Descrição de chapéu desmatamento

Para leitor, Congresso há décadas vem piorando

'Bolsonaro, ecocida responsável por desmatamento jamais visto aqui', diz leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O pior dos piores
Perguntaram ao grande Ulysses Guimarães, lá pelos anos 90, o que ele achava do nível do Congresso à época. E ele respondeu: "O próximo vai ser pior". E hoje constatamos que seguiram piorando. Sete legislaturas após aquele "pior" do velho Ulysses, chegamos a essa excrescência chamada centrão.
Bernardo Assis Filho (Salvador, BA)

Sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos do Congresso - Pedro Ladeira/Folhapress

Ainda o golpe
"Bolsonaro desenha golpe com apoio do centrão e de militares" (Política, 6/5). As instituições são fracas, pois permitiram que prosperassem políticos como Bolsonaro, Daniel Silveira, milicos e caterva.
João Carmo Vendramim (Campinas, SP)

Tem tanto colunista acreditando em golpe de Bolsonaro que ele pode até acreditar que está recebendo apoio para essa excrescência.

José Walter da Mota Matos

Pouso Alegre, MG


Chego a pensar que as urnas eletrônicas podem realmente ter problemas; afinal, o atual presidente foi eleito por meio delas.
José Roberto Ferreira (Brasília, DF)

É terrível constatar que o "país do futuro" está cada vez mais longe do futuro. Após a ditadura militar, conseguimos, a duras penas, alcançar algo minimamente civilizado com a Constituição de 1988. Agora, sob a liderança de um homem obscuro, oficial medíocre do Exército, que de lá saiu pela porta dos fundos e que alcançou a Presidência graças aos terríveis erros da esquerda, estamos sob nova ameaça de grave recuo institucional. Estamos tomando um atalho para o atraso.
João Ramos de Souza (Brasília, DF)

O estrupício tem obsessão pela reeleição principalmente porque sabe que, se não for reeleito, ele e a familícia vão ver o sol nascer quadrado.

Marcelo Seraphim

Brasília, DF

Eleições
"Ministro da Defesa pediu ao TSE que divulgue questionamentos das Forças Armadas sobre eleições deste ano" (Política, 6/5). Por quê? Desde quando é papel do Tribunal Superior Eleitoral procurar explicar ao povo as preocupações do Exército? Desde o século 4° a.C., Aristóteles já dizia, no Livro 2 da Metafísica, que, entre as ciências práticas, a ciência que trata do bem do Exército se subordina à ciência civil (a Constituição), que procura o bem geral do Estado. Isso quer dizer que cada um deve respeitar a área do outro. Tudo tem limite.
Ricardo Fraga (Belo Horizonte, MG)


E os outros?
Os jornais (pelo menos os de São Paulo) focam Lula e Bolsonaro em constantes manchetes e ignoram os possíveis candidatos da terceira via. Há páginas e páginas descrevendo bobagens e tonterias ditas e feitas por Lula e Bolsonaro e raras notícias sobre o que fazem e propõem fazer (pela ordem alfabética) Bivar, Ciro, Doria, Moro e Simone. Agindo assim, em sua busca por manchetes, o sistema de comunicação deixa de ser o serviço de informações de que o país precisa, prejudicando sobremaneira seus leitores.
Wilson Scarpelli (Cotia, SP)


Mais recorde
"Amazônia tem recorde de desmate em abril, com mais de 1.000 km2 derrubados" (Ambiente, 6/5). Jair Bolsonaro, o genocida responsável pela morte por Covid-19 de quase 700 mil brasileiros. Jair Bolsonaro, o ecocida responsável por um desmatamento jamais visto em território brasileiro.
Cristina Dias (Curitiba, PR)

Mapa do Brasil, com destaque para a Amazônia Legal, com pontos escuros mostrando desmatamentos
Desmatamento (pontos escuros) registrado pelo Deter, do Inpe, em abril, na Amazônia Legal - Reprodução/Deter/Inpe


Nós, brasileiros, estamos perdendo nosso patrimônio para a ilegalidade e a criminalidade, que só crescem nos últimos anos na região da Amazônia. Isso se deve ao desmonte ambiental perpetrado pelo desgoverno federal, com a conivência de políticos locais. E isso também é corrupção.
Amalia Safatle (Itapevi, SP)


Lula na Time
Nelson de Sá, em poucas palavras, derrete o discurso do complexo de vira-lata que a mídia brasileira teceu ao comentar a entrevista de Lula na Time ("Revista Time leva 'segundo ato de Lula' à capa", Toda Mídia, 5/5). Ninguém analisou os pontos positivos da superexposição internacional do Brasil que a matéria teve. Ficaram apenas dizendo o que era trivial, ou seja, que Vladimir Putin é genocida (sim ele também o é) e que Volodimir Zelenski é um líder ou um herói (não é nem um nem outro). Os interesses mundiais falam mais alto quando se trata de seus cercadinhos. Excelente análise do colunista.
Sebastião Galinari (São Paulo, SP)


Aborto
Ótimo o texto de Marilene Felinto desta sexta-feira ("Não tem sentido você não gostar do Lula por causa de aborto, disse à minha diarista", 6/5)! Inspirador como abordagem para combater o falso moralismo das igrejas sobre a questão do aborto, que, como Lula defende, deve ser tratado como questão de saúde pública. É muita hipocrisia dos pastores que apoiam o inominável com suas campanhas a favor da arma e com sua idolatria por torturadores ao mesmo tempo em que fazem campanha ensandecida contra o aborto.
Maria Beatriz Telles Marques da Silva (São Paulo, SP)

Excelente artigo da colunista! Marilene Felinto escreve muito bem, e quando o faz com o coração e a mente, sem a participação do fígado, arrebenta! Essa pequena história ilustra muito bem pelo menos a metade dos votos do inominável: o voto da ignorância dirigida por fake news, de fundo religioso ou não.
Luiz Cândido Borges (Rio de Janeiro, RJ)


Eleição em São Paulo
Somente o fato de o candidato de Bolsonaro para o governo de São Paulo, o carioca Tarcísio de Freitas, não ter um time paulista para chamar de seu e fazer citações inverídicas de um livro para justificar suas falácias e bobagens já o desabilita para sua pretensão de governar São Paulo. Os paulistas não vão escolher um bolsonarista oportunista sem a menor noção do que é o estado. Que volte para o Rio de Janeiro.
Therezinha Lima e Oliveira (São José dos Campos, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.