Conheça a charge da Folha favorita dos leitores no mês de abril

Iniciativa faz parte do prêmio 'Charge do Ano - Escolha dos Leitores'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Breque dos apps, a reação de militares sobre áudios que apontam tortura na ditadura, casos de corrupção no Ministério da Educação, como o kit robótica e gabinete de pastores, foram alguns dos temas abordados pelas charges da Folha no mês de abril.

O jornal criou em janeiro o prêmio Charge do Ano – Escolha dos Leitores. Todo mês, a Folha abrirá para votação da melhor charge do mês. No início de 2023, as 12 escolhidas disputarão a final.

Com 25 votos dentre os 121 recebidos, o chargista Benett foi o escolhido do mês, com desenho sobre general que ri da tortura na ditadura militar.

A charge de Benett publicada nesta terça-feira, 19 de abril de 2022, na página 2 da Folha, é em preto e branco, está dividido em quatro quadros e tem o título 'O General ri da tortura'. No primeiro quadro, o desenho mostra o rosto do general rindo e mostrando todos os dentes e até a úvula. No segundo desenho, a imagem se aproxima mostrando mais a goela do general. No terceiro, o close aumenta, mostrando a úvula mais de perto. No último quadro, há um close da própria úvula que é um homem enforcado, fazendo referência a imagem do jornalista Vladimir Herzog, torturado e morto na ditadura militar.
Charge publicada na página 2 em 19 de abril de 2022 - Benett

Veja outras charges do mês.

Ainda no universo dos quadrinhos, em abril o cartunista Angeli escolheu o jornal para anunciar que está encerrando sua carreira como desenhista após receber o diagnóstico de afasia, condição neurodegenerativa que prejudica a comunicação e, conforme evolui, incapacita o paciente de se expressar de forma verbal ou escrita.

As vencedoras

Em março, com 16% dos votos, de 291 no total, a escolhida foi a charge de Benett sobre suspeitas de corrupção envolvendo pastores no Ministério da Educação, publicada no dia 29.

Em fevereiro, com 10% dos votos, de 375 no total, a escolhida dos leitores foi a charge sobre sanções a Putin, publicada pelo cartunista Jean Galvão no dia 26 de fevereiro.

Em janeiro, a mais votada, com 23% dos votos, de 601 no total, a escolhida foi charge de Benett sobre racismo reverso.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.