Leitora sugere que 'Pantanal' faz sucesso por ser 'tradicional'

'Combate à corrupção no programa do PT? Isso é piada?', pergunta leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Novela tradicional
Será que o sucesso que vem tendo a novela "Pantanal" junto ao público jovem não se deve a ser ela uma novela mais tradicional? Com uma trama clara e personagens atraentes: homens másculos e mulheres femininas? Sem proselitismo identitário e com uma narrativa consistente?
Cláudia Carvalho (São Paulo, SP)


Bolsonaro e o TSE
"Bolsonaro promete inflar Esplanada com mais três ministérios caso reeleito" (Política, 6/6). Disse Bolsonaro: "...espero que não ganhe as eleições quem tem amigo para contar o voto dentro do TSE". Frente a provocação assim desrespeitosa e, como sempre, sem nenhuma base fática, o STF deveria exigir explicações. Esses ataques à democracia precisam ser contidos, dado seu alto poder disruptivo da ordem pública quando das eleições.
Clarilton Ribas, professor aposentado de sociologia da UFSC (Florianópolis, SC)


Programa do PT
"PT defende revogar reformas em prévia de programa de governo de Lula" (Política, 6/6). Em resumo, estamos sem alternativa. Triste Brasil.
Zilda Bastos Mello (Salvador, BA)

"Documento a ser debatido com aliados destaca atuação do partido no combate à corrupção". Isso é piada? Mercadante coordenando projeto econômico só pode ser gozação.

Peter Janos Wechsler

São Paulo, SP


Não captei quais seriam os "temas controversos" driblados. A autora desenvolveu um quase nada sobre esse assunto, mas a manchete faz questão de diminuir o principal para focar uma questão lateral e que não é especificada em momento nenhum.
Luiz Otávio Cruz Teixeira (São Paulo, SP)

Lula e Alckmin em reunião em que se discutiram propostas para o meio ambiente e a Amazônia - Reprodução / Lula no YouTube

Entre quem acredita que a Terra é plana e quem acredita que Lula é honesto, acho o terraplanista mais sensato, bem mais.
Roger Z. Moire (São Paulo, SP)

Em um país tão desigual como o Brasil, o discurso assistencialista e protecionista dos partidos ditos de esquerda soa melhor aos ouvidos do eleitor. Só nos resta torcer para que metade disso que foi prometido seja verdade.
Geraldo Filho (Campinas, SP)

Espero que, com Geraldo Alckmin fazendo parte do governo, as privatizações finalmente venham. Sim, pois quem acredita que o parasita corporativista Bolsonaro é liberal vive no mundo da Lua.
César Sanchez (São Paulo, SP)

Vou votar em Ciro Gomes no primeiro turno, mas espero verdadeiramente que, se Lula ganhar, ao menos revogue essas aberrações que são o teto de gastos e essa maldita reforma trabalhista do Temer (o vice do PT). Estou esperando, mas desconfiando; afinal, com Alckmin a tiracolo não sei nem se isso vai rolar.
Gabriela Loureiro de Bonis Simões (Rio de Janeiro, RJ)

Espero que Lula tire Bolsonaro, não reestabeleça o esquema asqueroso do PT com as construtoras e lute pelo fim das ditaduras (que ele tanto defende) na América Latina.
Rodrigo Negrão (São Paulo, SP)



Esquerda x direita
"Datafolha: Lula tem 23% dos seus eleitores de direita, e Bolsonaro, 29% de esquerda" (Política, 6/6). Em 2018, infelizmente, votei em Bolsonaro. Hoje voto em Lula. Minha avaliação do atual governo é "péssimo". Prefiro Lula de volta a mais quatro anos de Bolsonaro.
André Artur Garcia Feitosa (Ribeirão Preto, SP)


Influenciadores
Ruy Castro citou que o Brasil tem 500 mil influenciadores. Tenho certeza de que não sou um deles, pois sou um (des)influenciador de mim mesmo. Já tentei me influenciar a parar de tomar café com açúcar, comer carne vermelha, ler o mesmo livro duas ou mais vezes e, o principal atualmente, deixar de ser assinante da Folha --após mais de 25 anos. Mas aí lembro de Ruy Castro, Janio de Freitas, Tati Bernardi, Antonio Prata, Juca Kfouri, Tostão, Thiago Amparo e Gregório Duvivier --apesar de Magnoli e Hélio Beltrão.
Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)


Aborto
"Cai parcela dos que querem proibir aborto em qualquer situação" (Saúde, 4/6). O que o Brasil precisa entender é que o nosso sistema de saúde não está preparado para atender o aumento de casos que virá com a descriminalização. O mais racional é investir em prevenção e, principalmente, em educação nas escolas para evitar que o sexo seja inconsequente.
Antonia de Fátima Parente de Araújo, médica (São Paulo, SP)


Anitta e Rouanet
"Anitta diz que nunca usou Lei Rouanet e revela origem de sua tatuagem no ânus" (Ilustrada, 6/6). Anita denuncia que já recebeu oferta de desvio de verbas. Ministério Público, por favor, providências!
Ary Oliveira (Guaratinguetá, SP)

Por ela agir assim com os corruptos e os corruptores, ganhou o meu respeito! Se o exemplo não começar por cada um de nós, a cultura de se apropriar do dinheiro do povo (ou não) nunca vai cessar.
Celso Garcia (São Paulo, SP)

E a tatuagem da Anitta deixa o bolsonarismo em desespero. Uma tatuagem fez mais pelo país do que o genocida do Planalto.
Valdeci Gomes (Guarabira, PB)


Tribunal
Para o leitor Renato Khair (Painel do Leitor, 6/6), o presidente é um monstro que está promovendo no Brasil o holocausto 2.0, bem como conflitos étnicos a exemplo dos que ocorreram na Bósnia e ainda ocorrem na África negra. Ele transformou a Amazônia num novo Saara, o corona é exclusividade do Brasil e foi criado pelo presidente e homossexuais são levados para uma espécie de Gulag, como na URSS. Só quem pensa assim para defender a instalação por aqui de um tribunal nos moldes do de Nuremberg.
Geraldo Silva (Belo Horizonte, MG)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.