vi a primeira-dama ajoelhada, dizendo insanidades, pensei que Ruth Cardoso deve ter revirado setes vezes no túmulo.
Ignácio de Loyola Brandão (São Paulo, SP)


Bolsonaro e Deus
"Em Marcha para Jesus, Bolsonaro repete a evangélicos que só Deus o tira do Planalto" (Política, 21/5). Pelo discurso do homem, o país agora deveria ser chamado de República Evangélica do Brasil ou, simplesmente, Evangelistão.
Marina Gutierrez (Sertãozinho, SP)

Está certíssimo, o Bolsonaro. A voz do povo é a voz de Deus.

Paulo da Silva Batista

Hidrolândia, GO


É o povo nas urnas que vai retirar esse verme que está destruindo o nosso país.
Ademir Sampaio de Campos (São Paulo, SP)

Deus não existe, portanto Bolsonaro não se reelegerá. Lógica aristotélica.
Ricardo Barbosa (São Paulo, SP)

Guerra na Ucrânia; fome, inclusive em nossa pátria; ainda a Covid pelo mundo... Mas o senhor presidente da República acredita que Deus está muito preocupado com o seu probleminha de ficar ou não no Planalto. Deus, se existe e atua de alguma forma sobre o planeta, tem mais o que fazer.
Vanderlei Vazelesk Ribeiro (Rio de Janeiro, RJ)

Uma blasfêmia ao nome de Deus. Preferível evocar o capeta, que é quem o tirará de lá.
Andréa Puntel Cordeiro (Ribeirão Preto, SP)


Bolsonaro e o indulto
Não nos surpreendamos se Bolsonaro, ao perder a eleição, renunciar a poucos dias da posse de seu sucessor para que o vice (Mourão), na Presidência, incontinente lhe conceda o indulto presidencial a fim de não responder pelos seus inúmeros crimes.
Marcos Roberto Banhara (Curitiba, PR)


Bolsonaro e as mortes
"Bolsonaro insiste em desacreditar vacinas e produzir mortes" (Cotidiano, 22/5). São 655 mil mortos no Brasil devido à Covid e 5.200 na China até agora, portanto há 125 vezes mais mortes aqui. Isso sem considerar que a população lá é quase sete vezes a nossa.
Júlio Shiogi Honjo (Brasília, DF)

No caso do capitão, qualquer uma delas serve, desde que com propina de um dólar por dose.
Silvia Klein de Barros (Rio de Janeiro, RJ)

Se houvesse política pública de combate à pandemia, certamente mais pessoas teriam se vacinado. Mas, infelizmente, este atual presidente joga contra o povo.
Marli Moras Garcia (Vitória, ES)


Bolsonaro e Moraes
"Embate entre Bolsonaro e Moraes inclui inquérito controverso e pode ter ápice na eleição" (Política, 22/5). Vale lembrar que, graças aos inquéritos do STF, nos livramos da enxurrada de mensagens de robôs que víamos nos sites até bem pouco tempo atrás. Parabéns ao ministro Alexandre de Moraes por sua coragem e persistência. Apesar das falhas e erros do passado, o STF está finalmente cumprindo o seu papel constitucional.
Eda Rocha de Oliveira (São Paulo, SP)

Bolsonaro e o ministro do STF Alexandre de Moraes - Sergio Lima/AFP

No direito, as ações de Bolsonaro contra o ministro Moraes e o STF são chamadas de "jus esperniandi". Mas não adianta espernear contra os fatos, a lei e a Constituição. Por isso ele tenta o golpe a todo momento.
Gilmar Pereira de Oliveira (Blumenau, SC)

Dois pirracentos inconsequentes, arrumando confusão para o país. Um a gente tira, e o outro?
José Ferreira (Belo Horizonte, MG)

Não existe embate entre Bolsonaro e Moraes. O que há são ataques, mentiras e agressões de uma só parte.
Lourenço Faria Costa (Quirinópolis, GO)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.