Descrição de chapéu Rússia

Leitor diz ter visto 'miséria chocante' ao sair do Theatro Municipal

Para leitor, militares 'só querem tumultuar'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

1929-2022
No domingo (8/5) assisti no Theatro Municipal à ópera "Café", de Mário de Andrade, que gira em torno da crise de 1929 que paralisou os portos, expulsou os camponeses das fazendas e provocou uma revolução popular. Mas a miséria mais chocante encontrei na saída do teatro, onde centenas de infelizes dormiam ao relento, numa extensão da cracolândia. Fazia frio em São Paulo.
Arsonval Muniz (São Paulo, SP)

Pessoas em situação de rua morando em barracas na praça da Sé, no centro de São Paulo - Mathilde Missioneiro/Folhapress

PSDB com Bolsonaro
"Bolsonaro se une a PSDB e União Brasil nos estados e empareda terceira via" (Política, 9/5). Tudo o que há de mais pútrido na política está reunido com Bolsonaro. O PSDB veio para colocar uma pá de cal em cima de sua reeleição.
Heber Ramos D'Elia Neto (São Paulo, SP)

Terceira via mostrando as suas entranhas bolsonaristas.

Alexandre de Oliveira Ferreira

Curitiba, PR


Não votem nesses políticos que fazem conchavo com o fascismo. Salvemos o Brasil!
Marli Moras Garcia (Vitória, ES)

Desde que passou pano para a sabotagem do João Doria contra Geraldo Alckmin, o PSDB foi minguando, minguando e está nos estertores da morte, como um partido absolutamente irrelevante.
Paulo Junges (Campo Grande, MS)

Infelizmente, a opção da esquerda de não se renovar e ficar com Lula vai acabar mais uma vez elegendo o Bolsonaro, como em 2018. Só não enxerga quem não quer. Lula deveria renunciar e apoiar uma centro-esquerda mais moderna, com o bom Alckmin como vice.
Carlos Eduardo Cunha (São Paulo, SP)


Eleições
"TSE aponta erros de militares e rejeita novas propostas para as eleições" (Política, 9/5). Parabéns ao TSE! Jamais foi função dos militares se ocuparem do processo eleitoral. Com essa atitude, eles perdem o respeito que pedem aos civis. Voltem para os quartéis e deixem de ser idiotas úteis nas mãos de um candidato a ditador.
Herbert Luiz B. Ferreira (Manaus, AM)


Esses milicos "vagabondes" só querem tumultuar. Também não sabem fazer outra coisa.
Joaquim Rosa (São Paulo, SP)

O mais impressionante de tudo isso é o absoluto silêncio daquele indivíduo que ocupa o cargo de procurador-geral da República. Reiterados ataques do atual mandatário ao processo eleitoral, sem nenhuma prova para apresentar, e nada acontece. Mas, claro, o senhor Augusto Aras acha que deve ser liberdade de expressão, certo?
Luiz Henrique Frosini (São Paulo, SP)

Nosso Exército é composto por idosos generais de pijamas comandados por um capitão reformado. Aonde o Brasil chegará, minha gente?
Djalma de Almeida (Santos, SP)

Confiamos na comprovada capacidade do Tribunal Superior Eleitoral de garantir eleições limpas e justas ao povo brasileiro. É lamentável, para dizer o mínimo, o papel subalterno e indigno que as Forças Armadas oferecem ao povo que lhes paga privilégios e pensões generosas.
Maria Lopes (São Paulo, SP)


Câmeras em PMs
Muito me chamaram a atenção os artigos sobre a pertinência ou não do uso de câmeras de filmagem nos uniformes de policiais militares ("Câmeras corporais são eficazes no trabalho policial?", Tendências / Debates, 6/5). Creio serem de extrema importância. Por outro lado, é vergonhoso isso ser necessário. A implementação de câmeras mostra a incapacidade de nossos policiais de agirem de forma correta se não forem vigiados. Ministros brasileiros foram contra essa decisão; segundo eles, a vontade de "Deus" é que matem à vontade.
Erick Kague (Curitiba, PR)

0
Policiais militares mostram câmeras instaladas nos uniformes, em São Paulo (SP) - Rubens Cavallari/Folhapress


Eu penso que o uso de câmeras nos uniformes de agentes policiais é necessário, pois elas podem esclarecer casos em análise, em que a liberdade de alguém pode estar em jogo. Considerando que policiais militares já têm uma preparação para ter o porte de armas, o uso de câmeras não é nada nocivo e pode ser benéfico em muitos casos. Policiais que não se encontram nas condições necessárias para exercer o cargo podem com as câmeras ser mais facilmente identificados com o auxílio dos equipamentos.
Mariana Vicentine Sovierzoski (Curitiba, PR)


Deus
Desenham Deus como branco/ E também sendo um macho/ Talvez não seja assim/ Pelo menos é o que eu acho/ Mulher merece respeito/ E o preto igualmente/ Deus é luz, igualdade e amor/ Ama todas pessoas igualmente.
Aparecido Ladislau Favini (Campo Mourão, PR)


Putin e Zelenski
Discordo da articulista Lygia Maria ("Seu candidato apoia a Ucrânia?, Opinião, 9/5). Zelenski, o comediante-presidente, sabia, como todo o planeta, que seu inimigo é um déspota, cruel e sanguinário, vide o que vimos na Crimeia e em Aleppo. Mesmo assim ele o desafiou, "cutucando a onça com vara curta" e ameaçando-nos com uma Terceira Guerra Mundial. É humor negro!
Roberto Cecil Vaz de Carvalho (Araraquara, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.