'O pseudopresidente só não corta verba das Forças Armadas', diz leitor

'PT dizer que inovou no combate à inflação não é fake news?', pergunta leitora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Universidades
"Corte do ICMS pode tirar R$ 1 bi da USP, da Unesp e da Unicamp" (Mercado, 8/6). Não bastassem os cortes dessas instituições na ocasião do Orçamento, da ordem de 70%, agora, para beneficiar os combustíveis, novo corte em prejuízo do ensino no Brasil. Esse pseudopresidente só não corta as verbas das Forças Armadas, pelo contrário, somente as beneficia.
Cláudio Nunes Patrocínio (São Paulo, SP)

Foto aérea mostra avenida com ciclovia pintada em vermelho
Vista aérea da Cidade Universitária da Universidade de São Paulo - Caio Guatelli

Aos jovens intimoratos
"STJ desobriga planos de saúde de cobrir procedimentos fora da lista da ANS" (Saúde, 8/6). Parabéns a esses jovens intimoratos e solidários que aparecem na foto lutando contra as oligarquias homicidas e inconsequentes; nós, idosos e cansados, agradecemos.
Roberto Cecil Vaz de Carvalho (Araraquara, SP)

Usuários de planos de saúde fazem protesto na frente do STJ, em Brasília - Pedro Ladeira -23.fev.2022/Folhapress


Acertada a decisão do STJ de restringir certos procedimentos oferecidos pelas operadoras de saúde . Mas, segundo levantamento do Grupo de Estudos sobre Planos de Saúde, quase metade das ações judiciais dos últimos anos foi motivada por negativas de coberturas de procedimentos há muito consagrados: cirurgias, hemodiálise, radioterapia, internações hospitalares em UTIs, tratamentos domiciliares psiquiátricos... A Justiça precisa ser mais rápida, decisiva e veemente em relação às operadoras.
Luciano Harary (São Paulo, SP)

A jurisprudência firmada pelo STJ a respeito dos planos de saúde certamente vai infligir ainda mais sofrimento a brasileiros que estão acometidos de doenças graves. É uma decisão séria e angustiante, porém não afetará a toga, para quem o CNJ autorizou indenizações de saúde da mais alta monta.
Renato Alessandro da Silva (Sumaré, SP)


Aplausos
A depender do que foi escrito no editorial "O PT de sempre" (Opinião, 8/6) e dos empresários que aplaudiram Bolsonaro no Rio de Janeiro, estou convencida de que os inimigos do povo brasileiro têm nome: elite brasileira. Insensíveis, medíocres e sacanas. Modernidade, Folha, é a fome?
Flávia Aidar (São Paulo, SP)


Grandiosidades
Celeiro do mundo, com safra de 273 milhões de toneladas de grãos e R$ 5 bilhões para políticos gastarem nas eleições. Tudo é grandioso, até o número de pobres e de esfomeados: por falta de dinheiro, 125 milhões de brasileiros comem muito mal e 33 milhões passam fome total. Como Hamlet, exclamamos que há algo de muito podre na República do Brasil, "onde em se plantando tudo dá". E de todas as injustiças sociais, as maiores são a indiferença das elites e as incompetências governamentais.
Paulo Sérgio Arisi (Porto Alegre, RS)


Programa do PT
"PT usa eufemismos para suavizar as propostas de Lula em plano de governo" (Politica, 8/6). O programa de Lula dizer que "os governos petistas inovaram no combate à inflação" não é fake news?
Cláudia Carvalho (São Paulo, SP)



Terceiras vias
Não é só das propostas liberais da terceira via que o leitor Valter Luiz Peluque (Painel do Leitor, 8/6) tem que desconfiar. Uma liderança manifestou preocupação com a alteração no esboço de plano do PT, sobre a reforma trabalhista, de "revisão" para "revogação". Conclui que assim "traz muita desconfiança, principalmente do mundo empresarial". O preocupado é presidente de uma entidade representativa de empresários? Não, de trabalhadores ("Corta barato", Painel, 9/6).
José Zimmermann Filho (São Paulo, SP)

Mais do que evidente o reduzido espaço ocupado por Ciro Gomes na mídia se comparado com o de outras candidaturas, como agora a do PSDB. Parece com filmes que já vimos em outras eleições, com a intenção de barrar a possibilidade de candidatos com fichas não comprometidas, por exemplo, com corrupções. Tal situação, de não ter o sempre citado "rabo preso", deixa o candidato trabalhista, se eleito, a salvo de pressões contrárias aos interesses públicos.
Antonio Francisco da Silva (Rio de Janeiro, RJ)

Ciro Gomes, Simone Tebet e Luciano Bivar - Fotos: Ney Xavier; Roberto Castello; Pedro Ladeira/Folhapress

Tributo ao Exército
Em sua coluna, Gregorio Duvivier pergunta-se (e nós também nos perguntamos) sobre os motivos que levaram o CEO do Bradesco ("soldado 939 Lazari") a produzir um vídeo "em tributo ao Exército brasileiro" ("Já que CEO do Bradesco está de prontidão, poderia procurar os desaparecidos", Ilustrada, 8/6). O que ele e o banco fundado pelo discretíssimo e verdadeiro banqueiro Amador Aguiar ganham com isso? Pena tenho de não ser cliente, o que me impede de lá fechar uma possível conta.
José Benedito de Souza Freitas (São Paulo, SP)


Namoro de aluguel
Li uma reportagem sobre o aluguel de namorado/a. Não deixa de ser lamentável alguém ter que pagar para não ficar sozinho no Dia dos Namorados. Mas, neste mundo doido, agitado e corrido, a solidão ainda é um fantasma e, para muitos, talvez o único acompanhante em tempo integral.
João Manuel Maio (São José dos Campos, SP)


Elogio aos colunistas
Talentosíssimas as queridas Fernanda Torres ("Sonho lúcido", 9/6) e Flávia Boggio ("Expressões banidas do português", Ilustrada, 9/6), que enfeitam e abastecem meu dia às quintas-feiras, principalmente. E estendo o elogio ao doutor Drauzio Varella, com textos impecáveis, oportunos. Agradeço aos cronistas e ao jornal.
Suzana Reiter Carvalho (Atibaia, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.