Descrição de chapéu juros inflação

Leitora diz que caso de desaparecidos lembra assassinato de Chico Mendes

Episódio da Ferrari com salão de beleza, Nosso Estranho Amor e Janio de Freitas estão entre os temas comentados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buscas na Amazônia
Como não lembrar de Chico Mendes ("Busca por desaparecidos tem clima de desesperança, medo e avanço pela mata", Poder, 11/6)? Espero que a repercussão por tanto abandono e criminalidade na Amazônia repercuta pelo mundo, tal como a morte do seringueiro, e pressione nosso governo e Forças Armadas a trabalharem em favor da floresta e de seus povos nativos. Cadê as Forças Armadas que sustentam esse desgoverno de grileiros, garimpeiros, milicianos e outros criminosos?
Rodrigo Évora (Guarulhos, SP)

É certo que merecem o esforço dos órgãos responsáveis em esclarecer o que ocorreu, mas, se estavam, voluntariamente, desempenhando suas atividades, questiono: são mais importantes que tantos brasileiros desaparecidos pelos mais diferentes motivos? O que os faz diferentes? Vale refletir sobre equidade e o conceito de que todos são iguais.
Marcos Serra (Porto Alegre, RS)

Se acharam sangue no barco do suspeito, é fácil ("Suspeito em caso de desaparecimento diz que foi torturado por PM do Amazonas", Poder, 12/6). Se o exame de DNA disser que o sangue é dos desaparecidos ou de um deles, o suspeito é o criminoso, deve revelar o que fez com os corpos e ser punido. Se o sangue não for deles, a procura deve continuar.
Enaide Hilse (São Paulo, SP)

Amarildo, conhecido como Pelado, em embarcação na terça-feira (7)
Amarildo, conhecido como Pelado, em embarcação na terça-feira (7) - Divulgação PM Amazonas

Forças envenenadas
Esse é o nosso diferencial em relação aos EUA e o que tanto me preocupa ("Ministro da Defesa foi envenenado por ataques de Bolsonaro a urnas, relataram senadores em jantares", Painel, 12/6). Lá, o comandante das Forças Armadas se desculpou por ter saído na foto de Trump e se negou a apoiá-lo. Aqui, o ministro apoia o presidente e se deixa engendrar pelo discurso golpista.
Érica L. de Souza Silva (Juiz de Fora, MG)

Os militares de alta patente foram facilmente comprados.
Katia Lanuzia N. de Araujo (Brasília, DF)


Bolívia
A democracia e o Estado de Direito estão sob ataques no mundo ("Bolívia condena ex-presidente Jeanine Añez a 10 anos de prisão por tramar golpe", Mundo, 11/6). Forças externas à soberania dos países se unem a golpistas internos e promovem os golpes na vontade popular.
Geraldeli da Costa Rofino (Juiz de Fora, MG)

Lugar de golpista é na cadeia. A Bolívia está dando o recado ao Brasil.
Eunice Souza (São Paulo, SP)


Editoriais
O Brasil de Jair Bolsonaro enfim se materializou e veio à tona de forma trágica ("Contra preços, inépcia", 12/6). Resta claro que está sob a nossa responsabilidade, e não mais no presidente, a missão de reverter a realidade de insegurança alimentar de 60% da população e de fome de 33 milhões de brasileiros.
Luiz de Souza Arraes (Osasco, SP)


Tendências/Debates
Por que não restringir a gratuidade só para os alunos egressos de escolas públicas ("É razoável que alunos mais ricos paguem mensalidade em universidades públicas", 11/6)?
Luis Antonio Arruda (São Paulo, SP)


Ferrari x salão de beleza
Precisava entrar na justiça e fazer isso tudo ("Ferrari pede R$ 50 mil de indenização a dono de salão de beleza", Mercado, 11/6)? Não seria melhor terem entrado em contato com o cara de forma amistosa?
Hector Roberto (Belo Horizonte, MG)

Sebastião Dias precisou mudar nome do salão para Studio Sebastian após ser notificado pela Ferrari
Sebastião Dias precisou mudar nome do salão para Studio Sebastian após ser notificado pela Ferrari - Arquivo pessoal

As leis foram feitas para serem cumpridas. Trata-se de salão famoso na cidade, pois tem mais de 20 anos. E, se fosse ele que tivesse o nome e o logo copiados por um concorrente, o que faria? Por não ser um país sério é que o Brasil se encontra neste estado deplorável.
José Adelino Schifino (Goiânia, GO)


Bela Gil
Por enquanto, é pura especulação ("Bela Gil é cotada para vice de Haddad em SP e diz que ficaria honrada com convite", Painel, 12/6). De positivo, a busca por mulher negra como protagonista. Louvável. Quanto a Marina, prefiro vê-la na Câmara.
Roberto Ferreira Filho (Campo Grande, MS)

Não dá para crer em tamanho disparate. Pessoas entram no trem e já querem se sentar na janelinha. A experiência de Marina Silva lhe concede a preferência do eleitorado.
Maria Izabel Costa (Curitiba, PR)


Indenização a Dilma
Me tranquiliza ver atos de puro ódio, preconceito, machismo, misoginia, com pitadas de ignorância profunda, serem freados pela Justiça ("Justiça condena homem a indenizar Dilma em R$ 25 mil por foto em voo que viralizou", Painel, 12/6)!
Julio Alves (São Paulo, SP)


De olho na eleição
Entregar para firma ou instituto ligado ao PL fiscalizar as urnas na próxima eleição é mais boçal do que entregar as chaves do galinheiro para a raposa ("Instituto indicado por Bolsonado quer mudar regras de auditoria do TSE", Poder, 11/6).
Marize Carvalho Vilela (São Paulo, SP)


Nosso Estranho Amor
Todos(as) temos não só o primeiro mas "segundo", "terceiro" amores ("Paulo foi o primeiro amor de Sisa, e ela o reencontrou décadas depois", Folha Corrida). É normal guardar carinho por um(a) ex, por mais que não tenha havido relação formal e nem possamos chamar de "ex". Na reportagem, os dois tiveram lacuna em fase da vida em que precisamos preencher lacunas. A preencheram e deram "play" na tecla "pause" que a vida traçou com o destino.
Claudio Messias (Assis, SP)

O casal Paulo e Sisa Mazzafera
O casal Paulo e Sisa Mazzafera - Reprodução

Como a vida dá voltas.
Maria Tereza Baines (São Paulo, SP)


Janio de Freitas, 90
Parabéns pelo seu aniversário, grande colunista! Que continue a nos brindar neste jornal por muitos anos. Figura ímpar da imprensa, lúcido, corajoso e que se destaca no jornalismo político. Infelizmente poucos chegam do seu talento.
Ana Celina L. Weissbluth (Rio de Janeiro, RJ)

Foi com a fraude na licitação na ferrovia Norte-Sul que conheci Janio de Freitas. Meu professor de história, Lino, leu a reportagem inteira da denúncia em sala de aula. Nunca esqueci. Obrigado, professor. Janio, o senhor é maravilhoso.
Marcelo Rod (Santos, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.