Descrição de chapéu jornalismo

Leitores comentam notícia sobre 33 milhões de brasileiros com fome

'Mostra o grau de confiabilidade da empresa', diz leitor sobre XP não divulgar pesquisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fome
Trinta e três milhões de brasileiros passam fome. Enquanto 14% da nossa população não tem o que comer, os políticos ganharam R$ 4,9 bilhões do fundo eleitoral. A miséria dos brasileiros não é percebida pelos vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e muito menos pelo presidente da República. Bolsonaro cria uma nova polêmica a cada dia, para desviar a atenção do fracasso de seu governo nas políticas sociais, na educação e, principalmente, na saúde.
José Carlos Saraiva da Costa (Belo Horizonte, MG)



"33 milhões de pessoas passam fome no Brasil, diz pesquisa". É o principal assunto em Cotidiano nesta quarta-feira (8/6). Entretanto não foi a principal manchete da Folha. Sintomático, já que essa fome é o que explica a insustentabilidade da sonhada terceira via. Basta andar no centro de São Paulo para observar que o povo brasileiro está mal nutrido, mal vestido, mal educado e sem perspectiva. Estou curioso para saber como a tal terceira via vai explicar e defender o liberalismo para conseguir votos com essa multidão de famélicos.
Valter Luiz Peluque (São Paulo, SP)


A notícia sem mensageiro
"Sob pressão, XP cancela divulgação de pesquisa que dá vantagem de Lula sobre Bolsonaro" (Mônica Bergamo, 8/6). Os bolsonaristas acham que coagindo e calando a XP irão mudar o resultado das urnas? E as pesquisas dos outros institutos?
Carlos Vastare (Rio Grande, RS)

O cancelamento da divulgação da pesquisa mostra o grau de confiabilidade da empresa. Imagino como também não manipula informações privilegiadas do mercado, favorecendo os clientes vip em detrimento dos menos abastados.
Valéria Neves Camargo (São Paulo, SP)

Mas os bozoloides não dizem que todas as pesquisas são mentirosas? Por que o medo então? Por que a pressão? E a liberdade de expressão de quem encomendou a pesquisa?
Ana Ferraz (São Paulo, SP)


Aborto
Como médica pediatra, quase setentona, quero informar que presencio o aborto praticado por homens há muito tempo, quando abandonam seus filhos gerados em relacionamentos mal resolvidos. Não se responsabilizam pela criação das crianças, que ficam sem o convívio com a figura paterna, tão importante para um crescimento emocional saudável. Homens abortam há muito tempo. Não só de embriões, mas de crianças em diversas faixas etárias.
Jussara Helena Beltreschi (São Paulo, SP)


Para nosso desgoverno
Flávia Boggio, como sempre, nos trazendo pérolas do humor ("No Brasil de Bolsonaro, dizer 'para seu governo' não faz mais sentido", 8/6). Só rindo, para não sofrer demais e para nos conscientizarmos, a nós próprios e aos outros. É assim que tiramos governos desgovernados.
José Antonio Garbino (Bauru, SP)


Kassio Nunes e André Mendonça
Bolsonaro executou a ameaça de seu filho: colocou um cabo e um soldado para acabar com o STF ("STF derruba decisão de Kassio e retoma cassação de bolsonarista pelo TSE", Política, 7/6).
Cyro Leão (São Paulo, SP)

O bolsonarista Fernando Francischini. - Instagram


É muita cara de pau o ministro do STF, apoiador do presidente, achar que iria tornar definitiva a liminar para não cassar o deputado condenado por um conjunto de juízes do TRE. Tentou ganhar na Segunda Turma para fugir do plenário. Não perdeu de 9 a 2, mas levou de 3 a 2. O fato de acreditar que sua jogada iria dar certo já mostra a sua total falta de preparo para a função.
Manoel Messias Borges de Araújo Filho (Rio de Janeiro, RJ)


Janio de Freitas
Não é mera coincidência que os 90 anos de Janio de Freitas, comemorados nesta quinta-feira (9/6), ocorram bem próximos ao Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. A longa carreira de Janio de Freitas é uma homenagem à independência jornalística, à integridade moral e à escrita refinada.
Matinas Suzuki Jr. (São Paulo, SP)


Eletrobras e combustíveis
Como se não bastassem os desastres na saúde, no meio ambiente e na economia, o maluco do nosso presidente, juntamente com o pateta do Guedes, se apoderam da Eletrobras para queimá-la, juntamente os combustíveis, nessa renúncia fiscal criminosa e eleitoreira. É o fim da picada.
Rui Versiani (São Paulo, SP)


Itamaraty
Como profissional da área do direito e como cidadão, fiquei absolutamente indignado e perplexo com tantas e tamanhas arbitrariedades processuais e legais que vem sofrendo o diplomata Sergio Couri ("Itamaraty comete irregularidades em processo investigatório", Tendências / Debates", 8/6). O relato, além dos precisos fundamentos jurídicos alinhavados, merece crédito. Que país é este?
Antonio Carlos Augusto Gama, promotor de Justiça aposentado (Ribeirão Preto, SP)

Não consegui compreender —ou não me esforcei o suficiente para fazê-lo. Qual razão ou razões levaram a Folha a abrir espaço para as lamúrias do senhor Sergio Couri na edição desta quarta-feira? O que temos a ver com isso?
Carlos Alberto Bellozi (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.