Descrição de chapéu inflação juros

'Bolsonaro quer supermercados no rol dos culpados pelo seu fracasso', diz leitor

'Emocionante homenagem'; leitora elogia texto de Ruy Castro sobre Janio de Freitas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Inflação
"Bolsonaro e Guedes pedem aos supermercados que segurem preços" (Mercado, 10/6). Como se não soubessem que a inflação não depende somente da ponta da cadeia produtiva. Agora o governo da fome terá mais um membro na lista dos culpados pelo seu fracasso, ao lado da pandemia, da corrupção (a dos outros) e da guerra da Ucrânia. E da imprensa, é claro.
José Marcos Thalenberg (São Paulo, SP)

Ilustração de Beto Brandão sobre Guedes e Bolsonaro terem pedido aos supermercados para segurarem preços - Beto Brandão

Aplausos
Que Bolsonaro se comporte como moleque em reunião de "alto nível" com membros da Associação Comercial do Rio não nos surpreende. É comportamento perfeitamente compatível com sua índole, sua formação e seu caráter. Mas imperdoável são a risadaria e o deboche da súcia no seu entorno; golpistas de carteirinha. Teimamos em acreditar que de um grupo de endinheirados pudéssemos contar com um mínimo de educação e pudor. Mas reconheço que educação e pudor não são encontrados nos bolsos dos abastados, principalmente desses macacos de auditório do presidente.
Elisabeto Ribeiro Gonçalves (Belo Horizonte, MG)


Moro
Nada como um dia após o outro. É com imenso prazer que assisto à derrocada de Moro ("Moro não recorre e desiste de ser candidato por SP", Mônica Bergamo, 9/6). Ex-juiz, ex-ministro, ex-candidato a presidente, senador e deputado. Sua tentativa de burlar as leis eleitorais foi patética. Ainda acha que está sob as prerrogativas da toga. Como foi que um cara medíocre tornou-se um inquestionável herói nacional com poderes para destruir a Petrobras e indústrias de grande porte, além de manipular o processo eleitoral de 2018?
Anete Araújo Guedes (Belo Horizonte)


Planos de saúde
A lista da ANS é feita por técnicos, e nela deve deve prevalecer a decisão médica, do médico do paciente, que é quem sabe de que ele precisa em cada caso específico ("Saúde com justiça", Opinião, 10/6). Planos de saúde são contratados para propiciar a saúde, não gambiarras. A lista sempre foi exemplificativa, e há milhares de decisões da própria Justiça dizendo isso. Nunca foi taxativa, tese que só privilegia as poucas empresas do ramo de saúde.
Cheryl Berno (São Paulo, SP)


O sistema
Acho poucas e fracas as manifestações contrárias ao sistema aqui no Brasil. Se fosse em outro país mais organizado, essa monstruosa injustiça social que temos teria efeitos devastadores, com os injustiçados invadindo e quebrando tudo. Na França, qualquer retirada de direitos de uma classe provoca quebradeira. O brasileiro é muito pacífico e acomodado. E bradam os alienados aos manifestantes: "Vão trabalhar, vagabundos!". Como se o país oferecesse trabalho suficiente. Como se oferecesse educação e preparo necessários para estruturar profissionalmente essas pessoas.
Edilene Stamatopoulos (Londrina, PR)


A vaga no STF
Para Augusto Aras, capacho do inominável, os ataques à democracia e ao STF feitos por seu amo arruaceiro são exercício da liberdade de expressão. Mas, quando a população exerce o seu direito de cobrar que ele, procurador-geral da República, pare de proteger o inominável e execute com imparcialidade o trabalho para o qual é muito bem pago, a PF é acionada ("PGR aciona PF contra brasileiros que cobraram Aras nas ruas de Paris", Política, 11/6). Como perguntaram em Paris: "Vale a pena se desmoralizar a esse ponto por uma vaga no STF?".
Beatriz Telles (São Paulo, SP)

Lamentável e abusiva a tentativa de intimidar populares enquadrando-os como autores de crime antidemocrático. Talvez o ato de Aras se enquadre em abuso de autoridade.
Luciano Prado (Rio de Janeiro, RJ)

Servidores públicos, pagos com nossos impostos, não só podem como devem ser cobrados, em qualquer lugar. Especialmente se são capangas de milicianos.
Nana Hyppolite (Macaé, RJ)

A citação da senhora Lindôra ao referido crime no artigo constitucional (tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado democrático de Direito) refere-se a crime praticado diuturnamente por Bolsonaro.
Lourenço Faria Costa (Quirinópolis, GO)


Eleições
"Instituto chave para Bolsonaro quer mudar regras do TSE antes de auditar eleições" (Política, 10/6). Esse "instituto" vai agir como um cavalo de troia! Vai lançar mais dúvidas sobre as urnas, só que estará dentro do TSE. Já antevemos que usará como argumento o fato de o TSE não atender as "sugestões".
Edmilson Barcellos da Rocha (Rio de Janeiro, RJ)


Janio de Freitas, 90
Que emocionante e justa a homenagem que Ruy Castro fez ao jornalista Janio de Freitas em sua coluna "Um dia, um jornal" (Opinião, 10/6). Engrandeceu os dois! A melhor forma de parabenizar alguém é valorizar sua obra e seu legado, e Ruy Castro foi muito feliz ao lembrar o quanto o Brasil é devedor de Janio. Nestes momentos tão sombrios, é confortador termos dois brasileiros da estirpe de Janio e Ruy.
Maria Cecília de Arruda Navarro (Bauru, SP)

Janio de Freitas em 2017 - Ricardo Borges/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.