Descrição de chapéu vale do javari

'Revoltante ver a Amazônia dominada pelo crime', diz leitor

'A boiada está atropelando o país que hoje é o da fome', diz leitora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Amazônia
É triste e revoltante ver essa região tão rica e tão bela do nosso país ser dominada pelo crime organizado.
Maurício P. Zamprogna (Passo Fundo, RS)

Ilustração de Maurício P. Zamprogna sobre os assassinatos na Amazônia - Maurício P. Zamprogna


A minuciosa e claramente fundamentada análise de Janio de Freitas sobre as circunstâncias e os desdobramentos relativos ao crime que vitimou Bruno e Dom vem mostrar a necessidade de mil olhos sobre as investigações em curso. É preciso que organizações independentes nacionais e internacionais acompanhem o assunto, a fim de garantir que não se chegue a um "caso encerrado" sem clareza e sem justiça.
Magdalena Wagner (Porto Alegre, RS)


Funai
Sob a ótica do atual governo, o problema na Amazônia não são os garimpeiros, madeireiros, tampouco o pessoal do gado ou da soja. Sob a ótica do atual governo, esses são os heróis que trarão progresso à região; o problema são os índios. Desequipar e aparelhar a Funai faz parte da "solução" ("Servidores da Funai anunciam greve e cobram saída de presidente do órgão", Política, 18/6).
Marcelo Bondioli (Pindamonhangaba, SP)

A Funai é mais um exemplo da urgência de pararmos essa máquina de desmonte que já passou pelos órgãos da educação, da cultura, da saúde, do meio ambiente e tantos outros. A boiada está atropelando o país que hoje é o da fome.
Leny Manzatti Rodrigues (São Paulo, SP)

Barbárie! Vivemos à margem da civilização. Tenho aversão a esses 30% de bolsopatas.

Sílvia Ramos

São Paulo, SP


O Brasil todo deveria cobrar a saída imediata do maior culpado por tudo isso, Bolsonaro. Este, sim, um inimigo do Brasil desde que assumiu a Presidência.
Edson Carlos Morotti (Curitiba, PR)

Quer dizer que esses esquerdinhas anunciam greve no momento em que deveriam anunciar que redobrariam os trabalhos?
Adriana Mara de Moura e Souza (Barroso, MG)


Petrobras
A Petrobras é dos brasileiros, a serviço da nação, mas este governo é contra a nação brasileira. Basta ver o que aconteceu com as mortes da Covid, a Amazônia, a economia, a fome, o desemprego. Agora a culpa é da Petrobras? Querem vendê-la, por que será? ("Chegou a hora de tirar a máscara da Petrobras", Arthur Lira, Tendências / Debates, 19/6)
Francisco Gomes (Rio de Janeiro, RJ)

Chegou a hora de tirar a máscara desse deputado, movido a orçamento secreto, que transformou o Congresso num puxadinho do desgoverno fascista.
Beatriz Telles (São Paulo, SP)

Sede da Petrobras no centro do Rio de Janeiro - Charles Sholl/Brazil Photo Press/Folhapress

Ora, seis décimos dos assentos do conselho, inclusive a presidência da empresa, são nomeados pelo presidente da República. Se há problema com a política de preços da empresa, a cobrança deve ser feita ao presidente.
Lisandro von Muhlen (Porto Alegre, RS)

O artigo do deputado está repleto de imprecisões. Os privilégios foram dados pelos governos à Petrobras para atingir objetivos nacionais, estratégicos ou econômicos. O monopólio do setor de petróleo no Brasil não acabou de fato (de direito foi extinto em 1997) por falha dos governos, inclusive do atual. A função social das empresas de economia mista não vem antes da lucratividade em nenhuma lei brasileira. As medidas listadas para controle da Petrobras são risíveis.
Edno Oliveira (Rio de Janeiro, RJ)


Eleições
É inadmissível que a Ordem dos Advogados do Brasil se mantenha alheia a esse movimento de enfrentamento a qualquer tentativa de ruptura institucional. Pelo seu passado de lutas em defesa da democracia, urge aderir sem maiores delongas a essa guilda de guardiães do que nos é mais caro. ("Grupos traçam reação a golpe eleitoral de Bolsonaro e cobram adesões", Política, 19/6)
Marcelo Silva Ribeiro (Maceió, AL)

É urgente que a sociedade civil, a grande mídia e publicitários se mobilizem, como fizeram na pandemia à revelia das instituições públicas, chamem todos esses setores que querem ver o resultado das urnas serem respeitados e de fato façam uma campanha maciça mostrando a confiança nas eleições. O golpe será debelado antes de nascer. Do contrário, vão favorecer o golpismo e teremos um pais mergulhado no caos, dentro da maior crise mundial.
Wilson Barbosa (Belo Horizonte, MG)


Jesus
"Bem feito, Jesus" (Antonio Prata, Cotidiano, 18/6). Nossa, Pratinha! Fiquei emocionada com a sua crônica. Obrigada por tanta verdade e amor nessas linhas.
Tatiane Barros (Uberaba, MG)

Ganhei o dia lendo esse belo texto de Antonio Prata. A vida inteira ouvi militares falando em imaginários "subversivos". Agora vemos militares batendo continência para um subversivo real.
Silvério Torres Correia (Palmas, TO)

Adams - Antonio Prata 1906
A ilustração de Adams Carvalho, publicada na Folha de São Paulo no dia 19 de Junho de 2022, mostra o retrato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips - Adams


Texto impecável. Mas não estou tão otimista quanto à possibilidade de Bolsonaro pagar na cadeia pelos crimes por ele cometidos ou incentivados.
Johnson Fiorito (Goiânia, GO)

Nunca foi uma escolha difícil. Parabéns pelo seu belo texto, Antonio Prata.
João Gabriel Tavares (Belo Horizonte, MG)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.