'Estão fazendo tortura com ela', diz leitora sobre menina vítima de estupro

TSE dará tiro no pé se fizer reunião a dois com militares, diz leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estupro e gravidez
"Corregedoria apura conduta de juíza que induziu criança a desistir de aborto legal" (Cotidiano, 21/6). Os cursos de direito do país deveriam ser imediatamente extintos. Estão formando gente abjeta, sem empatia, fundamentalista, totalmente despreparada e que desconhece lei básica de 1940. Tortura infantil é o que estão fazendo com a menina. Se esse crime não for punido nesta república das bananas, que chegue aos tribunais internacionais.
Anna Amélia (Uberlândia, MG)

Juíza Joana Ribeiro Zimmer, de Santa Catarina.
Juíza Joana Ribeiro Zimmer, de Santa Catarina - Solon Soares/Agência Alesc


Uma menina teve seu corpo brutalmente invadido. Foi coagida a ter contato com o sexo de maneira violenta, sem estar preparada, tanto física como mentalmente. Ao procurar seus direitos, seguiu sendo massacrada, tratada como um objeto, um mero aparelho reprodutor. Um corpo que não tem dono. Ficou à mercê de machos e machas, dos descumpridores da lei, já que essa dor inominável não os atinge.
Anete Araújo Guedes (Belo Horizonte)

O indivíduo ficar preso no labirinto jurídico kafkiano é um fato cotidiano no Brasil. Não se pode criminalizar a hermenêutica, e o juiz pode julgar com sua convicção, mesmo que esta seja contrária à jurisprudência, pois as instâncias superiores podem reanalisar o que foi decidido e reformar a sentença. Entretanto, no caso de estupro de uma criança que tem direito ao aborto, a Justiça não pode forçar o nascimento por decurso de prazo.
Luiz Roberto da Costa Jr. (Campinas, SP)

A Idade Média, ou Idade das Trevas, finalmente chegou ao Brasil. Chegou seis séculos após o seu término na Europa; e veio com força.
Ney Hamilton Michaud (Curitiba, PR)

Eu sou contra o aborto, mas, infelizmente, por questões ideológicas e religiosas, as pessoas fogem do bom senso. Onde já se viu incentivar uma criança sem estrutura psicológica, financeira e até corporal-física dar à luz uma criança?
Marcelo Barbosa (Campo Grande, MS)

A fala da promotora com a criança é a coisa mais escabrosa de que já tive notícia.

Evandro Luiz de Carvalho

Rio de Janeiro, RJ



Só faltou a "doutora" perguntar à vítima se ela queria casar com o seu estuprador. A que ponto nós chegamos!
Marcelo Campos Delavigne Bueno (Curitiba, PR)

"Submeter uma menina vítima de estupro a tortura psicológica não é valorizar a vida humana" (Joel Pinheiro da Fonseca, 20/6). Além de provas avaliando conhecimentos teóricos e técnicos do direito, esses profissionais deveriam passar por provas de que avaliassem a suas atitudes éticas. A todo momento, deparamos com juízes e promotores totalmente despreparados para lidar com o humano.
Sônia Ribeiro (São Paulo, SP)


Militares e eleições
"Governo Bolsonaro diz que PF e militares atuarão na fiscalização de urnas eletrônicas" (Política, 21/6). E vão fazer o quê? Colocar militares em cada zona eleitoral para intimidar os eleitores? É isso? Mandem esses "gorilas" tomarem conta das nossas fronteiras, e há muito o que fazer na Amazônia. O TSE precisa parar de se acovardar e colocar um fim nessa intimidação.
Marcelo Silva (São Paulo, SP)

Charge de Iotti sobre ataques dos militares às urnas eletrônicas - Iotti


Caso o TSE e seu atual presidente, Edson Fachin, aceitem o pedido de reunião fechada com os militares, estarão dando um aval para o golpe.
Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)

A esquerdada quer uma eleição na qual o eleitor não possa conferir o voto. Simples assim. Querem uma eleição roubada.
Olavo Cardoso Jr. (Marília, SP)

Trinta milhões de brasileiros passando fome, violência generalizada em todo o país, economia em frangalhos e Bolsonaro e seus generais só pensam em interferir nas eleições com intenção de golpe.
Celso Cássio Cotichini (Vinhedo, SP)


Censura ao PCO
A decisão arbitrária do ministro Alexandre de Moraes, ao determinar o bloqueio dos perfis do Partido da Causa Operária, demonstra duas coisas: 1) o partido tinha razão nas críticas a ele, o que demonstra a "ditadura da toga"; 2) ele não tem as mínimas condições democráticas para exercer o cargo de ministro do STF. Minha total solidariedade a Rui Costa Pimenta.
José Ronaldo Curi (São Paulo, SP)


Quatro Poderes
Em termos de farra e gastança, temos um equilíbrio harmonioso entre os quatro Poderes: Legislativo, Executivo, Judiciário e Militar.
Vital Romaneli Penha (Jacareí, SP)


Nossas neuras
Deliciei-me com o texto de João Pereira Coutinho na Ilustrada desta terça-feira ("Meu pequeno Kasparov", 21/6). Preparar os filhos para o entusiasmo. As "neuras" são nossas, dos pais. E raramente conseguimos perceber isso. Tão simples. Obrigada, João!
Vera Jock Piva (Maringá, PR)


Fanfarrão
Fico só imaginando o capitão Nascimento falando do capitão Bolsonaro: "Bolsonaro é um fanfarrão". A cara de pau de Bolsonaro não tem limites. Ele finge que não tem nenhuma responsabilidade sobre a Petrobras, como se ela não fizesse parte de seu governo e ele não tivesse escolhido dirigentes. Pior é que seus seguidores, que parecem ter sofrido lavagem cerebral, acreditam nele.
Magdalena F. Hausch (Belo Horizonte, MG)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.